Iluminação ideal para corredores

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os corredores exigem uma boa iluminação, uniforme e de modo que os visitantes e moradores possam encontrar o seu caminho de forma rápida e eficiente. Para evitar indesejáveis “efeitos de túnel" em corredores estendidos, no entanto, é preciso tomar cuidado para evitar uma monotonia uniforme em níveis de iluminação. É melhor oferecer variedade de luz por meio da incorporação de diferentes níveis de brilho para o projeto de iluminação.

Luminárias

As paredes iluminadas fazem um corredor se tornar mais amplo. A luz indireta ricocheteia no teto e faz o espaço parecer mais aberto e acolhedor. Em longos corredores, também é recomendado que as luminárias fiquem fixadas em ângulo reto com a direção do movimento. Isso faz com que o corredor tenha um olhar mais curto. Uma grande variedade de aparelhos de iluminação estão disponíveis para iluminar corredores. As opções incluem, por exemplo, luminárias embutidas, luminárias de parede, rebaixadas e luminárias de teto montadas em superfície, além de luminárias suspensas para a direta ou iluminação direta/indireta. Os acentos também podem ser configurados com luminárias de chão embutidas, que enfatizam o curso do corredor.

Dicas

Como regra geral, a iluminação do corredor permanece em funcionamento durante longos períodos, por isso, o consumo de energia é correspondentemente elevado. O balanço energético é melhorado por lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas compactas com plug-in base para operação. Também é uma boa ideia ligar a iluminação para a mudança em etapas: em uma casa durante o dia, por exemplo, 50% de iluminação acesa é o suficiente para facilitar a adaptação entre o corredor e os outros cômodos, enquanto pelo menos 100% da iluminação é necessária durante a noite. Sistemas de gestão de iluminação oferecem comodidade e economia - para lojas e edifícios de escritórios também. Os níveis de iluminação podem, assim, ser adaptados para atender às necessidades individuais: um nível durante o dia, outro para operações de limpeza e um terceiro para a noite.

Uma boa iluminação eleva o nível de luz vertical e contribui para uma maior conforto visual. Os sinais e ajudas de orientação também são destacados pela iluminação de realce, com os downlights, luminárias de parede e uma variedade de peças especiais. Onde há uma baixa tensão de lâmpadas, elas devem ter uma propagação de feixe largo, porque a luz altamente concentrada pode causar ofuscamento.

Nota: para a segurança nos edifícios, as rotas de saída devem ser claramente identificadas e servidas por iluminação de emergência adequada.

 

Qual lâmpada usar? Qual a luminária certa para cada ambiente?

Você quer saber como iluminar um ambiente corretamente, mas quer fazer isso sem complicação, então leia este artigo e descubra como.

Como escolher Poste Balizador?

Perguntas e respostas sobre como escolher Poste Balizador

Como fazer Iluminação externa?

A Iluminação de área externas vai muito além da parte estética. Além de serem muito utilizadas para realçar a arquitetura e o paisagismo durante a noite, têm a função de segurança para o imóvel, moradores e usuários.

Iluminação de condomínios

Se você é síndico ou responsável da administradora de condomínio por comprar iluminação você está lendo o artigo certo.

Tonalidades de luz - como escolher?

Temperatura de cor é coloração da luz que é expressa na unidade de medida Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade da luz.

Qual tipo de LED é melhor? LED COB ou SMD?

Aprenda a escolher os diferentes tipos de LED para sua necessidadeVamos te explicar de maneira simples e prática o que essas siglas querem dizer.

Orçamento pelo WhatsApp