Qual a luminária certa para cada ambiente?

Qual lâmpada usar? Qual a luminária certa para cada ambiente?

Você quer saber como iluminar um ambiente corretamente, mas quer fazer isso sem complicação e termos técnicos. Você quer dicas valiosas para não errar e resolver esse problema de maneira simples e objetiva. Então você está lendo o artigo certo.

Veja o exemplo abaixo. Um ambiente bem iluminado contribui para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, deixando os ambiente mais agradáveis e funcionais. Isso não quer dizer que quando mais luz melhor. Cada ambiente tem um propósito e iluminar corretamente cada um deles pode ser uma tarefa complicada, de tentativa e erro. Mas tem algumas dicas que você pode usar para não errar e iluminar acertar na iluminação.

Veja esse exemplo de como a iluminação pode fazer diferença em um ambiente

 

Como saber a quantidade de luz certa para cada ambiente.
Para acertar na hora comprar uma lâmpada que parou de funcionar é fácil não é mesmo, é só descobrir a potência da lâmpada que queimou e trocar por uma com a mesma potência. O mais complicado que pode acontecer é ter que substituir uma lâmpada com tecnologia obsoleta, como incandescente ou fluorescente por uma LED. Mesmo assim não tem segredo, é só achar a potência correspondente na embalagem da lâmpada LED nova, comprar e instalar.
No caso de dúvida veja a tabela abaixo.

Pronto! Problema resolvido. Mas é se você precisa saber a luz certa para um ambiente novo, onde você não tem nenhuma referência anterior.

Como saber a lâmpada ou luminária certa para cada ambiente?

É importante acertar na quantidade de luz porque luz insuficiente pode causar perda de produtividade e falta de atenção. Já o excesso luz pode causar desconforto e desperdício de energia.

Existem cálculos precisos que levam em consideração uma série de fatores para saber exatamente a potência e as características de cada fonte de luz e o espaçamento entre elas, para isso é necessário um profissional capacitado com ferramentas e softwares específicos que irão fazer um projeto profissional para ter um resultado ideal.

Mas e se você quiser ter uma noção, uma referência básica, mesmo que seja com uma margem de erro aceitável, mas que você possa resolver isso rápido e fácil.

É isso que vamos te mostrar aqui.

Como escolher a lâmpada/luminária certa.

Para fazer isso, e esse cálculo serve para a maioria dos ambientes (com altura do teto mediana de 3 metros), você vai precisar saber a área do local.  Dá para estimar essa metragem, mas quanto mais precisa a metragem menos chances de errar na escolha da luminária/lâmpada.

Outra coisa é a quantidade de luz (iluminância) desejada no ambiente, é o que se chama comumente de claridade. Aqui você pode simplificar e usar uma das 3 seguintes opções:
- Suave: 150 lux para ambientes de descanso e relaxamento (sala de estar, sala de tv, quarto)
- Média: 300 lux para ambientes de atividade que precisam de atenção (cozinha, escritório, área de serviço)
- Forte: 500/1000 lux para áreas onde a atenção, detalhamento e segurança são prioridade (Ambientes profissionais de medição, inspeção, pintura, ou de manuseio de ferramentas cortantes como enfermarias, artesanato, tatuagem, etc.)

Se você quiser um auxílio e ter mais certeza temos uma dica, você pode usar seu celular. Instalando o app no celular que mede intensidade de luz ambiente. Procure por “LightMeter” na AppStore (Apple) ou Google Play (Android). Basta instalar e usar. O app tem funcionamento simples, ocupa pouco espaço na memória do celular e é gratuito.

 

Vamos descobrir a quantidade de luz ideal para o seu ambiente:

Você vai precisar:

  1. Claridade desejada para o ambiente (iluminância)
  2. Área em m². Faça a medição de 2 paredes e multiplique (exemplo: 2m x 4m = 8m²)

 
Exemplo 1: Cozinha de 2 x 4 metros

300

x

8

=

2.400 lumens

Tipo de ambiente (lux)

Área m² (2x4 metros)

 

Exemplo 2: Quarto de 3 x 3 metros

100

x

9

=

900 lumens

Tipo de ambiente (lux)

Área m² (3x3 metros)

 

Esses resultados são estimativas, se você quiser ambiente mais ou menos iluminados, escolha lâmpada ou luminária com fluxo luminoso acima do recomendado, ajuste de acordo com sua preferência para mais ou para menos.

O resultado do cálculo está em lumens. Mas porque não está em Watts, que é a principal informação encontrada nas lâmpadas e luminárias?

Acontece que Watt mede o consumo, indica o quando a lâmpada gasta de energia, não o quanto ela ilumina. Isso acontece porque diferentes tecnologias transformam uma certa quantidade da energia elétrica consumida em luz, o restante da energia é dissipada em calor. Para nós o que interessa aqui é a quantidade de luz emitida, isso só pode ser informado corretamente pela unidade lúmen, que mede o fluxo luminoso.

Você pode encontrar essa informação na embalagem ou no site do fabricante da lâmpada/luminária.

É preciso lembrar que esse é um cálculo simplificado, que considera ambientes básicos residenciais ou comerciais com a altura do teto padrão estimada, em torno de 3 metros.
Esses cálculos não levam em consideração alguns fatores que podem interferir na iluminância como cores das paredes, móveis, espelhos, colunas, iluminação natural, etc.

Para ambientes como fábricas, galpões, etc. com a altura do teto maior, o cálculo é diferente.

Mas como objetivo aqui é simplificar e te dar uma ferramenta fácil para a maioria dos ambientes, ficamos por aqui.

Caso você precise de informações mais detalhadas consulte um dos nossos consultores especialistas em iluminação, eles estão sempre prontos para oferecer as melhores opções de iluminação para a sua necessidade, sempre levando em consideração qualidade, menor preço de aquisição e economia de energia.

Aladin Iluminação

www.aladiniluminacao.com.br

(11) 2219-2505

contato@aladiniluminacao.com.br

 

 

 

 

Novo endereço da Aladin Iluminação

Novo endereço da Aladin Iluminação

Nono endereço da Aladin Iluminação

Fábrica de postes galvanizados

Fábrica de postes galvanizados

Produza postes galvanizados com qualidade e resistência. Conheça a solução Fábrica de Postes Galvanizados.

Galvanização a fogo ou galvanização eletrolítica?

Galvanização a fogo ou galvanização eletrolítica?

Muito clientes tem dúvidas ao escolher o tipo de galvanização correto para seus postes de iluminação. Conheça os processos saiba como escolher o melhor para as suas necessidades.

IRC - Índice de Reprodução de Cores

IRC - Índice de Reprodução de Cores

Saiba o que é e quando você precisa levar isso em consideração na hora de escolher a iluminação, sem errar.

Dicas para iluminação de condomínio

Dicas para iluminação de condomínio

Conheça dicas valiosas para escolher a iluminação certa para espaço do condomínio

Renovação na Iluminação. Retrofit.

Renovação na Iluminação. Retrofit.

O retrofit promove mudanças que modernizam, de modo prático, simples e comprovadamente eficientes.

Orçamento pelo WhatsApp

Esse site utiliza cookies para possibilitar a individualização de sua navegação, com filtro de suas preferências para aprimorar anúncios direcionados a você, inclusive com nossos parceiros das redes sociais. Ao aceitar cookies você concorda com nossa Política de Privacidade.