Reduza custos com iluminação do condomínio?

A iluminação de um condomínio é uma parte fundamental para o funcionamento do empreendimento como um todo. Uma estrutura bem-feita e funcional garante a segurança de todos os ambientes durante a noite, oferece melhor visibilidade para pedestres e motoristas que circulam pelas áreas comuns e agrega um valor estético importante para o local.

Para que tudo isso funcione da maneira mais adequada possível, é essencial que haja uma manutenção apropriada. Tal processo precisa não somente fazer os reparos em estruturas com defeitos de forma rápida e eficiente, como também deve trabalhar para antecipar problemas que levem a esse tipo de situação – a chamada manutenção preventiva.

No entanto, mesmo todas essas operações geram despesas para a administração, o que pode ser oneroso caso não haja um planejamento a longo prazo. Por isso, este artigo mostrará como reduzir custos na manutenção da iluminação do condomínio sem afetar a qualidade da prestação dos serviços.

 

Ações para redução de custos na manutenção da iluminação do condomínio

 

Para fazer a redução de custos na manutenção da iluminação do condomínio, é importante ter em mãos algumas informações sobre as condições atuais, como a situação dos postes, spots e outras de luz, além de um quadro geral das manutenções já realizadas.

Essas informações oferecem não somente a condição de uso de cada dispositivo (tipo da lâmpada, data de troca, última manutenção, entre outros), como também permitem direcionar com mais exatidão quais medidas serão tomadas ou o tipo de mudança a ser feito.

Um exemplo disso é a troca das lâmpadas de postes. A mais comum nessas situações são as incandescentes, que consomem muita energia e possuem vida útil curta. Nesse caso, o mais recomendado é substituí-las pelas lâmpadas de LED, mais econômicas e que duram até 15 vezes mais.

Em áreas onde há pouca movimentação de pedestres ou veículos, uma manutenção interessante é a instalação de sensores de luz em postes ou spots. Nesse caso, as lâmpadas são acionadas somente quando há a presença de pessoas no local, o que certamente economiza energia e necessidade de reparos.

Outro fator que gera uma redução significativa é a adoção de um sistema próprio, como a instalação de painéis solares para a geração de energia que será direcionada às áreas comuns. Ainda que o investimento inicial seja alto, representará um corte importante a longo prazo e de maneira estável por muitos anos.

A redução de custos com manutenção de iluminação também pode ser feita em áreas comuns dos condomínios, como jardins, salão de festas, playground e estacionamentos, com a troca de lâmpadas e a utilização consciente e responsável por parte de funcionários e moradores.

Aliado a todas essas mudanças, o condomínio deve realizar uma manutenção preventiva. Uma análise criteriosa do estado de conservação e de funcionamento das estruturas de iluminação precisa ser feita regularmente, assim como adiantar possíveis falhas e sempre pensando em melhorias e corte de custos.

Se está procurando soluções de iluminação inteligentes para condomínios, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2219-2505 ou envie uma mensagem via e-mail: contato@aladiniluminacao.com.br

 

Como iluminar um jardim corretamente

Para iluminar um jardim com sucesso é preciso conhecimento e bom gosto. Veja essas dicas importantes para ter um jardim bem iluminado, seguro, bonito e sem gastar muito, nem ao comprar luminárias e postes, nem na conta de luz e manutenção.

Saiba escolher postes galvanizados a fogo

Existem muitas opções de postes de iluminação para áreas externas. Vamos te mostrar aqui as melhores opções para que você possa fazer a escolha certa, seja para construir ou reformar uma área externa de empreendimento residencial, comercial, público ou empresarial.

Qual a luminária certa para cada ambiente?

Você quer saber como iluminar um ambiente corretamente, mas quer fazer isso sem complicação, então leia este artigo e descubra como.

Como escolher Poste Balizador?

Perguntas e respostas sobre como escolher Poste Balizador

Como fazer Iluminação externa?

A Iluminação de área externas vai muito além da parte estética. Além de serem muito utilizadas para realçar a arquitetura e o paisagismo durante a noite, têm a função de segurança para o imóvel, moradores e usuários.

Iluminação de condomínios

Se você é síndico ou responsável da administradora de condomínio por comprar iluminação você está lendo o artigo certo.

Orçamento pelo WhatsApp