Iluminação na segurança do condomínio?

Para os administradores de condomínios a segurança é uma preocupação constante. A cautela não é demasiada, pois apenas no início de 2018 os roubos cresceram 56% na cidade de São Paulo - é o que informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Entender como os postes de iluminação ajudam na segurança do condomínio ajuda a combater o problema. Naturalmente existem outras medidas paralelas que devem ser adotadas. Os alarmes, por exemplo, evidenciam quando ocorrem situações incomuns no local. Os sistemas de monitoramento são de igual importância.

Com eles os riscos de intrusão e até mesmo outros sinistros são minimizados. Isso acontece porque, ao serem combinados aos alarmes, o seu caráter preventivo engloba incêndios e outros problemas.

Não obstante, sem uma iluminação adequada a eficiência destes recursos fica comprometida. Basta considerar que se os acessos, entornos e áreas externas estiverem às escuras, pouco adianta o uso de câmeras de segurança. Dependendo do equipamento, o próprio registro de imagens é prejudicado; assim, fica mais difícil inibir eventuais investidas de criminosos no local.

Até mesmo porque há muitos casos de assaltos que podem ocorrer nas adjacências do condomínio. O ideal é que as luzes sejam bem pensadas para fachadas e dependências gerais da propriedade.

No tocante à segurança, luminárias e holofotes são os itens mais empregados com este fim, e eles podem ser complementados com sensores de presença – um detalhe que melhora a sua eficiência por evidenciar qualquer aproximação e que pode ajudar a diminuir custos com eletricidade.

O fato é que um bom projeto de iluminação é fundamental para que a propriedade tenha segurança. Por isso, a seguir vamos entender como exatamente isto ocorre e quais equipamentos são utilizados.

Você pode acessar o nosso site para saber mais e conhecer nossos produtos.

 

Como os postes de iluminação ajudam na segurança do condomínio?

 

Na primeira metade deste artigo tratamos um pouco da relação entre luzes e área externa. Esta é, naturalmente, a parte que demanda mais atenção. Assim, o projeto deve considerar o funcionamento particular do local. A princípio a iluminação precisa funcionar como guia de acesso. Ou seja, ela identifica o estacionamento e as áreas de entrada e circulação para quem está a pé.

No portão de acesso é um detalhe que facilita o trabalho da portaria. Afinal, essa função depende da identificação de quem busca entrar no local. Quanto melhor iluminada esta área, mais fácil o trabalho dos funcionários. No mais, lembremo-nos que ambientes bem iluminados estimulam a atenção e diminuem sonolência e a desatenção por parte da equipe.

Nesta exposição de como os postes de iluminação ajudam na segurança do condomínio, devemos ressaltar a importância de garagens e estacionamentos. Pois se a função primordial da luz é servir de guia, ela também opera de forma estratégica neste caso.

Itens como os refletores iluminam com eficiência e permitem visualizar boa parte do entorno. Se o estacionamento for fechado as luzes devem ser uniformes para que se proporcione maior segurança no ambiente.

Administradores que sabem como os postes de iluminação ajudam na segurança do condomínio fazem projetos melhores. A propriedade e seus moradores saem beneficiados deste cuidado, que não é apenas preventivo, mas torna os locais mais práticos.

Entre em contato se você busca peças personalizadas para iluminar o seu condomínio. Possuímos itens para pronta entrega e garantimos a qualidade de quem está há 15 anos atuando no mercado. Você pode falar com a gente por telefone ou enviar um e-mail! E para mais artigos como este acesse o nosso blog!

 

Qual lâmpada usar? Qual a luminária certa para cada ambiente?

Você quer saber como iluminar um ambiente corretamente, mas quer fazer isso sem complicação, então leia este artigo e descubra como.

Como escolher Poste Balizador?

Perguntas e respostas sobre como escolher Poste Balizador

Como fazer Iluminação externa?

A Iluminação de área externas vai muito além da parte estética. Além de serem muito utilizadas para realçar a arquitetura e o paisagismo durante a noite, têm a função de segurança para o imóvel, moradores e usuários.

Iluminação de condomínios

Se você é síndico ou responsável da administradora de condomínio por comprar iluminação você está lendo o artigo certo.

Tonalidades de luz - como escolher?

Temperatura de cor é coloração da luz que é expressa na unidade de medida Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade da luz.

Qual tipo de LED é melhor? LED COB ou SMD?

Aprenda a escolher os diferentes tipos de LED para sua necessidadeVamos te explicar de maneira simples e prática o que essas siglas querem dizer.

Orçamento pelo WhatsApp