Tonalidades de luz - como escolher?

Todo mundo já ouviu falar de LUZ QUENTE e LUZ FRIA isso vem da percepção de claridade que a luz nos desperta, luz quente ou fria é a expressão de uma sensação que a luz nos traz não tem nada a ver com o calor físico da lâmpada, mas sim como percebemos e somos influenciados pela luz.
 
 

A Importância da Temperatura de Cor na Vida Humana

 
O ser humano tem sua vida guiada pelas estimulações visuais e toda a nossa fisiologia é baseada no ciclo do dia e da noite, em um mundo selvagem, o ser humano seria um animal diurno, portanto, teria o auge de sua atividade no meio do dia e repousaria a noite, isso nos leva ao seguinte: 
O dia amanhece e começa nossa atividade, que neste período é mais calmo e menos ativo pois está ainda despertando.
No meio do dia, temos o auge de nossa atividade.
No fim da tarde estamos cansados e nos preparando para entrar em repouso.
Da mesma maneira o início e o fim do dia devido a posição do sol, tem temperaturas de cor mais baixas (na faixa de 3000K – amarelo/alaranjado) e no meio do dia temperaturas mais altas, na faixa de 6000K (branco puro).
Isso justifica porque todos nós somos influenciados pela tonalidade da luz, isso está consolidado no nosso corpo e na nossa mente. Esse ciclo diário de luz quente-fria-quente está presente na evolução humana desde o início dos tempos, sendo assim não se trata de um modismo ou conceito pouco provável, trata-se de um fato e funciona.
 

Aplicação na iluminação 

 
A tonalidade da luz e um ambiente influencia nosso comportamento, por isso é importante escolher a temperatura de cor adequada para cada ambiente a fim de contribuir com o bem estar e eficiência das pessoas.
 

Iluminação com temperatura cor quente para ambientes de descanso e relaxamento

 Ambientes onde a atividade principal é descansar e desacelerar a luz ideal é a de temperatura de cor 3000K. Outra coisa que pode intensificar a sensação de relaxamento, em conjunto com o uso de luz quente, é a intensidade, posicionamento e direção das fontes luminosas, mas este é um tema abrangente que será assunto para outro artigo.
O uso da luz quente em torno de 3000K também pode contribuir para dar mais sofisticação aos ambientes utilizando luminárias decorativas de aplicação indireta, como arandelas, balizadores e spots.
 

Iluminação com temperatura cor fria para ambientes que necessitam de atenção e produtividade

Ambientes como estações de trabalho (na empresa ou home office), bancos, escolas, indústrias, centros cirúrgicos, quadras e campos esportivas, ambientes residenciais como cozinha, banheiro e área de serviço, utiliza-se luz com temperatura de cor mais alta em torno de 6500K, mais brilhante e com tendência ao azulado.
 
Outro exemplo, é o uso dessa iluminação em ambientes onde é preciso ambiente como postos de gasolina, concessionárias, supermercados e hospitais, a temperatura mais alta e fria de cor branca, é estrategicamente utilizada para uma maior concentração e visualização.
 

Iluminação com temperatura cor neutra para ambientes profissionais e sóbrios

Existe um terceiro tipo de iluminação, de aplicação mais restrita e profissional que têm a função de reproduzir luz natural da maneira mais precisa possível. Usada em estúdios fotográficos e flashs de câmeras fotográficas profissionais. Também conhecido comercialmente como “luz do dia” tem temperatura de cor de 5500K, não é por acaso que corresponde à luz do sol ao meio-dia em um dia de céu claro sem nuvens.
Apesar de amplamente utilizada em ambientes profissionais pode ser encontrada em algumas versões residenciais e comerciais cuja utilização nesses ambientes cria atmosferas neutros e, por vezes, elegantes, como nessa foto.
 

Cor não interfere na eficiência energética

Vale destacar que a temperatura de cor não possui nenhuma influência no consumo da lâmpada.
O produto não utiliza mais ou menos energia em função da tonalidade do seu facho de luminoso, mas sim de acordo com a potência do produto. Quanto maior sua potência mais será o seu consumo de energia.
Existe uma falsa impressão de que quanto mais fria a iluminação, maior é a sua potência, ou que ilumina melhor o ambiente que a luz quente. O que difere é que a luz fria proporciona mais contraste e da percepção de mais claro. Já a luz quente traz menos contraste e por consequência mais aconchego e conforto visual.
 
Agora que você já sabe mais sobre temperatura de cor e suas aplicações encontre os produtos no site Aladin Iluminação que melhor atendam às suas necessidades.
 

 

Faça as escolhas certas para iluminação de jardins

Iluminação de jardins e espaços externos arborizados é essencial para valorizar esses ambientes, sejam eles condomínios residenciais, prédios comerciais ou corporativos, praças, parques, etc. Além de consolidar uma proposta estética, permite que os usuários aproveitem o espaço também à noite. Trata-se, portanto, de uma questão de valorização dos espaços e empreendimentos.

Como escolher a melhor iluminação para quadra de tênis?

Uma boa iluminação em qualquer quadra de esportes, é fundamental para a sua utilização de forma adequada e, também, para que seja possível uma maior visibilidade ao esporte que está sendo praticado.

Conheça a pintura eletrostática a pó, acabamento e resistência.

Basta dar uma olhadinha em nossos produtos para perceber que a opção de pintura em poliéster a pó está disponível em diversos deles, mas você sabe quais são as vantagens dessa técnica em relação à pintura líquida tradicional e por que ela é melhor? É o que vamos te mostrar neste artigo!

Iluminação Industrial, por que LED é sua melhor opção?

Antigamente (cerca de 40 anos), a opção mais utilizada para iluminação industrial era a lâmpada de vapor metálico, que proporcionam um bom fluxo luminoso e melhor reprodução de cores, comparada à sua antecessora, a lâmpada de mercúrio.

Guia definitivo para iluminação do condomínios

Reunimos aqui dicas e boas práticas de como iluminar corretamente um condomínio, essas informações foram coletadas com nossos vendedores e são oriundas da experiência diária no atendimento de clientes de condomínios, como síndicos, administradores de condomínios e outros interessados em equipar seus condomínios com iluminação moderna, de qualidade e com o melhor custo-benefício.

Trilhos eletrificados, se ligue nessa tendência

Os trilhos eletrificados são uma opção de iluminação muito utilizada em ambientes comerciais como lojas, shopping e varejistas em geral.

Orçamento pelo WhatsApp