Postes de iluminação como escolher o tipo de fixação certa

Postes de iluminação como escolher o tipo de fixação certa

Para iluminar áreas externas com eficiência e economia, a melhor opção é utilizar postes de iluminação. Eles tem a função iluminar as áreas externas como um todo espalhando luz onde é necessário. 
Existem muitas opções, postes retos e curvos. Com uma, duas, três e até quatro luminárias. Podem utilizar diversos tipos de luminárias, também chamamos de pétalas. 
Também têm as opções mais decorativas, postes do tipo rebatedor, com luminárias globo e as mais utilizadas para grandes espaços, os postes com luminárias públicas. Estes podem ser fabricados com alturas maiores (até 15 metros) utilizando luminárias mais potentes, com 150W, 200W ou 250W.


Além das opções padrão, podem ser fabricados postes com características específicas, para atender necessidades pontuais.
Apesar de todas as opções disponíveis e recursos que podem ser itulizados para iluminar áreas externas, uma questão que tem se mostrado recorrente, nos uase 20 anos de fabricação e comercialização de postes é o TIPO DE FIXAÇÃO.

 

São dois tipos: engastado e flangeado.
 

Muitos clientes tem dúvidas sobre o que quer dizer cada uma delas, então vamos explicar de maneira simples e completa.
 

ENGASTADO

também pode ser chamado de enterrado. Nesse modelo de fixação uma parte de poste fica dentro do solo. É preciso fazer um buraco no chão, que normalmente é de terra ou areia. Para cada altura de poste existe uma medida correta para a parte do poste que será enterrada (engastada), isso é determinado pela norma ABNT NBR 14744:2001. Para que o poste fique com altura deseja pelo cliente, o poste é fabricado com sua altura útil e acrescentado a altura de engastamento, para que, ao enterrrar o poste ele fique com a altura correta.
Uma informação importante é que para os postes engastados é recomendado o revestimento anticorrosão de galvanização a fogo por imersão. Isso é necessário porque o poste vai ficar enterrado e sua parte interna ficará sujeita a ação corrosiva da umidade do solo. Os postes galvanizados a fogo são imersos em 7 banhos sequenciais de produtos quimicos especiais,  esse revestimento é aplicado por fora e por dentro do tubo que contitui o poste e cada pedacinho e cantinho do poste vai ficar protegido da ferrugem por muitos anos

 

FLANGREADO

 também pode ser chamado de poste com base. Neste modelo de fixação o poste é fabricadocom uma base estrutural. Essa base tem furos especiais para permitir que o poste seja chumbado no solo. Para postes até 3 metros de altura a fixação é feita diretamente no piso, de concreto ou asfalto. Para poste com mais de 3 metros de altura há a necessidade de fazer uma caixa de concreto para sustentar adequadamento o poste. As medidas e a espessura do materail da base é proporcinal a altura do poste e da quantidade de luminárias que ele vai suportar. Essas dimensões também são determinadas na norma ABNT NBR 14744:2001, cujas especificações seguimos a risca.

 

Agora que você já sabe mais sobre as opções do fixação dos postes, escolha o seu modelo de poste e o tipo de fixação que atende às suas necessidades.

 

  Ficou interessado (a)? Então entre em contato com um dos nossos consultores especialistas em iluminação para adquirir iluminação de destaque de produtos que vão valorizá-los e aumetar os resultados de vendas.

 

O que é perfil de led e como usar perfil de LED corretamente

O que é perfil de led e como usar perfil de LED corretamente

O perfil de led é um tipo de iluminação moderna e versátil que têm sido muito utilizadas por arquitetos e decoradores porque além de ter muitas possibilidades de utilização, deixam o ambiente mais atraente.

Perfil LED uma opção sofisticada

Perfil LED uma opção sofisticada

Para iluminar um ambiente com estilo e personalidade, é possível ir muito além das luminárias e dos lustres tradicionais.

Guia de iluminação externa para condomínio

Guia de iluminação externa para condomínio

Para iluminar um condomínio residencial ou comercial de maneira adequada e bem sucedida é preciso conhecer os tipos de iluminação para áreas externas que podem beneficiar os usuário nas questões de segurança e estéticas e ao mesmo tempo proporcionar economia de energia e baixa manutenção.

Como escolher postes de iluminação

Como escolher postes de iluminação

A maneira mais consagrada e eficiente de iluminar uma área externa é usando postes de iluminação. Isso porque os postes de iluminação ocupam pouco espaço e iluminam uma grande superfície consumindo pouca energia.

Que tipo de poste de iluminação escolher

Que tipo de poste de iluminação escolher

Iluminação externa é um mercado que tem crescido bastante nos últimos anos, seja na para aplicações residenciais, comerciais ou industriais.

Qual a luminosidade ideal para cada ambiente?

Qual a luminosidade ideal para cada ambiente?

Descubra qual a claridade indicada para cada ambiente residencial , comercial ou industrial

Orçamento pelo WhatsApp