Saiba como escolher o melhor poste de iluminação para sua necessidade

Poste de iluminação
 

Se você quer saber como iluminar uma área externa de maneira eficiente gastando pouco, leia este artigo. Aqui vamos te mostrar opções adequadas para as suas necessidades com o melhor custo benefício.
Para iluminar áreas externas, sejam elas de pequenas extensões ou grandes áreas abertas, você tem ter em mente 3 coisas:

Bonito, funcional e seguro.

Essas são as diretrizes para iluminar áreas externas corretamente.

 

Estética

Quanto a parte estética você pode escolher o estilo de poste de iluminação que mais te agradar ou que mais combina com o local que a iluminação vai ser instalada. Como sugestão edifícios comerciais como shoppings, edifícios corporativos, etc combinam melhor com postes de luminárias modernas. 
Já instalações de lazer como hotéis, chácaras, resorts, pousadas, etc. combinam melhor com luminárias decorativas.
Em locais direcionados a moradia/habitação as opções são muito amplas e o que recomendamos é que o estilo das luminárias deve combinar com a proposta arquitetônica do residência, condomínio ou loteamento. Se a construção tem um apelo mais moderno a iluminação deve acompanhar a tendência, da mesma forma que se o projeto arquitetônico for mais clássico, as luminárias devem ser clássicas também. Tudo funciona melhor em harmonia, concorda?

 

Opções de postes modernos


 

 

Opções de postes clássicos/tradicionais

 

 

Funcionalidade

Para que a iluminação funcione como deve funcionar, contribuindo para tornar o espaço mais funcinal e prático é preciso dominar as questões técnicas, mas não se preocupe, nada de cálculos complicados e palavras que você não entende, e não precisa entender.
Vamos explicar de maneira fácil e prática qual a altura, potência e distância ideal entre postes.

Em média, um poste ilumina uma vez e meia (1,5 x) a sua altura*
exemplo: 5m (altura) x1,5 = 7,5m (alcance)
A distância entre postes é de três vezes (3x) a sua altura*
exemplo: 5m (altura) x3 = 15m (distância)
Postes com altura até:
– 5 metros: 50W
– 5 a 8 metros: 100W ou 150W
– Acima de 8 metros: 200W

 

 Além do correto dimensionamento dos postes e distância ideal entre eles é preciso proporcionar uma instalação correta e por isso disponibilizamos 2 tipos de fixação:
– Esgastado/enterrado: para fixação dentro do solo, normalmente utilizado em locais de terra ou areia)
– Flangeado: para fixação em locais de solo asfaltado, cimentado, etc., utilizando base de concreto e fixadores metálicos chamados de chumbadores
Também utilizamos janelas de inspeção em postes de altura acima de 4 metros para facilitar a vistoria e manutenção

 

Segurança

Para ter certeza de que você não vai ter nenhum tipo de problema com postes de iluminação, tanto na instalação como ao longo do tempo, é preciso se atentar a algumas coisas que não podem passar desapercebidas, vamos te mostrar todas as tecnologias e aprendizados de quem fabrica postes de iluminação há quase 20 anos.
Afinal, segurança em primeiro lugar, certo? Ninguém quer comprar um poste e correr o risco de que ele, depois de um tempo exposto aos agentes do clima, ele fique todo enferrujado, e pior, que o poste possa ter sua integridade estrutural comprometida colocando as segurança das pessoas em risco.
Para garantir que os postes estejam firme e fortes, independente das condições do clima a que ele seja submetidos, seja vento forte, chuva, maresia, etc. é preciso utilizar os materiais e métodos de fabricação adequados para cada utilização. 
Existem órgãos oficiais competentes que determinam a maneira que os postes devem ser contruidos e a Aladin Iluminaçãpo segue a risca, e muitas vezes supera as especificações determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT em todos os postes que fabricamos. 

 

Seguimos as seguintes normas ABNT:

– NBR 14.744 – sobre fabricação de postes
– NBR 6323 – sobre métodos anti-corrosão (galvanização)
 

Além disso, utilizamos materiais de qualidade para que nossos postes sejam robustos e estejam capacitados a durar muitos anos nas condições mais adversas.
– Tubos de aço SAE 1030
– Bases de aço reforçado
– Opções de tratamento anti-corrosão disponíveis – de acordo com a cada aplicação
     – Galvanização a fogo por imersão a quente
     – Galvanização eletrolítica
     – Pintura eletrostática de poliéster a pó

 

  Ficou interessado (a)? Então entre em contato com um dos nossos consultores especialistas em iluminação para adquirir iluminação de destaque de produtos que vão valorizá-los e aumentar os resultados de vendas.