Postes de iluminação, seus componentes e acessórios

São diversas as variações de poste de iluminação, seus componentes e acessórios

Neste artigo iremos fazer um resumo das principais características de postes. Esse compilado de informações foi criado com base na ampla experiência de mais de 15 anos de fabricação de postes de iluminação para apliçõescomerciais, residenciais e industriais.

Iremos apresentar informações relevantes sobre:

  • Tipos de construção 
  • Tipos de fixação/base
  • Tipos de suporte de luminárias
  • Cruzetas

 

Tipos de estrutura de fabricação

São basicamente 2 tipos de estruturas de poste de iluminação

  • Telecônico

  • Cônico contínuo

 

O poste telecônico de iluminação é fabricado com tubos cilindricos de diâmetros progressivamente menores. Os tubos são cortados e soldados. A Aladin iluminação se especializou neste tipo de poste.

Os postes telecônicos apresentam uma série de vantagens em relação aos postes cônicos contínuos, são elas 

  • Menor custo de fabricação
  • Facilidade de transporte
  • Reduzido custo e mão de obra de instalação

Os postes telecônicos mais altos, cima de 5 metros, podem ser fabricados em seções separadas com encaixes parafusados. Isso facilita a instalação e reduz significativamente o custo com transporte. 

 

Já o cônico contínuo é uma peça única, que tem o diâmetro do tubo reduzindo gradativamente até o topo, sem emendas ou degraus. É fabricado a partir de uma longa chapa que é curvada no sentido do seu comprimento e depois soldada formando um longo cone.A Aladin não fabrica esse tipo de poste.

 

Tipos de fixação/base

São dois os tipos principais de fixação e elas estão diretamente ligadas ao tipo de solo.

  • Engastado

  • Flangeado

O poste engastado é fincado no solo, encravado, embutido no chão. 

Os postes flangeados são fabricados com um comprimento suplementar que corresponde à parte do poste que enterrada no chão. 

Para a instalação deste tipo de poste é necessário providenciar um buraco no solo com a profundidade correta para cada tamanho de poste.

É altamente recomendado que o poste engastado seja fabricado com a proteção contra oxidação proveniente do solo, o tipo de proteção anti-ferrugem ideial para esse caso é a galvanização a fogo, que protege o metal pofora e também por dentro do tubo, já que é realizada por imersão. Apenas a galvanização a fogo fornece a proteção necessária para evitar que a humidade de solo ataque o metal.

 

Já o poste flangeado é provido de uma base que será utilizada para fixar o poste em pisos rígidos, asfalto ou calçamento. No caso de poste com altura acima de 4 metros é necessário providenciar uma caixa de concreto para fixação com chumbadores.

Por não ter uma parte do poste enterrada no solo não há necessidade de  galvanização a fogo  exceto regiões litorâneas (postes de altura inferior a 4 metros)

Facilidade de instalação para postes baixos (altura inferior a 4 metros), pois não há necessidade de caixa de concreto. Sendo assim o poste pode ser fixado diretamente no pavimento por meio de parabolts.

 

 

Tipos de suportes de luminárias

Os suportes, que também podem ser chamados de braços, se dividem em 2 grupos. Soldados e parafusados.

Os soldados são permanentemente fixados no poste, formando assim uma única peça composta por poste e braço.

Nos suportes parafusados, uma peça avulsa é enviada em separado, para ser encaixada e parafusada no poste. A vantagem dessa versão é que o suporte permite o ajuste do posicionamento das luminária,permitindo sua rotação no eixo vertical.

Nos postes soldados a ajuste é limitado pela possibilidade de rotação do poste, que pode ter ainda sua rotação limitada pela base, no caso de poste com base. Por isso postes que tewnha a configuração formada por base, juntamente com o suporte de luminária soldada, devem ter o posicionamento da furação previamente planejada. 

Poste de iluminação podem conter mais de uma luminária, comumente encontrados com até 4 luminárias.

 

  • Cruzetas

São suportes especialmente fabricados para refletores.

São fixadas no topo dos postes e podem suportar de 1 a 10 refletores.

Muito utilizadas em iluminação esportiva nas quadras de tênis, futebol, poliesportivas, além de campos de futebol.

 

Entre em contato para esclarecimento de dúvidas e cotações via WhatsApp clicando aqui