Postes normatizados e a NBR 14.744

Os postes de iluminação devem atender a normativas que visam sua padronização. Leia este artigo e saiba a importância de postes seguirem as normas da NBR 14.744.

A Normativa Brasileira (NBR) 14.744 foi criada e aprovada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 2001. Tem como objetivo determinar requisitos em relação à produção de postes de iluminação, sejam eles curvos ou retos, juntamente com as peças que os completam.

Esse regulamento dispõe de uma série de especificações técnicas para sua fabricação no que se refere a definição dos elementos, dimensões, materiais a serem utilizados, especificações de carga, cálculos e testes finais para verificação da estrutura.

Segundo a NBR 14.744, poste para iluminação é um item designado para sustentar luminárias, sendo composto geralmente por coluna e braço. A partir disso, há dois tipos, o reto e o curto.

Poste reto é aquele que apresenta apenas uma coluna, enquanto o poste curvo possui uma coluna e um ou mais braços, que podem ou não ser removíveis. Outra característica diferencial é que o tipo curvo tem sua extremidade superior arqueada.

Cabe complementar que a coluna é a parte vertical do poste e braços são as estruturas onde se localizam as luminárias, normalmente mantendo uma certa distância da base da coluna.

A importância de cumprir a Norma 14.744

A NBR 14.477 existe para garantir a qualidade, segurança e o aumento da vida útil de postes destinados para iluminação e por esse motivo é importante segui-la à risca.

Produtos normatizados tendem a funcionar por mais tempo, de forma eficiente e sem apresentar riscos, o que reflete diretamente na satisfação dos compradores e demais usuários.

É fundamental que o fabricante de poste para iluminação esteja atento à NBR 14.744 e aplique métodos de produção baseados nessa normativa, mesmo porque, o comprador pode solicitar uma inspeção à fabrica para verificar o cumprimento de tais quesitos.

Essas inspeções, que estarão registradas nos documentos de compra, devem ser feitas por representantes qualificados do cliente que, necessariamente, contarão com a colaboração do fabricante em permitir acesso a todo o processo de fabricação dos postes.

Juntos, produtor e comprador podem definir um cronograma de inspeção, de forma que essas visitas não comprometam a realização do serviço. Se, durante a examinação, for identificado o não cumprimento da normativa, o produto pode ser recusado pelo cliente e o negócio não finalizado.

Confira a seguir, alguns exemplos de regras para o estabelecimento de postes normatizados:

Somos a Aladin Iluminação, uma empresa comprometida em oferecer postes e outros itens de iluminação em total conformidade com a NBR 14.744 e demais normativas que regulamentam o setor. Acesse nosso formulário de contato ou ligue para (11) 2219-2505 e tire todas as suas dúvidas.

 

Postes de iluminação. Entenda e escolha melhor.

Postes de iluminação. Entenda e escolha melhor.

Conheça melhor as configurações dos postes de iluminação e saiba escolher o melhor para as suas necessidades.

Use LED e economize energia

Use LED e economize energia

Ajude a salvar o planeta...e também sua conta de luz e seu bolso.

Lustre Pendentes anéis LED

Lustre Pendentes anéis LED

Lustre Pendentes anéis LED

Projetos de iluminação externa

Projetos de iluminação externa

Para cada necessidade tem uma solução, mas qual é a ideal para iluminar sua área externa?

Postes de iluminação, seus componentes e acessórios

Postes de iluminação, seus componentes e acessórios

Conheça as variação de componentes e acessórios de postes de iluminação

Comparativo lâmpadas spot

Comparativo lâmpadas spot

Conheça as diferenças entre lâmpadas spot dicroicas, PAR e AR

Orçamento pelo WhatsApp

Esse site utiliza cookies para possibilitar a individualização de sua navegação, com filtro de suas preferências para aprimorar anúncios direcionados a você, inclusive com nossos parceiros das redes sociais. Ao aceitar cookies você concorda com nossa Política de Privacidade.