Postes mais usados na iluminação pública

Um sistema de iluminação pública eficiente é essencial para que os habitantes e turistas desfrutem da cidade com mais segurança mesmo durante a noite! Enquanto algumas prefeituras utilizam postes mais tradicionais, outras estão começando a apostar em uma nova modalidade, mais econômica e eficaz. Vamos saber um pouco mais sobre esse assunto?

A iluminação pública teve início no Brasil com a chegada dos portugueses, na colonização. Na época, eram utilizados lampiões que funcionavam à base de óleo de baleia. Como era um ingrediente caro, foi logo substituído pelo óleo de peixe. O resultado era uma iluminação de baixa intensidade e um cheiro bastante desagradável pelo caminho. Ainda bem que tudo evolui, não é mesmo?

 

Quais são os postes mais usados na iluminação pública?

 

Uns dos modelos mais utilizados nos municípios são os postes de concreto armado, opção que oferece alta resistência e baixa manutenção. Para que o sistema de iluminação seja instalado, é necessário um braço de iluminação, como o BR 003. A peça pode ser fabricada de diferentes dimensões para se adequar ao poste.

Outro modelo bastante usado é o poste curvo simples (como o nosso modelo PT 321) e o duplo (como o PT 322). Aqui na Aladin Iluminação, eles podem ser encomendados com alturas de 3 a 12 metros e são galvanizados a fogo – assegurando maior durabilidade, segurança e garantia de 5 anos.

Espaços como praças, parques, áreas de convivência e condomínios pedem uma iluminação eficiente, porém charmosa. Para estas aplicações, indicamos modelos como o PT 303 e o PT 311. Ambas as opções têm 2,5 metros de altura e podem ser encomendadas com 1 a 4 globos, disponíveis em vidro leitoso, transparente ou polietileno com proteção UV. São modelos que ficam entre o básico e o moderno, sendo uma excelente opção para iluminar com eficácia e beleza!

Também temos opções interessantes para iluminar praças e jardins da cidade, como o PT 309. Com estilo colonial, este poste de iluminação pública passa uma sensação aconchegante de cidade pacata do interior. O modelo tem 2 metros de altura e pode ser encomendado com 1 ou 2 luminárias.

Na mesma proposta, temos o PT 316, inspirado nos postes utilizados antigamente na cidade de São Paulo – SP. A opção mistura o vidro leitoso com detalhes em preto que dão um charme a mais no espaço onde são instalados.

A prefeitura de alguns municípios, no entanto, tem fugido do tradicional e apostado no poste de iluminação pública em LED! A sigla, que significa diodo emissor de luz, oferece diversos benefícios muito bem-vindos aos cofres públicos, sobretudo em tempos de crise que o Brasil tem passado.

Economia significativa, maior resistência às intempéries, sustentabilidade, vida útil mais longa e alta eficácia são apenas algumas das vantagens oferecidas pelas luzes LED à iluminação residencial ou pública. Saiba mais sobre como o LED tem inovado a iluminação pública!

E adivinhe só: também temos poste de iluminação pública em LED em nosso site! Entre eles podemos citar o PT 337, com 4 metros de altura e opção de 1 a 4 luminárias, sendo que cada uma conta com 2 lâmpadas LED de até 200W. Ou seja, uma ótima opção para iluminar espaços mais amplos, como grandes gramados de parques, arenas e quadras esportivas.

Esses são apenas alguns de nossos modelos de postes de iluminação pública! Acesse nosso site para conferir todas as nossas opções! E se não encontrou o modelo de poste que procurava, entre em contato conosco e encomende seu modelo exclusivo!