Suporte para luminária de poste

Suporte para luminária de poste

 

Quando o assunto é iluminação externa muitas questões podem ser levantadas e duas das mais comuns é "como as luminárias são fixadas no poste?" e "como posso aproveitar ao máximo a iluminação do poste".

Para responder essas questões vamos apresentar as opções de suporte de iluminação para postes de iluminação, também chamados de núcleos para topo de poste.

 

São duas as possíbilidades de fixação de suportes:

  1. Suportes soldados
  2. Suportes acoplados

 

O suporte de luminária para poste também são conhecidos como braço para poste de iluminação e podem ser instalados em postes de concreto ou madeira, além dos tradicionais postes metálicos.

 

Postes com suportes soldados

Nos postes com suportes soldados a fabricação se encarrega de fixar permanentemente o suporte no poste por meio de solda, formando assim uma peça única de poste com suporte. Esse modelo de fixação de luminária tem vantagens e desvantagens.

 

A vantagem principal é o custo reduzido da peça. Por utilizar menos material em relação ao suporte acoplado o custo de matéria prima do produto é menor, resultando em um preço menor por poste. A desvantagem está relacionada ao transporte, como o poste com suporte soldado é mais volumoso valor do frete aumenta.
Uma outra desvantagem está relacionada a instalação. Como o suporte é fixo, no caso do poste com base, a rotação do poste para ajuste do facho de luz, fica limitado a 90°, ou seja ajustes de rotação ficam limitados e por isso a base de concreto devem estar previamente posicionadas na posição exata. A possibilidade de ajuste da rotação do poste é mais restrita. Isso pode acerretar em problemas se o planejamento e a abricação da caixa de concreto forem bem executados com exatidão

 

 

 

Postes com suportes acoplado

Neste tipo de fixação a luminária é acoplada no poste por meio de uma peça avulsa cilindrica que é encaixada no topo do poste. Esse arranjo de fabricação também tem vantagens e desvantagens.

 

As vantagens são: menor custo de frete, devido ao volume total da carga ser menor se compararmos aos postes com luminárias soldadas e ajuste de rotação da luminária em relação ao poste é facilitado, pois trata-se apenas de acoplar a luminária, ajustar a sua rotação e parasusar para fixar.

A desvantagem é o custo de fabricação um pouco maior, que pode ser compensado pelo custo de frete menor. Tornando o valor total de aquisição dos poste, em alguns casos, mais vantajoso.

 

Ambos os tipos de suportes são opções consagradas no mercado, mas é preciso escolher o melhor para sua necessidade. Em resumo é preciso levar em consideração:

 

 

Além do tipo de fixação do suporte de luminária você ainda ainda pode recorrer a outros recursos para otimizar ainda mais a iluminação da sua obra ou condomínio, são elas:

  • Aumentar a quantidade de luminárias em cada poste para 2, 3 ou 4 luminárias
  • Utilizar suportes com angulação para projetar o facho de luz mais distante do poste, ampliando seu raio de iluminação
  • Utilizar suporte com extensão maior, para ampliar ainda mais a extensão de iluminação do poste
  • Recorrer a disposição em "V", para utilização junto a paredes ou no perimetro do empreendimento

 

Seja qual for a necessidade da sua obra ou condomínio, a Alandin Iluminação pode fabricar a solução ideal, sob medida.

 

Sempre lembrando que quanto maior é o peso colocado no topo do poste, mais reforçado o poste deve ser.