Iluminação de condomínios

Quais são as melhores opções para iluminação de condomínios


Para que você possa fazer as escolhas certas e ter um bom resultado final ao iluminar cada um dos espaços do condomínio, seja residencial, comercial ou industrial, confira nossas dicas e boas práticas, não tem erro.

Escolher a iluminação certa para cada situação pode fazer uma grande diferença na satisfação dos usuários/moradores e contratantes também, porque o investimento que será realizado tem que valer a pena e tem algumas dicas simples e úteis que vão te ajudar.

Mas além disso uma iluminação bem executada traz bem-estar às pessoas que frequentam o local e contribui para a valorização do empreendimento como um todo.

Pode ser um trabalho complicado cotar e comprar iluminação, porque existem muitas opções que utilizam diversas tecnologias diferentes, mas ter uma orientação prévia é útil para que você ganhar tempo além comprar o equipamento certo pelo melhor preço. Então vamos as informações:

Um erro muito comum que prejudica o conforto visual é o ofuscamento. Evitar o ofuscamento é uma dica de ouro para proporcionar aos ambientes uma iluminação agradável e eficiente.

Para evitar esse mal, uma regra básica que ajuda muito, é distribuir a iluminação.

Uma única luminária muito potente vai ofuscar mais do que várias luminárias distribuídas, então faça a análise de cada espaço e distribua as luminárias adequadamente. Essa boa prática, que é um dos segredos que os especialistas de iluminação não contam e contribui muito para ambientes iluminados corretamente.

Ainda no tema ofuscamento o direcionamento de cada luminária também pode ser adequado para que o ambiente seja iluminado de maneira correta e com sucesso. Veja esse exemplo.
 

Vamos ver esse exemplo:

1) O refletor utilizado em posição baixa e direcionado para frente provocar ofuscamento á visão de que se aproxima

2) A arandela fixada mais no alto e com foco para vertical baixo evita o ofuscamento (veja as arandelas AD 303 ou AD 097.

3) O poste, também em altura elevada e direcionamento correto garante iluminação adequada (veja ao poste PT 305/1)

Tonalidade adequada

Outra dica é a coloração da luz, também chamada de temperatura de cor.
Para cada espaço existe uma tonalidade de luz ideal. Também conhecidas como branco quente (em torno de 3000K) e branco frio (em torno de 6500 K). Não tem uma regra fixa, mas funciona basicamente assim:
- Branco quente: áreas de descanso e relaxamento como sala de espera de visitantes, por exemplo. Algumas peças de iluminação decorativa também podem utilizar esse tipo de luz, como spots para jardim, arandelas de parede e balizadores.

- Branco frio: Áreas que necessitam de atenção, estacionamentos e garagens, quadras esportivas, playgrounds, etc.
Se quiser saber mais sobre o assunto temperatura de cor leia o artigo Tonalidade de luz - como escolher.

 

Segurança

Isso nunca pode ficar de lado quando se pensa em iluminação.

Locais como escadas, desníveis e colunas tem que ter uma iluminação adequada para evitar acidentes. Objetos como vasos e plantas ornamentais podem ser destacados com iluminação dedicada exclusiva, isso contribui para segurança e deixa o espaço mais agradável.

Outro ponto de atenção, relacionado a segurança é aos limites das dependências do condomínio. A questão aqui não está relacionada aos usuários mas a segurança patrimonial. Iluminar o perímetro do empreendimento facilita o trabalho de vigilância e ajuda a inibir invasões.

 

Economia de energia

São 3 as dicas em relação a reduzir gastos com energia elétrica.

  1. Utilizar a iluminação onde for necessário dimensionar de maneira adequada. A distribuição racional das fontes de luz, seu posicionamento e direcionamento correto pode aumentar um pouco o custo de aquisição e o tempo dedicado ao planejamento, mas são fatores determinantes para reduzir os desperdícios.
  2. Instale sensores: Pessoas esquecem luzes acesas o que gera impacto no consumo de energia. Esse problema pode ser evitado com a utilização de sensores que detectam movimento, ativam automaticamente e são desativados após um período de tempo.
  3. Use LEDs: as luminárias LED têm maior eficiência energética, isso quer dizer que iluminam bem sem gastar muito. Além disso a maioria delas tem vida útil maior reduzindo o custo com manutenção
     

Obrigado por ler até aqui, se ainda houver dúvidas ou você quiser saber mais sobre qual é a iluminação adequada para condomínios, entre em contato com um consultor de vendas Aladin Iluminação, eles estão sempre prontos para oferecer as melhores opções de iluminação para a sua necessidade, sempre levando em consideração qualidade, menor preço de aquisição e economia de energia.

 


 

 

Como iluminar corretamente uma área externa

Como iluminar corretamente uma área externa

Para transformar áreas externas com a iluminação tem alguns truques simples mas importantes

Dicas e orientações para fazer a melhor Iluminação externa

Dicas e orientações para fazer a melhor Iluminação externa

Veja como acertar na iluminação de áreas externas

Transforme sua área externa com Iluminação de Jardim

Transforme sua área externa com Iluminação de Jardim

Uma jardim iluminado é um convite para os olhos. Iluminar um jardim valoriza o

Luminárias de teto

Luminárias de teto

Quais são os tipos de luminárias de teto

Luminária de parede

Luminária de parede

Saiba como utilizar a luminária de parede para tornar ambientes mais aconchegantes e convidativos

Como escolher entre poste com base e sem base

Como escolher entre poste com base e sem base

São diversas as questões relacionadas aos dois tipos de fixação de postes, então fizemos uma tabela de vantagens e desvantagens para facilitar a comparação e decisão pelo modelo de poste ideal para as suas necessidades.

Orçamento pelo WhatsApp

Esse site utiliza cookies para possibilitar a individualização de sua navegação, com filtro de suas preferências para aprimorar anúncios direcionados a você, inclusive com nossos parceiros das redes sociais. Ao aceitar cookies você concorda com nossa Política de Privacidade.