Iluminação Publica

Implantação Iluminação Publica no Brasil

Em 1883, Campos do Goitacazes, no interior do Rio de Janeiro, foi o primeiro município brasileiro a ter suas ruas iluminadas com luzes movidas à energia elétrica. Entretanto, antes disso a capital carioca já realizava testes com energia elétrica.
Já a capital gaúcha, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi a primeira capital brasileira a passar a contar com o sistema de iluminação pública elétrica. Anos mais tarde, outras cidades e capitais espalhadas pelo Brasil também implantaram o sistema, a exemplo de Piracicaba, São Carlos do Pinhal, Rio Claro e Ribeirão Preto, em São Paulo; São João Del Rei, Belo Horizonte e Juiz de Fora, em Minas Gerais; Belém, no Pará; e Manaus, no Amazonas.

No início do século XX, a iluminação elétrica começou a ser implantada no Rio de Janeiro.

Na capital paulista, em 1911, teve início a instalação das primeiras lâmpadas geradas a energia elétrica. Aproximadamente 1.600 pontos de iluminação elétrica já haviam sido implantados na maior cidade do país em 1914. As avenidas Brigadeiro Faria Lima e Higienópolis foram as primeiras áreas da capital paulista a serem iluminadas com eletricidade.

Uma das maiores dificuldades em que a iluminação elétrica esbarrou no Brasil foi a não existência de usinas geradoras de eletricidade próximo das localidades que estavam sendo iluminadas. O advento das linhas de transmissão, redes capazes de conduzir energia elétrica por longas distâncias, foi responsável por impulsionar a iluminação elétrica no Brasil.

 

Comparativo entre luminária para poste de iluminação. Convencional ou LED.

Comparativo entre luminária para poste de iluminação. Convencional ou LED.

Qual é o melhor luminária para poste? convencional ou LED. Vamos te mostrar as vantagens.

Postes de iluminação para condomínio

Postes de iluminação para condomínio

Depois de 20 anos criando soluções para iluminação em condomínios temos algumas certezas, uma das mais importantes é que cada cliente tem necessidades particulares.

Poste de iluminação – conheça um caso de solução personalizada

Poste de iluminação – conheça um caso de solução personalizada

De tempos em tempos, aparecem solicitações que nos desafiam e impulsionam a desenvolver novas soluções e inovar com o foco na satisfação do nosso cliente.

O que é perfil de led e como usar perfil de LED corretamente

O que é perfil de led e como usar perfil de LED corretamente

O perfil de led é um tipo de iluminação moderna e versátil que têm sido muito utilizadas por arquitetos e decoradores porque além de ter muitas possibilidades de utilização, deixam o ambiente mais atraente.

Perfil LED uma opção sofisticada

Perfil LED uma opção sofisticada

Para iluminar um ambiente com estilo e personalidade, é possível ir muito além das luminárias e dos lustres tradicionais.

Guia de iluminação externa para condomínio

Guia de iluminação externa para condomínio

Para iluminar um condomínio residencial ou comercial de maneira adequada e bem sucedida é preciso conhecer os tipos de iluminação para áreas externas que podem beneficiar os usuário nas questões de segurança e estéticas e ao mesmo tempo proporcionar economia de energia e baixa manutenção.

Orçamento pelo WhatsApp