Poste para Iluminação de quadras esportivas

Você sabia que quadras poliesportivas precisam de um tipo especial de luz? Neste artigo, vamos mostrar a você as características desta categoria de iluminação e também alguns de nossos modelos de postes para essa função!

 

Existem regras para a iluminação de quadras poliesportivas?

 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possuía normas específicas para a iluminação de quadras esportivas internas e externas – a NBR 8837-1985. No entanto, a regra, criada em 1985, não está mais em vigor.

Agora, devem ser respeitadas as especificidades contidas na norma NBR 8995-1, que trata da iluminação de diversos tipos de ambientes. É importante sempre seguir as normas indicadas pelo órgão para que a quadra tenha uma iluminação adequada!

Diferentes esportes exigem diferentes iluminações. No entanto, como estamos falando de quadras poliesportivas (que funcionam para vários), o ideal é que a iluminação seja funcional para todos eles.

O sistema de iluminação de quadras poliesportivas deve seguir alguns parâmetros para que não haja ofuscamento (desconforto e redução da capacidade de visão por excesso de luz) tanto dos atletas quanto dos juízes, funcionários e torcida.

Geralmente, este tipo de quadra possui 28m x 14m. Para compreender esta dimensão, são recomendados 4 postes de 9m de altura, com 3 refletores de 400W cada (ou 6 de 200W). Além disso, cada poste deve estar posicionado a cerca de 7m do eixo da quadra; e a 3m dos limites da quadra.

Agora sim, conheça alguns de nossos postes ideais para a iluminação de quadras poliesportivas!

O refletor PJ 161 é uma boa opção para essa função. O modelo é produzido em alumínio, conta com vidro temperado (que oferece maior resistência que o tradicional) e suporta lâmpadas de vapor metálico de até 400W.

A vantagem deste modelo para quadras é que apenas três refletores são o suficiente para cada poste. Ou seja, seriam necessárias 12 peças no total. No entanto, por ser indicado para lâmpadas de vapor metálico, não oferece tanta resistência, economia e durabilidade quanto uma lâmpada de LED, por exemplo.

Outra boa opção é o PJ 163. O modelo é produzido em alumínio, aço e vidro temperado e funciona com lâmpada LED, ou seja, é um refletor bastante resistente! Com vida útil estimada de até 50mil horas, é uma opção mais sustentável e econômica. A única desvantagem é que o LED deste modelo tem 100W de potência. Isso significa que seriam necessários 12 refletores em cada poste, totalizando 48 lâmpadas para toda a quadra poliesportiva.

Dependendo das dimensões e características da quadra, o CR 001 pode ser bastante útil, já que é uma cruzeta que possibilita a instalação de até 8 projetores. Você pode ainda consultar outros modelos de postes e refletores em nosso site!

É sempre importante lembrar que a Aladin Iluminação fabrica peças exclusivas sob encomenda! Ou seja, se você está trabalhando num projeto de quadra específico – ou de qualquer outro ambiente – e não encontrou um modelo de luminária ideal, também podemos te ajudar – basta entrar em contato conosco e pedir o seu orçamento!

 

Comparativo lâmpadas spot

Comparativo lâmpadas spot

Conheça as diferenças entre lâmpadas spot dicroicas, PAR e AR

Tecnologia LED x Vapor Metálico

Tecnologia LED x Vapor Metálico

Benefícios da substituição de lâmpadas de vapor metálico por LED

Iluminação de escritórios

Iluminação de escritórios

Para ter assegurada a produtividade no ambiente de trabalho a iluminação deve ser adequada.

Glossário de iluminação

Glossário de iluminação

Conheça os termos mais usados em iluminação

Iluminação para quadra de tênis

Iluminação para quadra de tênis

Saiba como iluminar corretamente uma quadra de tênis

Iluminação de vias públicas e privadas

Iluminação de vias públicas e privadas

Como distribuir os postes de iluminação de acordo com a largura da rua e avenida

Orçamento pelo WhatsApp

Esse site utiliza cookies para possibilitar a individualização de sua navegação, com filtro de suas preferências para aprimorar anúncios direcionados a você, inclusive com nossos parceiros das redes sociais. Ao aceitar cookies você concorda com nossa Política de Privacidade.