O que é daN de um poste de iluminação?

O que é daN de um poste de iluminação?

Entre as etapas de um projeto, escolher um poste é uma das tarefas pertinentes a implementação da iluminação. Além de comparar preços, é fundamental ver as especificações técnicas para saber qual se adequará mais ao projeto.

E, ao pesquisar por um modelo de poste de iluminação, possivelmente você irá encontrar entre as especificações da descrição do produto, além de formato, tamanho e cor, a informação de quantos daN ele tem.

Mas afinal, o que é um daN?

Um daN não é uma parte, ou componente físico nem técnico de um poste de iluminação. Um daN é a abreviação que corresponde a um decaNewton, ou seja, é uma unidade de medida.

Da mesma forma que litros, quilos e metros são unidades de medida do sistema internacional, um Newton é uma unidade usada para realizar determinada medida. Um Newton indica qual a força necessária para proporcionar a uma massa de 1 kg uma aceleração de 1 m/s².

Deca é um prefixo com origem grega que significa e representa o numeral dez, e Newton é uma unidade de força do Sistema Internacional de Medidas que equivale a cerca de 1 quilograma força. Ou seja, um decaNewton, ou daN, é igual a dez Newtons que representa 1,0197 kgf (quilograma força).

Então, um daN em um poste de iluminação corresponde a uma unidade de força. O quilograma força é uma unidade de medida muito usada em engenharia.

Um exemplo de cálculo seria: um poste de 400 daN equivale a 400 x 1,0197 kfg, da mesma forma, 400 daN equivalem a 4000 N (newton).

Para que serve saber o daN de um poste de iluminação?

Essa informação é muito importante para saber o quão “forte” um poste é, qual sua capacidade de suportar a força aplicada em relação a sua resistência. A informação do daN virá sempre especificada na tabela de informações sobre a resistência nominal do poste.

A resistência nominal de um poste de iluminação indica o valor de resistência que o artefato apresenta continuamente diante de um esforço aplicado em qualquer direção sobre qualquer uma de suas faces. Da mesma forma a informação em daN também virá mencionada para indicar o limite elástico e a carga de ruptura do poste, informações indispensáveis para a segurança do projeto.

Ao escolher os postes usados em seu empreendimento, é importante conhecer todas essas especificações, afinal, é um mobiliário durável que deve estar pronto para suportar intempéries e cumprir a sua tarefa diante das variações temporais.

Assim, será possível perceber que o poste adquirido é o ideal para o local e funções necessárias, além de estar dentro das normas reguladoras da ABNT, feito com os melhores materiais e técnicas e a beleza esperada para cumprir sua função.

Agora que você já sabe o que é um daN num poste de iluminação, qual sua função e qual o seu valor, conheça em nosso menu todas as opções de postes disponíveis e seus daN para encontrar a ideal para seu projeto.

 

Iluminação Industrial, por que LED é sua melhor opção?

Antigamente (cerca de 40 anos), a opção mais utilizada para iluminação industrial era a lâmpada de vapor metálico, que proporcionam um bom fluxo luminoso e melhor reprodução de cores, comparada à sua antecessora, a lâmpada de mercúrio.

Guia definitivo para iluminação do condomínios

Reunimos aqui dicas e boas práticas de como iluminar corretamente um condomínio, essas informações foram coletadas com nossos vendedores e são oriundas da experiência diária no atendimento de clientes de condomínios, como síndicos, administradores de condomínios e outros interessados em equipar seus condomínios com iluminação moderna, de qualidade e com o melhor custo-benefício.

Trilhos eletrificados, se ligue nessa tendência

Os trilhos eletrificados são uma opção de iluminação muito utilizada em ambientes comerciais como lojas, shopping e varejistas em geral.

Descubra as lâmpadas PAR

Mais do que clarear um ambiente, a iluminação tem ganhado importância em muitos projetos de decoração. Assim sendo, na hora de reformar ou construir, é muito importante conhecer as opções disponíveis no mercado, como as Lâmpadas PAR 20, 30 e 38.

Poste metálico para câmeras e iluminação

Em alguns ambientes é imprescindível a existência de câmeras de monitoramento e iluminação adequada simultaneamente.

Como iluminar um jardim corretamente

Para iluminar um jardim com sucesso é preciso conhecimento e bom gosto. Veja essas dicas importantes para ter um jardim bem iluminado, seguro, bonito e sem gastar muito, nem ao comprar luminárias e postes, nem na conta de luz e manutenção.

Orçamento pelo WhatsApp