Tipos de lâmpadas LED

Tipos de lâmpadas LED

 

Não é segredo pra ninguém que a tecnologia LED revolucionou a área da iluminação. Mais eficientes, compactos, versáteis, ecológicos e duráveis os LEDs dominam o mercado de iluminação no mundo todo. Remanecentes de tecnologias tradicionais resistem, mas são raras exceções.

LEDs vieram para ficar e fazem parte da nossas vidas há algum tempo.

 

Com essa inovação, atualizações se fazem necessárias, mesmo porque substituir lâmpadas tradicionais do tipos incandescente, halógena, vapor metálico, vapor de sódio, está cada vez mais difícil, pois a oferta dessas lâmpadas está cada vez mais escassa no mercado. A substituição por LED é inevitável.

Algumas opções de lâmpadas LED procuram imitar ou se assemelhar a tecnologias antigas, talvez por uma questão de continuidade.

Neste artigo vamos comentar as principais opções de lâmpadas LED para que você conheça as melhores opções para as suas necessidades de iluminação.

 

Antes de listrar os tipos de lâmpadas vale a pena comentar sobre uma mudança que interfere na maneira que os LED emitem luz, que é diferente das antigas tecnologias.

 

As tecnologias anteriores, filamento incandescente, halógenas, lâmpadas de descarga, fluorescentes, etc. tem uma característica em comum, emitem luz em todas as direções, por causa da maneira que são contruidas. São formadas por um elemento emissor de luz que fica dentro de uma cápsula protetora. A emissão da luz é omnidirecional (todas as direções) em 360°. Essa característica requer refletores óticos no caso haver a necessidade de concentrar a luz em um única direção, ou conseguir um facho de luz mais estreito. Nessa processo perte da luz se perde e perda eficiência.

Na tecnologia LED todas as lâmpadas são fabricadas com LED fixados em uma placa de circuito e emissão da luz é unidirecional (em uma única direção). No caso de haver necessidade de concentrar o luz em um facho mais estreito são usadas lentes a frente do LED. Existe uma excessão, as Halopin LED.

 

 

 

 

Bulbo LED

Esse é um dos tipos de lâmpadas LED que procura seguir a escola antiga de iluminação pois se assemelham, no seu formato e tipo soquete, às antigas lâmpadas incandescentes. Tem aquele formato esférico alongado tipíco das tradicionas lâmpadas de filamento.

Mas as semelhanças param por ai, o bulbo passou do antigo e quebradiço vidro para polímero translúcido/leitoso e internamente tem um placa com LEDs e um driver.

 

 

Spot LED

Spot pode ser traduzido com ponto, spotlight como ponto de luz ou luz concentrada. É isso que as lâmpadas spot são. Lâmpadas de foco concentrado, fechado. O ângulo de abertura do facho luminoso pode ser de 8° a 36º.

Esse tipo de lâmpada tem inúmeras variações e todas elas também procuram seguir o projeto das tradicionais halógenas, são elas as dicróicas, PAR 20, PAR 30, PAR38, AR70, AR111.

Aqui no caso das PAR e AR é possível perceber a continuidade da escola tradicional de iluminação, o que mudou com os LEDs foi a tecnologia de emissão de luz, mas os conceito de iluminação se mantém. Vamos explicar. Nos termos PAR e AR aletra R se refer a reflexão da luz (refletor).

PAR (Parabolic Aluminized Reflector – Refletor Parabólico de Alumínio)

AR (Aluminium Reflector – Refletor de alumínio)

Curiosamente as lâmpadas PAR e AR LED não tem mais refletores para concentrar a luz, mas sim lentes na frente dos LEDs para estreitar o facho de luz.

Spots são muito utilizados para iluminação de destaque, pontual, para evidenciar pontos que merecem ser evidenciados, dando a iluminação um caráter decorativo

 

 

 

Perfil LED

Os perfis de led são compactos e discretos, entretanto sua utilização causa um grande impacto visual na decoração e no ambiente como um todo.

Os tipos principais de perfil LED são:

– De embutir

– De sobrepor

– De canto

Os perfis LED têm sido muito utilizado por arquitetos e decoradores para dar um ar mais sofisticado e moderno aos ambiente.

 

 

Refletor LED

Esta é uma categoria que não se trata de uma lâmpada, mas uma luminária, mas incluímos nessa lista por conta da sua grande importância.

Trata-se de outro caso em que a peça em questão muda completamente o conceito, mas é mantido o nome da antiga geração de iluminação que precede o LED.

Os refletores atuais de LED não utilizam mais superfícies refletoras, por causa da maneira que são construídos (citados no início do artigo).

Temos atualmente 2 tipos de refletores LED

  • Tradicionais, também chamados de LED integrado
  • Modulares, conjuntos com diversos módulos LED agrupados em um suporte

 

Refletores são utilizados em iluminação externa de jardins, fachadas, paredes, muros, colunas, espaços abertos e quadras esportivas.

 

 

 

Luminária pública LED

A iluminação pública ganhou muito com a introdução da tecnologia LED. Além das vantagens como menos consumo de energia, ausencia de elementos nocivos ao meio ambiente e durabilidade o maior benefício foi a qualidade da iluminação. Os LED produzem luz com temperatura de cor mais adequada, o que favorece na melhor identificação das cores e formas proporcionando mais segurança.

 

Halopin LED

Este é o único tipo de lâmpada LED que emite luz em quase todas a direções. Este tipo de lâmpada agrupa os LEDs em um pequeno cilindro