Iluminação para shoppings

Cerca de 5% dos custos totais da obra de um Shopping vão para o projeto de iluminação. Dentre os vários aspectos estruturais e estéticos que estão envolvidos nestes gigantescos empreendimentos de construção civil, a iluminação é parte fundamental, garantindo segurança, conforto e eficiência energética para os gestores do imóvel.

Neste texto, você entenderá mais sobre a importância do projeto de iluminação de um shopping. Confira!

 

Segurança, estética e fatores estruturais

 

O Brasil tem cerca de 600 shoppings centers espalhados pelo país. Estes empreendimentos possuem algumas características em comum: grandes terrenos, com obras variadas em numerosos pisos, cada um com demandas de iluminação diferentes.

De forma geral, os projetos contemporâneos de iluminação para shoppings têm buscado integrar a luz artificial interna com a iluminação natural dos ambientes externos, evitando diferenças bruscas de luz para os olhos dos clientes, uma vez que repetidas variações de luz cansam a visão.

Ao mesmo tempo, os shoppings sempre possuem spots, sancas e outros elementos visuais que exigem iluminação especial em caráter decorativo, fazendo com que o shopping tenha distintas demandas de equipamentos de iluminação e uma preocupação especial com o projeto que é integrado à toda a arquitetura do imóvel.

Aladin Iluminação oferece uma linha completa de produtos para projetos de iluminação de shopping. Dentre eles, postes para área externa da entrada, refletores para outdoors externos, arandelas/balizadores que direcionam o corredor do estacionamento, luminárias para estacionamento externo e interno, luminárias para tetos de shopping que tem pé direito alto, luminárias para vitrines de lojas e praças de alimentação, além luminárias para os banheiros e espelhos dos lavabos.

Da mesma forma, diferentes ambientes no shopping exigem distintas configurações de iluminação. As luzes dos corredores são diferentes das lâmpadas do estacionamento, que por sua vez também podem ser distintas em relação à iluminação de certas lojas, como boutiques de roupas, cinemas e supermercados dentro dos shoppings.

Sem um bom projeto de iluminação de shopping, os clientes podem não se sentir seguros ou confortáveis o suficiente para passar horas dentro do shopping, deixando as lojas antes do tempo previsto de permanência e, consequentemente, diminuindo os lucros dos lojistas.

As lâmpadas LED têm tomado conta dos ambientes dos shoppings, uma vez que são econômicas, potentes, tem longa vida útil e conseguem reproduzir cores com extrema fidelidade, de forma mais atrativa aos olhos.

Sem o correto projeto de iluminação de shopping as instalações elétricas estruturais do prédio podem não ser suficientes, o que possibilita o risco de falhas no suprimento de energia, curtos circuitos e apagões que representam prejuízo na certa.

Por isso, um bom projeto de iluminação de shopping garante que o ambiente estará iluminado da maneira mais adequada e eficiente, com o menor gasto de energia elétrica possível, valorizando o meio ambiente e proporcionando economia para os proprietários do shopping, para os lojistas e também para os clientes, que terão preços mais acessíveis e frequentaram o local com maior assiduidade.

A Aladin Iluminação tem tudo o que um shopping precisa para um bom projeto de iluminação. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções em iluminação!