O que é daN de um poste de iluminação?

O que é daN de um poste de iluminação?

Entre as etapas de um projeto, escolher um poste é uma das tarefas pertinentes a implementação da iluminação. Além de comparar preços, é fundamental ver as especificações técnicas para saber qual se adequará mais ao projeto.

Ao pesquisar por um modelo de poste de iluminação, possivelmente você irá encontrar entre as especificações da descrição do produto, além de formato, tamanho e cor, a informação de quantos daN ele tem.

 

Mas afinal, o que é um daN?

Um daN não é uma parte, ou componente físico nem técnico de um poste de iluminação. Um daN é a abreviação que corresponde a um decaNewton, ou seja, é uma unidade de medida.

Da mesma forma que litros, quilos e metros são unidades de medida do sistema internacional, um Newton é uma unidade usada para realizar determinada a medida de força. Um Newton indica qual a força necessária para proporcionar a uma massa de 1 kg uma aceleração de 1 m/s².

Deca é um prefixo com origem grega que significa e representa o numeral dez, e Newton é uma unidade de força do Sistema Internacional de Medidas que equivale a cerca de 1 quilograma força. Ou seja, um decaNewton, ou daN, é igual a dez Newtons que representa 1,0197 kgf (quilograma força).

Então, um daN em um poste de iluminação corresponde a uma unidade de força. O quilograma força é uma unidade de medida muito usada em engenharia.

Um exemplo de cálculo seria: um poste de 400 daN equivale a 400 x 1,0197 kfg, da mesma forma, 400 daN equivalem a 4000 N (newton).

 

Para que serve saber o daN de um poste de iluminação?

Essa informação é muito importante para saber o quão “forte” um poste é, qual sua capacidade de suportar a força aplicada em relação a sua resistência. A informação do daN virá sempre especificada na tabela de informações sobre a resistência nominal do poste.

A resistência nominal de um poste de iluminação indica o valor de resistência que o artefato apresenta continuamente diante de um esforço aplicado em qualquer direção sobre qualquer uma de suas faces. Da mesma forma a informação em daN também virá mencionada para indicar o limite elástico e a carga de ruptura do poste, informações indispensáveis para a segurança do projeto.

Ao escolher os postes usados em seu empreendimento, é importante conhecer todas essas especificações, afinal, é um mobiliário durável que deve estar pronto para suportar intempéries e cumprir a sua tarefa diante das variações temporais.

Assim, será possível perceber que o poste adquirido é o ideal para o local e funções necessárias, além de estar dentro das normas reguladoras da ABNT, feito com os melhores materiais e técnicas e a beleza esperada para cumprir sua função.

Agora que você já sabe o que é um daN num poste de iluminação, qual sua função e qual o seu valor, conheça em nosso menu todas as opções de postes disponíveis e seus daN para encontrar a ideal para seu projeto.

 

Fale com um dos nosso consultores