Fabricação de postes e luminarias tradicionais ou com sistema led.

contato@aladiniluminacao.com.br

Por que é tão importante os locais públicos serem bem iluminados?

foto de Por que é tão importante os locais públicos serem bem iluminados?

As cidades são o principal palco da sociedade contemporânea. No Brasil, 84% da população vive exatamente nelas, de acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste contexto, há um fator determinante para que a população possa tirar proveito dos espaços públicos oferecidos pelas cidades: a iluminação.

Não à toa, muitas vezes a iluminação pública é mencionada inclusive como um instrumento de segurança. Quer entender mais sobre a importância da iluminação dos locais públicos? Continue a leitura deste artigo.

A iluminação pública no Brasil foi implantada ainda no século XIX, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Desde então, ela se tornou essencial para conferir qualidade de vida à população.

Os locais públicos munidos de iluminação, como os espaços de circulação (ruas, praças, etc), de lazer e recreação (quadras, parques urbanos) e conservação, permitem que as pessoas desfrutem desses espaços inclusive no período noturno, atuando como um instrumento de cidadania.

Ainda que não seja um fator diretamente ligado a segurança pública, não há dúvidas de que a iluminação dos locais públicos contribua diretamente neste sentido.

Ela comprovadamente afasta a criminalidade, o vandalismo e favorece o bem estar dos que desfrutam de atividades noturnas essenciais, como estudo e trabalho, além daqueles que usam o espaço como instrumento de lazer. Ademais, um bom planejamento ainda contribui para evitar acidentes com veículos, facilitando o tráfego nas vias.

Uma efetiva iluminação dos locais públicos depende de muitos fatores. As luzes das lâmpadas precisam ter um vasto alcance, de forma que atinjam inclusive os locais mais afastados.

Também é conveniente que elas sejam instaladas da maneira adequada, sem haver risco de ofuscações. Isto depende prioritariamente do posicionamento correto dos postes nas ruas. O que determina a distância entre um poste e outro deve ser exatamente o potencial luminoso de cada lâmpada.

A Constituição Brasileira prevê que a responsabilidade da iluminação pública compete aos municípios. Assim, profissionais especializados são incorporados aos projetos para que os projetos satisfaçam as necessidades da população. De acordo com dados da Eletrobrás, a iluminação pública no Brasil corresponde a 3% do consumo total de energia elétrica do país.

 

Modernização

 

O desenvolvimento da tecnologia LED permitiu que a iluminação dos locais públicos seja aplicada de forma mais econômica, sustentável e mais segura.

Isto porque essa tecnologia produz mais luz por watt consumido, reduzindo a demanda de energia e com maior tempo de vida (cinquenta mil horas para iluminação pública, o que reduz o descarte de lâmpadas e reduz os gastos com manutenção).

Ademais, a sua outra grande vantagem está exatamente no contexto sustentável. A iluminação pública é responsável por ¼ das emissões de CO2 no planeta, mas uma luminária com essa tecnologia é capaz de reduzir consideravelmente a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, além de proporcionarem maior conforto visual para as pessoas.

Gostou do artigo? A Aladin Iluminação trabalha com fabricação de postes e luminárias tradicionais ou com sistemas LED para construtoras, arquitetos, engenheiros e empresas em geral. Entre em contato pelo (11) 2219-2505 ou pelo e-mail contato@aladiniluminacao.com.br.

 

6 x razões para comprar luminárias e postes direto na fábrica

O trabalho com uma grande obra requer uma série de medidas para que o processo seja o mais eficiente e vantajoso possível, ao mesmo tempo em que cabe no orçamento disponível. Para isso, os responsáveis buscam opções para encontrar a melhor solução, com as melhores vantagens, para cada problema. Com isso em mente, confira 6 razões para comprar luminárias e postes direto da fábrica. A Aladin Ilumin

Conheça os postes contemporâneos da fábrica de postes Aladin iluminação

Os postes e luminárias são uma maneira simples e moderna de iluminar o ambiente e, ao mesmo tempo, dar um toque de personalidade na decoração! Por isso, convidamos você a nos acompanhar por um tour pelo catálogo de postes e balizadores da Aladin Iluminação, onde vamos mostrar algumas de nossas peças e dar dicas de como utilizá-las na composição do seu projeto!

Luminária de teto: Saiba como usar em um projeto arquitetônico

A iluminação é parte essencial de um ambiente, como muita gente já sabe. Ela pode estar presente de diversas maneiras, sendo que o modelo ideal varia de caso a caso. Contudo, uma das melhores fontes de luz é a luminária de teto. Neste texto falaremos como usar o item em um projeto arquitetônico.

Lâmpadas para iluminação pública: conheça os principais tipos

A iluminação das ruas por eletricidade trouxe uma sensação de segurança e bem-estar às cidades, vilas e aldeias por mais de 140 anos. Os primeiros postes de luz elétricos do Brasil começaram a aparecer em 1883 na cidade de Campos, no Rio de Janeiro, em virtude da presença de uma usina termelétrica. Em 1930, o Brasil possuía apenas algumas centenas de postes com iluminação pública elétrica nas maio

O papel da lâmpada LED na inovação da iluminação pública

Nos últimos anos mais e mais lâmpadas tradicionais foram substituídas por lâmpadas de LED. Não apenas para luzes internas — lâmpadas tubulares, lâmpada de bulbo, painéis luminosos, etc. —, mas também para luzes externas, como lâmpadas de postes de rua de LED de alta qualidade, luzes de emergência, refletores, entre outros. Características como tamanho reduzido, baixo consumo de energia, longa vid

Planejamento de iluminação pública

Um dos primeiros projetos de iluminação pública, se é que podemos aplicar essas palavras no contexto do Século 10, foi implementado em Córdoba, na Espanha, cerca de mil anos atrás. Naquela época, lâmpadas de rua eram acionadas com combustíveis fósseis e, a cada noite, funcionários especiais circulavam pela cidade e acendiam essas lâmpadas. Desde então, muitas coisas mudaram. Lâmpadas a gás foram