Fabricação de postes e luminarias tradicionais ou com sistema led.

contato@aladiniluminacao.com.br

Qual a altura ideal de um poste de iluminação pública?

foto de Qual a altura ideal de um poste de iluminação pública?

NOÇÕES GERAIS

Em geral a altura livre de montagem da luminária (altura do poste) poderá ser de seis até doze metros, variando conforme a largura da via e espaçamento de segurança entre os postes (que deverá ser sempre respeitado). A altura do poste deverá ser menor ou igual à largura da via (considerando o acostamento, se o mesmo existir).

A altura livre de montagem é a área útil do poste. A instalação irá variar conforme o modelo do poste e demanda a escavação de um buraco. Fique atento às especificações da prefeitura que regem a área onde se encontra o seu projeto.

Em áreas urbanas desenvolvidas é feita a priorização da distribuição luminosa (por questões de qualidade de vida e segurança dos moradores) em vez do espaçamento, que pode ser reduzido conforme necessidade. O cálculo considera a largura da via, altura de montagem da luminária e, por vezes, a largura do canteiro central. Seu resultado irá sugerir quatro opções de posteação (distribuição dos postes de luz): unilateral, bilateral alternada, bilateral frente a frente ou posteação no canteiro central.

NOÇÕES ESPECÍFICAS

No estado de São Paulo, a AES Eletropaulo define que o vão básico entre postes (espaçamento) deverá ser, preferencialmente, de 35 metros (de acordo com o NBR-15688 da ABNT) e outros critérios deverão ser considerados: não ultrapassar a copa das árvores (caso necessário pode ser solicitada a poda) e utilizar unidades com comando em grupo na construção ou ampliação da rede de iluminação pública.

Destacamos o trecho encontrado no subitem 7.1.1.1 Condições Gerais (do manual da AES Eletropaulo) em que se lê: “Na elaboração e execução de projetos de iluminação pública, bem como nas instalações de braços em geral, deverão ser consideradas as distâncias livres de segurança entre condutores e equipamentos, as projeções dos braços e luminárias.”.

Consulte as opções de luminárias públicas e postes iluminação pública em nosso site.

Após a definição da altura ideal do poste de iluminação é feita a escolha da luminária, que irá variar conforme as especificações deste último item. Cada projeto deverá considerar o percentual de fluxo luminoso (luminância e iluminância) necessário para iluminar via, calçada e/ou ambos. A norma que regulamenta esse percentual e outros requisitos mínimos para a iluminação de vias públicas é a ABNT NBR 5101.

Entre em contato pelos telefones (11) 2219 2505 | 2219 2506 | 2219 2476 ou pelo e-mail contato@aladiniluminacao.com.br para obter mais informações sobre nossos produtos e solicitar o seu orçamento.

 

Conheça os postes contemporâneos da fábrica de postes Aladin iluminação

Os postes e luminárias são uma maneira simples e moderna de iluminar o ambiente e, ao mesmo tempo, dar um toque de personalidade na decoração! Por isso, convidamos você a nos acompanhar por um tour pelo catálogo de postes e balizadores da Aladin Iluminação, onde vamos mostrar algumas de nossas peças e dar dicas de como utilizá-las na composição do seu projeto!

Luminária de teto: Saiba como usar em um projeto arquitetônico

A iluminação é parte essencial de um ambiente, como muita gente já sabe. Ela pode estar presente de diversas maneiras, sendo que o modelo ideal varia de caso a caso. Contudo, uma das melhores fontes de luz é a luminária de teto. Neste texto falaremos como usar o item em um projeto arquitetônico.

Lâmpadas para iluminação pública: conheça os principais tipos

A iluminação das ruas por eletricidade trouxe uma sensação de segurança e bem-estar às cidades, vilas e aldeias por mais de 140 anos. Os primeiros postes de luz elétricos do Brasil começaram a aparecer em 1883 na cidade de Campos, no Rio de Janeiro, em virtude da presença de uma usina termelétrica. Em 1930, o Brasil possuía apenas algumas centenas de postes com iluminação pública elétrica nas maio

O papel da lâmpada LED na inovação da iluminação pública

Nos últimos anos mais e mais lâmpadas tradicionais foram substituídas por lâmpadas de LED. Não apenas para luzes internas — lâmpadas tubulares, lâmpada de bulbo, painéis luminosos, etc. —, mas também para luzes externas, como lâmpadas de postes de rua de LED de alta qualidade, luzes de emergência, refletores, entre outros. Características como tamanho reduzido, baixo consumo de energia, longa vid

Planejamento de iluminação pública

Um dos primeiros projetos de iluminação pública, se é que podemos aplicar essas palavras no contexto do Século 10, foi implementado em Córdoba, na Espanha, cerca de mil anos atrás. Naquela época, lâmpadas de rua eram acionadas com combustíveis fósseis e, a cada noite, funcionários especiais circulavam pela cidade e acendiam essas lâmpadas. Desde então, muitas coisas mudaram. Lâmpadas a gás foram

Por que é tão importante os locais públicos serem bem iluminados?

As cidades são o principal palco da sociedade contemporânea. No Brasil, 84% da população vive exatamente nelas, de acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste contexto, há um fator determinante para que a população possa tirar proveito dos espaços públicos oferecidos pelas cidades: a iluminação. Não à toa, muitas vezes a iluminação públic