Poste flangeado x engastado

Conhece a diferença entre poste flangeado e engastado? Descubra qual escolher para sua obra.

Ao se decidir por fazer uma obra, não basta ter um ótimo projeto arquitetônico e de engenharia. A escolha dos materiais a serem empregados na construção é fator decisivo para entregar um resultado de qualidade para o seu cliente.

É bastante comum a preocupação com tijolos, areia, pedra e os demais materiais de acabamento, inclusive com os que farão parte da iluminação. Mas, convenhamos: quem é que vai se preocupar com um poste para trazer essa iluminação? Não é tudo igual? Não!!!

Os grandes construtores – e grandes, aqui, no sentido de serem autoridades no assunto – sabem que há diferentes postes, e que fazer a opção correta influenciará em vários fatores, inclusive no comprometimento do custo total da obra.

Dessa forma, a Aladin, empresa líder na fabricação e venda de postes e luminárias, pode ajudá-lo com algumas dicas na hora de escolher esse item tão importante, mas por vezes negligenciado em uma construção.

 

Tipos de postes de iluminação – flangeado ou engastado?

 

Antes de mais nada, é fundamental que a produção dos postes siga as instruções normativas da ABNT. No caso, a padronização é da NBR 14744 – poste de aço para iluminação. Esse é um dos pontos que garante a qualidade dos produtos da Aladin.

 

1 – Poste flangeado

 

É o poste que possui flange, ou seja, é uma peça no formato de um aro que une os tubos. A fixação desse flange se dá mediante a utilização de parafusos e chumbadores.

Esse tipo de poste tem de vendidos com os chumbadores, porcas e contra-porcas específicos e acompanhados de um gabarito para que seja efetuada sua montagem.

 

2 – Poste engastado

 

É o poste que tem de ser engastado ao solo ou estrutura. Engastar é embutir, encravar.

O engastamento pode se dar diretamente no solo mesmo, ou em um bloco de concreto produzido especificamente para esse fim.

O orifício para a enfiação do cabo é de forma oblonga, devendo ser colocado a 50 cm do plano transversal de assentamento.

A grande diferença entre eles é que um será fixado em uma base metálica por meio de flange e chumbadores, sendo colocado acima do solo (flangeado), ao passo que o outro (engastado), necessariamente, terá uma parte colocada abaixo do solo.

Conheça agora mais essas características dos postes de iluminação Aladin, flangeados ou engastados:

 

 

Vale dizer, ainda, que há três modelos para os postes de iluminação: reto, curvo simples e curvo duplo.

Caso algumas especificações não estejam de acordo com a sua construção, não se preocupe. A Aladin tem um atendimento personalizado.

Além dos produtos constantes em seu site, modelos especiais podem ser fabricados mediante a apresentação de desenho técnico ou amostra. Se for o caso, é possível fazer alterações nas peças de linha, a fim de que se adéquem ao seu projeto.

Entre em contato com a Aladin e faça um orçamento com quem tem 15 anos de experiência e solidez no mercado.

 

Como iluminar um jardim corretamente

Para iluminar um jardim com sucesso é preciso conhecimento e bom gosto. Veja essas dicas importantes para ter um jardim bem iluminado, seguro, bonito e sem gastar muito, nem ao comprar luminárias e postes, nem na conta de luz e manutenção.

Saiba escolher postes galvanizados a fogo

Existem muitas opções de postes de iluminação para áreas externas. Vamos te mostrar aqui as melhores opções para que você possa fazer a escolha certa, seja para construir ou reformar uma área externa de empreendimento residencial, comercial, público ou empresarial.

Qual a luminária certa para cada ambiente?

Você quer saber como iluminar um ambiente corretamente, mas quer fazer isso sem complicação, então leia este artigo e descubra como.

Como escolher Poste Balizador?

Perguntas e respostas sobre como escolher Poste Balizador

Como fazer Iluminação externa?

A Iluminação de área externas vai muito além da parte estética. Além de serem muito utilizadas para realçar a arquitetura e o paisagismo durante a noite, têm a função de segurança para o imóvel, moradores e usuários.

Iluminação de condomínios

Se você é síndico ou responsável da administradora de condomínio por comprar iluminação você está lendo o artigo certo.

Orçamento pelo WhatsApp