Conhece a diferença entre poste flangeado e engastado? Descubra qual escolher para sua obra.
Ao se decidir por fazer uma obra, não basta ter um ótimo projeto arquitetônico e de engenharia. A escolha dos materiais a serem empregados na construção é fator decisivo para entregar um resultado de qualidade para o seu cliente.
É bastante comum a preocupação com tijolos, areia, pedra e os demais materiais de acabamento, inclusive com os que farão parte da iluminação. Mas, convenhamos: quem é que vai se preocupar com um poste para trazer essa iluminação? Não é tudo igual? Não!!!
Os grandes construtores – e grandes, aqui, no sentido de serem autoridades no assunto – sabem que há diferentes postes, e que fazer a opção correta influenciará em vários fatores, inclusive no comprometimento do custo total da obra.
Dessa forma, a Aladin, empresa líder na fabricação e venda de postes e luminárias, pode ajudá-lo com algumas dicas na hora de escolher esse item tão importante, mas por vezes negligenciado em uma construção.
Antes de mais nada, é fundamental que a produção dos postes siga as instruções normativas da ABNT. No caso, a padronização é da NBR 14744 – poste de aço para iluminação. Esse é um dos pontos que garante a qualidade dos produtos da Aladin.
É o poste que possui flange, ou seja, é uma peça no formato de um aro que une os tubos. A fixação desse flange se dá mediante a utilização de parafusos e chumbadores.
Esse tipo de poste tem de vendidos com os chumbadores, porcas e contra-porcas específicos e acompanhados de um gabarito para que seja efetuada sua montagem.
É o poste que tem de ser engastado ao solo ou estrutura. Engastar é embutir, encravar.
O engastamento pode se dar diretamente no solo mesmo, ou em um bloco de concreto produzido especificamente para esse fim.
O orifício para a enfiação do cabo é de forma oblonga, devendo ser colocado a 50 cm do plano transversal de assentamento.
A grande diferença entre eles é que um será fixado em uma base metálica por meio de flange e chumbadores, sendo colocado acima do solo (flangeado), ao passo que o outro (engastado), necessariamente, terá uma parte colocada abaixo do solo.
Conheça agora mais essas características dos postes de iluminação Aladin, flangeados ou engastados:
Vale dizer, ainda, que há três modelos para os postes de iluminação: reto, curvo simples e curvo duplo.
Caso algumas especificações não estejam de acordo com a sua construção, não se preocupe. A Aladin tem um atendimento personalizado.
Além dos produtos constantes em seu site, modelos especiais podem ser fabricados mediante a apresentação de desenho técnico ou amostra. Se for o caso, é possível fazer alterações nas peças de linha, a fim de que se adéquem ao seu projeto.
Entre em contato com a Aladin e faça um orçamento com quem tem 15 anos de experiência e solidez no mercado.
Para iluminar um jardim com sucesso é preciso conhecimento e bom gosto. Veja essas dicas importantes para ter um jardim bem iluminado, seguro, bonito e sem gastar muito, nem ao comprar luminárias e postes, nem na conta de luz e manutenção.
Existem muitas opções de postes de iluminação para áreas externas. Vamos te mostrar aqui as melhores opções para que você possa fazer a escolha certa, seja para construir ou reformar uma área externa de empreendimento residencial, comercial, público ou empresarial.
Você quer saber como iluminar um ambiente corretamente, mas quer fazer isso sem complicação, então leia este artigo e descubra como.
A Iluminação de área externas vai muito além da parte estética. Além de serem muito utilizadas para realçar a arquitetura e o paisagismo durante a noite, têm a função de segurança para o imóvel, moradores e usuários.
Se você é síndico ou responsável da administradora de condomínio por comprar iluminação você está lendo o artigo certo.