Postes de iluminação como escolher o tipo de fixação certa

Postes de iluminação como escolher o tipo de fixação certa

Para iluminar áreas externas com eficiência e economia, a melhor opção é utilizar postes de iluminação. Eles tem a função iluminar as áreas externas como um todo espalhando luz onde é necessário. 
Existem muitas opções, postes retos e curvos. Com uma, duas, três e até quatro luminárias. Podem utilizar diversos tipos de luminárias, também chamamos de pétalas. 
Também têm as opções mais decorativas, postes do tipo rebatedor, com luminárias globo e as mais utilizadas para grandes espaços, os postes com luminárias públicas. Estes podem ser fabricados com alturas maiores (até 15 metros) utilizando luminárias mais potentes, com 150W, 200W ou 250W.


Além das opções padrão, podem ser fabricados postes com características específicas, para atender necessidades pontuais.
Apesar de todas as opções disponíveis e recursos que podem ser itulizados para iluminar áreas externas, uma questão que tem se mostrado recorrente, nos quase 20 anos de fabricação e comercialização de postes é o TIPO DE FIXAÇÃO.
 

São dois tipos: engastado e flangeado.
 

Muitos clientes tem dúvidas sobre o que quer dizer cada uma delas, então vamos explicar de maneira simples e completa.
 

ENGASTADO

Também pode ser chamado de enterrado. Nesse modelo de fixação uma parte de poste fica dentro do solo. É preciso fazer um buraco no chão, que normalmente é de terra ou areia. Para cada altura de poste existe uma medida correta para a parte do poste que será enterrada (engastada), isso é determinado pela norma ABNT NBR 14744:2001. Para que o poste fique com altura deseja pelo cliente, o poste é fabricado com sua altura útil e acrescentado a altura de engastamento, para que, ao enterrrar o poste ele fique com a altura correta.
Uma informação importante é que para os postes engastados é recomendado o revestimento anticorrosão de galvanização a fogo por imersão. Isso é necessário porque o poste vai ficar enterrado e sua parte interna ficará sujeita a ação corrosiva da umidade do solo. Os postes galvanizados a fogo são imersos em 7 banhos sequenciais de produtos quimicos especiais,  esse revestimento é aplicado por fora e por dentro do tubo que contitui o poste e cada pedacinho e cantinho do poste vai ficar protegido da ferrugem por muitos anos.  

FLANGREADO

Também pode ser chamado de poste com base. Neste modelo de fixação o poste é fabricadocom uma base estrutural. Essa base tem furos especiais para permitir que o poste seja chumbado no solo. Para postes até 3 metros de altura a fixação é feita diretamente no piso, de concreto ou asfalto. Para poste com mais de 3 metros de altura há a necessidade de fazer uma caixa de concreto para sustentar adequadamento o poste. As medidas e a espessura do materail da base é proporcinal a altura do poste e da quantidade de luminárias que ele vai suportar. Essas dimensões também são determinadas na norma ABNT NBR 14744:2001, cujas especificações seguimos a risca.

 

Agora que você já sabe mais sobre as opções do fixação dos postes, escolha o seu modelo de poste e o tipo de fixação que atende às suas necessidades.

 

Ficou interessado(a)? Então entre em contato com nossos consultores para fazer uma cotação ou saber mais sobre iluminação.

 

Como iluminar corretamente uma área externa

Como iluminar corretamente uma área externa

Para transformar áreas externas com a iluminação tem alguns truques simples mas importantes

Dicas e orientações para fazer a melhor Iluminação externa

Dicas e orientações para fazer a melhor Iluminação externa

Veja como acertar na iluminação de áreas externas

Transforme sua área externa com Iluminação de Jardim

Transforme sua área externa com Iluminação de Jardim

Uma jardim iluminado é um convite para os olhos. Iluminar um jardim valoriza o

Luminárias de teto

Luminárias de teto

Quais são os tipos de luminárias de teto

Luminária de parede

Luminária de parede

Saiba como utilizar a luminária de parede para tornar ambientes mais aconchegantes e convidativos

Como escolher entre poste com base e sem base

Como escolher entre poste com base e sem base

São diversas as questões relacionadas aos dois tipos de fixação de postes, então fizemos uma tabela de vantagens e desvantagens para facilitar a comparação e decisão pelo modelo de poste ideal para as suas necessidades.

Orçamento pelo WhatsApp

Esse site utiliza cookies para possibilitar a individualização de sua navegação, com filtro de suas preferências para aprimorar anúncios direcionados a você, inclusive com nossos parceiros das redes sociais. Ao aceitar cookies você concorda com nossa Política de Privacidade.