IRC - Índice de Reprodução de Cores

 

IRC – Índice de Reprodução de Cores

 
O IRC, como o próprio nome indica, tem relação com cores. Em resumo é a capacidade da iluminação em reproduzir as cores com fidelidade.
 
O melhor exemplo de iluminação de IRC máximo é o sol, isso mesmo, a luz natural reproduz as cores de maneira perfeita. O que a luz artificial tenta fazer é imitar a luz natural. Mas nem sempre isso é possível.
Até aí tudo bem, mas no que isso pode influenciar na escolha da iluminação certa.
 
Na verdade, é bem simples, se você precisa destacar as cores dos objetos o IRC tem que ser alto. Vamos dar um exemplo prático. Uma concessionária de veículos. Algumas marcas têm 3 até 4 tipos de cor prata para seus modelos. Se a iluminação nesse ponto de venda não tiver um IRC acima de 90 todos os tons de prata parecerão iguais.
 
Isso quer dizer se você precisa que as pessoas se encantem com os produtos que estão sendo expostos o IRC tem que ser alto.
 
Mas então apenas produtos de alto valor como carros e joias tem que ter uma iluminação de IRC alto? Não necessariamente. Nos mercados por todo país tem se percebido uma preocupação cada vez maior em relação a isso. Tem se visto grandes varejistas investir pesado em iluminação de alto IRC no setor de hortifruti e vestuário, produtos de valor agregado menor.
 
Mas então por que essas experientes e consagradas redes de supermercados estão investindo nisso? Por apenas um motivo. Porque funciona e vale o investimento. Produtos mais chamativos vendem mais. 
 
No outro extremo estão as aplicações que não tem prioridade na exibição correta das cores, neste caso apenas a claridade importa, normalmente por questões de segurança ou economia, já que iluminação de baixo IRC tem preços menores. São os casos de aplicações com iluminação pública em geral, jardins, praças, estacionamentos, condomínios, etc.
 
Agora que você sabe a importância do IRC na iluminação faça a escolha certa a sua necessidade. 
 
Se ainda ficou alguma dúvida entre em contato com um consultor de venda Aladin Iluminação, eles estão sempre prontos para oferecer as melhores opções de iluminação para a sua necessidade, sempre levando em consideração qualidade, menor preço de aquisição e economia de energia.
 

 

Iluminação Industrial, por que LED é sua melhor opção?

Antigamente (cerca de 40 anos), a opção mais utilizada para iluminação industrial era a lâmpada de vapor metálico, que proporcionam um bom fluxo luminoso e melhor reprodução de cores, comparada à sua antecessora, a lâmpada de mercúrio.

Guia definitivo para iluminação do condomínios

Reunimos aqui dicas e boas práticas de como iluminar corretamente um condomínio, essas informações foram coletadas com nossos vendedores e são oriundas da experiência diária no atendimento de clientes de condomínios, como síndicos, administradores de condomínios e outros interessados em equipar seus condomínios com iluminação moderna, de qualidade e com o melhor custo-benefício.

Trilhos eletrificados, se ligue nessa tendência

Os trilhos eletrificados são uma opção de iluminação muito utilizada em ambientes comerciais como lojas, shopping e varejistas em geral.

Descubra as lâmpadas PAR

Mais do que clarear um ambiente, a iluminação tem ganhado importância em muitos projetos de decoração. Assim sendo, na hora de reformar ou construir, é muito importante conhecer as opções disponíveis no mercado, como as Lâmpadas PAR 20, 30 e 38.

Poste metálico para câmeras e iluminação

Em alguns ambientes é imprescindível a existência de câmeras de monitoramento e iluminação adequada simultaneamente.

Como iluminar um jardim corretamente

Para iluminar um jardim com sucesso é preciso conhecimento e bom gosto. Veja essas dicas importantes para ter um jardim bem iluminado, seguro, bonito e sem gastar muito, nem ao comprar luminárias e postes, nem na conta de luz e manutenção.

Orçamento pelo WhatsApp