Iluminação de quadras poliesportivas

Você sabia que quadras poliesportivas precisam de um tipo especial de luz? Neste artigo, vamos mostrar a você as características desta categoria de iluminação e também alguns de nossos modelos de postes para essa função!

 

Existem regras para a iluminação de quadras poliesportivas?

 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possuía normas específicas para a iluminação de quadras esportivas internas e externas – a NBR 8837-1985. No entanto, a regra, criada em 1985, não está mais em vigor.

Agora, devem ser respeitadas as especificidades contidas na norma NBR 8995-1, que trata da iluminação de diversos tipos de ambientes. É importante sempre seguir as normas indicadas pelo órgão para que a quadra tenha uma iluminação adequada!

Diferentes esportes exigem diferentes iluminações. No entanto, como estamos falando de quadras poliesportivas (que funcionam para vários), o ideal é que a iluminação seja funcional para todos eles.

O sistema de iluminação de quadras poliesportivas deve seguir alguns parâmetros para que não haja ofuscamento (desconforto e redução da capacidade de visão por excesso de luz) tanto dos atletas quanto dos juízes, funcionários e torcida.

Geralmente, este tipo de quadra possui 28mX14m. Para compreender esta dimensão, são recomendados 4 postes de 9m de altura, com 3 refletores de 400W cada (ou 6 de 200W). Além disso, cada poste deve estar posicionado a cerca de 7m do eixo da quadra; e a 3m dos limites da quadra.

Agora sim, conheça alguns de nossos postes ideais para a iluminação de quadras poliesportivas!

O refletor PJ 161 é uma boa opção para essa função. O modelo é produzido em alumínio, conta com vidro temperado (que oferece maior resistência que o tradicional) e suporta lâmpadas de vapor metálico de até 400W.

A vantagem deste modelo para quadras é que apenas três refletores são o suficiente para cada poste. Ou seja, seriam necessárias 12 peças no total. No entanto, por ser indicado para lâmpadas de vapor metálico, não oferece tanta resistência, economia e durabilidade quanto uma lâmpada de LED, por exemplo.

Outra boa opção é o PJ 163. O modelo é produzido em alumínio, aço e vidro temperado e funciona com lâmpada LED, ou seja, é um refletor bastante resistente! Com vida útil estimada de até 50mil horas, é uma opção mais sustentável e econômica. A única desvantagem é que o LED deste modelo tem 100W de potência. Isso significa que seriam necessários 12 refletores em cada poste, totalizando 48 lâmpadas para toda a quadra poliesportiva.

Dependendo das dimensões e características da quadra, o CR 001 pode ser bastante útil, já que é uma cruzeta que possibilita a instalação de até 8 projetores. Você pode ainda consultar outros modelos de postes e refletores em nosso site!

É sempre importante lembrar que a Aladin Iluminação fabrica peças exclusivas sob encomenda! Ou seja, se você está trabalhando num projeto de quadra específico – ou de qualquer outro ambiente – e não encontrou um modelo de luminária ideal, também podemos te ajudar – basta entrar em contato conosco e pedir o seu orçamento!

 

Faça as escolhas certas para iluminação de jardins

Iluminação de jardins e espaços externos arborizados é essencial para valorizar esses ambientes, sejam eles condomínios residenciais, prédios comerciais ou corporativos, praças, parques, etc. Além de consolidar uma proposta estética, permite que os usuários aproveitem o espaço também à noite. Trata-se, portanto, de uma questão de valorização dos espaços e empreendimentos.

Como escolher a melhor iluminação para quadra de tênis?

Uma boa iluminação em qualquer quadra de esportes, é fundamental para a sua utilização de forma adequada e, também, para que seja possível uma maior visibilidade ao esporte que está sendo praticado.

Conheça a pintura eletrostática a pó, acabamento e resistência.

Basta dar uma olhadinha em nossos produtos para perceber que a opção de pintura em poliéster a pó está disponível em diversos deles, mas você sabe quais são as vantagens dessa técnica em relação à pintura líquida tradicional e por que ela é melhor? É o que vamos te mostrar neste artigo!

Iluminação Industrial, por que LED é sua melhor opção?

Antigamente (cerca de 40 anos), a opção mais utilizada para iluminação industrial era a lâmpada de vapor metálico, que proporcionam um bom fluxo luminoso e melhor reprodução de cores, comparada à sua antecessora, a lâmpada de mercúrio.

Guia definitivo para iluminação do condomínios

Reunimos aqui dicas e boas práticas de como iluminar corretamente um condomínio, essas informações foram coletadas com nossos vendedores e são oriundas da experiência diária no atendimento de clientes de condomínios, como síndicos, administradores de condomínios e outros interessados em equipar seus condomínios com iluminação moderna, de qualidade e com o melhor custo-benefício.

Trilhos eletrificados, se ligue nessa tendência

Os trilhos eletrificados são uma opção de iluminação muito utilizada em ambientes comerciais como lojas, shopping e varejistas em geral.

Orçamento pelo WhatsApp