Qual tipo de LED é melhor? LED COB ou SMD?

Leia esse artigo para que você não tenha mais dúvidas e não errar na hora de escolher a tecnologia LED certa para sua necessidade.

Vamos te explicar de maneira simples e prática o que essas siglas querem dizer. 

 

COB é o acrônimo de Chip On Board (Chip na placa)

São reconhecidos facilmente identificados pois formam uma única peça luminosa, uma pequena placa de diodos emissores de luz condensada numa pequena área.
 
 
COB
 
- É uma tecnologia mais recente. Tem aplicação um pouco mais restrita por conta da sua característica de concentrar a luz em um ponto de menor área, fato que lhe permite melhor adequação a luminárias de facho mais fechado. Ainda assim é utilizada em diversos tipos de luminárias como, refletores, lâmpadas direcionais (dicróica, AR, PAR), luminárias públicas, faróis de veículos e lanternas.
 
- Não permite a emissão de luz colorida (RGB).
 
- Via de regra, produzem um facho de luz concentrado, pela utilização de lentes sendo mais indicadas para iluminação de destaque (foco fechado).
 
- Tem mais resistência a altas temperaturas, vibração e variação de tensão.
 

 

 

 

SMD
 
- Apesar ser uma tecnologia que chegou antes no mercado, passou por uma grande evolução e hoje são as mais utilizadas. São muito versáteis e podem ser encontrados em quase todos os tipos de luminárias existente na atualidade como refletores, lâmpadas tubulares e bulbo, painel plafon, pendentes, lustres, arandelas, spots, luminárias públicas, fitas, etc.
 
- Permite a emissão de luz colorida (RGB).
 
- Via de regra, produzem um facho de luz omnidirecional, que se espalha em todas as direções, sendo mais indicadas para iluminação de preenchimento (foco aberto).
 
- Melhor custo-benefício
 

 


 

Ambas as tecnologias, apesar das suas peculiaridades, competem no mercado com certa igualdade, com uma certa vantagem para os LED SMD pela sua versatilidade e disponibilidade.

 
Agora que você já sabe um pouco mais sobre essas duas tecnologias LED, consulte um dos consultores Aladin Iluminação para saber quais os produtos satisfazem sua necessidade de iluminação.
 

 

 

Como iluminar um jardim corretamente

Para iluminar um jardim com sucesso é preciso conhecimento e bom gosto. Veja essas dicas importantes para ter um jardim bem iluminado, seguro, bonito e sem gastar muito, nem ao comprar luminárias e postes, nem na conta de luz e manutenção.

Saiba escolher postes galvanizados a fogo

Existem muitas opções de postes de iluminação para áreas externas. Vamos te mostrar aqui as melhores opções para que você possa fazer a escolha certa, seja para construir ou reformar uma área externa de empreendimento residencial, comercial, público ou empresarial.

Qual a luminária certa para cada ambiente?

Você quer saber como iluminar um ambiente corretamente, mas quer fazer isso sem complicação, então leia este artigo e descubra como.

Como escolher Poste Balizador?

Perguntas e respostas sobre como escolher Poste Balizador

Como fazer Iluminação externa?

A Iluminação de área externas vai muito além da parte estética. Além de serem muito utilizadas para realçar a arquitetura e o paisagismo durante a noite, têm a função de segurança para o imóvel, moradores e usuários.

Iluminação de condomínios

Se você é síndico ou responsável da administradora de condomínio por comprar iluminação você está lendo o artigo certo.

Orçamento pelo WhatsApp