LEDs na inovação da iluminação pública

Nos últimos anos mais e mais lâmpadas tradicionais foram substituídas por lâmpadas de LED. Não apenas para luzes internas — lâmpadas tubulares, lâmpada de bulbo, painéis luminosos, etc. —, mas também para luzes externas, como lâmpadas de postes de rua de LED de alta qualidade, luzes de emergência, refletores, entre outros.

Características como tamanho reduzido, baixo consumo de energia, longa vida útil, alto brilho, baixa quantidade de calor, proteção ambiental, resistência e durabilidade fazem com que a tecnologia LED seja ideal para a iluminação pública do futuro.

Com isso em mente, vamos discutir no artigo a seguir como a iluminação pública do futuro estará ancorada em lâmpadas de LED, principalmente com a diminuição gradual dos custos de produção.

Confira!

 

LED: a tecnologia do futuro

 

Em 2018, a China começou a colocar em operação uma nova lâmpada de LED para iluminação pública que vai além do convencional da lâmpada tradicional. Além de iluminar com modulação de brilho e cor de acordo com a necessidade ambiental, essas novas lâmpadas de LED também fornecem múltiplas funções como carregamento de veículos elétricos, conexões WiFi, monitoramento de informações de tráfego, sensores para medir temperatura, velocidade do vento, pressão do ar, entre outros.

Essas lâmpadas são o que há de mais avançado para iluminação de rua, e as expectativas dos governantes de ShenZhen (cidade que instalou as luminárias) é de que os custos de aquisição, implementação e manutenção seja revertido em menos de 3 anos.

No entanto, não precisamos ir tão longe.

 

Inovação na iluminação pública

 

O município de Campo Maior, no Piauí, foi o primeiro a alcançar 100% da iluminação pública com tecnologia de LED em 2017. De lá para cá, os legisladores municipais têm buscado criar condições para a disseminação dessa prática em outras prefeituras, e as concessionárias e prefeituras estão se adaptando rapidamente.

Os objetivos dessas iniciativas giram em torno da redução das despesas públicas com energia elétrica, da diminuição dos gastos com manutenção e aquisição de lâmpadas, da eliminação dos impactos ambientais causados pelas antigas e poluentes lâmpadas de vapor de mercúrio ou sódio e, por fim, mas não menos importante, garantir uma iluminação superior para as vias urbanas.

A iluminação LED também garante maior durabilidade, já que seu ciclo de vida é duas vezes maior que o da lâmpada de sódio tradicional. Além disso, essa tecnologia pode ser integrada a um sistema de gerenciamento remoto de iluminação pública que pode ser implementado em etapas posteriores do projeto. O gerenciamento remoto inteligente é capaz de monitorar a operação das lâmpadas, verificar se alguma está com defeito, ligar e desligar as luzes e até regular a intensidade da iluminação pública remotamente.

 

Redução dos custos

 

A disseminação da tecnologia de lâmpadas de LED na iluminação pública só é possível por causa da redução de custos significativa que tem acontecido na última década. Estimativas de agências reguladoras de energia elétrica dos Estados Unidos sugerem uma redução de mais de 90% no preço das lâmpadas entre 2006 e 2018. E, como vimos nos parágrafos anteriores, esse barateamento não veio acompanhado de diminuição de qualidade, muito pelo contrário.

Atualmente, as lâmpadas de LED são a tecnologia com a maior vida útil, melhor relação custo-benefício e o menor impacto ambiental disparado. Com a queda dos preços e o aumento do volume de produção, elas logo serão o novo padrão para a iluminação pública no mundo inteiro.

Gestor público, conheça as luminárias de LED da Aladin Iluminação e faça o seu projeto de iluminação pública se destacar!

https://www.aladiniluminacao.com.br/c/luminaria-publica-0

Se desejar conhecer mais sobre os nossos produtos, entre em contato por telefone ou e-mail!

Telefones: (11) 2219-2505 / (11) 2219-2506 / (11) 2219-2476

E-mail: contato@aladiniluminacao.com.br

 

Faça as escolhas certas para iluminação de jardins

Iluminação de jardins e espaços externos arborizados é essencial para valorizar esses ambientes, sejam eles condomínios residenciais, prédios comerciais ou corporativos, praças, parques, etc. Além de consolidar uma proposta estética, permite que os usuários aproveitem o espaço também à noite. Trata-se, portanto, de uma questão de valorização dos espaços e empreendimentos.

Como escolher a melhor iluminação para quadra de tênis?

Uma boa iluminação em qualquer quadra de esportes, é fundamental para a sua utilização de forma adequada e, também, para que seja possível uma maior visibilidade ao esporte que está sendo praticado.

Conheça a pintura eletrostática a pó, acabamento e resistência.

Basta dar uma olhadinha em nossos produtos para perceber que a opção de pintura em poliéster a pó está disponível em diversos deles, mas você sabe quais são as vantagens dessa técnica em relação à pintura líquida tradicional e por que ela é melhor? É o que vamos te mostrar neste artigo!

Iluminação Industrial, por que LED é sua melhor opção?

Antigamente (cerca de 40 anos), a opção mais utilizada para iluminação industrial era a lâmpada de vapor metálico, que proporcionam um bom fluxo luminoso e melhor reprodução de cores, comparada à sua antecessora, a lâmpada de mercúrio.

Guia definitivo para iluminação do condomínios

Reunimos aqui dicas e boas práticas de como iluminar corretamente um condomínio, essas informações foram coletadas com nossos vendedores e são oriundas da experiência diária no atendimento de clientes de condomínios, como síndicos, administradores de condomínios e outros interessados em equipar seus condomínios com iluminação moderna, de qualidade e com o melhor custo-benefício.

Trilhos eletrificados, se ligue nessa tendência

Os trilhos eletrificados são uma opção de iluminação muito utilizada em ambientes comerciais como lojas, shopping e varejistas em geral.

Orçamento pelo WhatsApp