Iluminação de academias

A luz de um ambiente pode determinar o nível de conforto gerado pelo local. É o chamado projeto luminotécnico, que atende às necessidades de um tipo específico de estabelecimento, como a academia. Tudo para que os clientes tenham a melhor experiência possível.

Para que isso tenha sucesso, os profissionais elaboram projetos que visam atender às demandas existentes para os clientes. Escolher o material certo e a posição das luminárias é crucial para não atrapalhar o cliente durante a execução dos seus treinos.

Saiba mais sobre a iluminação nas academias e a sua importância na performance dos treinos.

 

A importância da iluminação na academia

 

Falando especificamente das academias, há parâmetros que variam dentro do próprio local. Por exemplo, a sala de musculação não terá sua iluminação configurada da mesma forma que uma sala de dança. Tanto a posição como a intensidade podem variar conforme necessário.

Vamos falar sobre cada espaço e as suas necessidades, antes disso, pensaremos sobre os modelos possíveis de se usar nesse tipo de projeto. Para os locais que necessitam de maior potência, a luminária de teto embutida de led é a melhor opção, luz branca, como o modelo EB 112 Luminária spot embutir AR 70/AR 111, ideal para estabelecimentos.

Veja as especificidades de cada espaço, abaixo.

 

Piscina

 

As áreas com piscinas devem ter a posição das luminárias distantes da água, para não dificultar a manutenção ou tornar o ambiente perigoso. Apesar de estar bem iluminada, essa área não pode oferecer perigo ao usuário da piscina.

A recomendação é de usar rebatedores, com 600 a 800 lux, que refletem na água e não prejudicam os clientes. Além da iluminação na parte de dentro, a exemplo do modelo EB 121 Spot direcionável para lâmpada Par led. Temos também diversidade de modelos de projetor e refletor que atendem essa demanda.

 

Sala para Yoga e Pilates

 

A prática dessas modalidades de exercício exige tranquilidade e concentração, por isso, o ambiente precisa trazer isso na sua iluminação. As luzes mais mornas, amareladas, são as mais adequadas e a intensidade é em cerca de 300 lux.

Não há demanda para luz forte nesses locais, então, a luz é apenas um complemento. Usar luminária de parede ou arandela nesse caso é o ideal, como o modelo AD 073 Arandela com lente.

 

Salas de exercícios aeróbicos

 

São as atividades que exigem mais gasto calórico e esforço cardiovascular, como musculação, dança, lutas, enfim. As luzes mais brancas e intensas colaboram para melhor aproveitamento disso. Normalmente, os clientes ficam cansados e suados, então precisam de luzes fortes para manter o ânimo.

A intensidade indicada é acima de 500 lux. Nesse contexto, entram as luminárias embutidas do tipo spot, que oferecem poder de iluminação maior, como a EB 120 Luminária spot fixo embutir com vidro.

 

Aulas de spinning

 

Nesse contexto, tudo é válido para trazer animação para o cliente. As aulas de spinning são muito animadas e usam de vários recursos para agitar os praticantes, a luz é um deles. Podem-se inserir reflexos coloridos e globos de luz, refletores e globos.

A intensidade recomendada também é acima de 500 lux. Os modelos que obedecem a esse padrão são os mesmos das salas de aeróbica e musculação, como o mencionado antes, EB 120 Luminária spot fixo embutir com vidro.

 

A importância da adequação da luz

 

A luz natural é um ótimo recurso e pode parecer mais atrativa, principalmente para economia de gastos. Entretanto, em ambientes como as academias, pode significar incidência de sol e, por isso, trazer muito calor ao ambiente. Então, é mais aconselhável adequar a iluminação a cada sala para proporcionar a melhor experiência ao cliente.

Viu como a iluminação é importante para a performance dos treinos na academia? O melhor é sempre optar por profissionais qualificados para elaboração do projeto e fornecedores de confiança para que tudo saia como planejado.

A iluminação produz um forte impacto e, feita de forma incorreta, pode dificultar o crescimento do seu negócio, seja ele uma academia ou outro tipo de estabelecimento.

Se você procura a iluminação ideal para o seu estabelecimento, não perca tempo! Temos modelos para todo o tipo de ambiente. Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais!

 

Como iluminar um jardim corretamente

Para iluminar um jardim com sucesso é preciso conhecimento e bom gosto. Veja essas dicas importantes para ter um jardim bem iluminado, seguro, bonito e sem gastar muito, nem ao comprar luminárias e postes, nem na conta de luz e manutenção.

Saiba escolher postes galvanizados a fogo

Existem muitas opções de postes de iluminação para áreas externas. Vamos te mostrar aqui as melhores opções para que você possa fazer a escolha certa, seja para construir ou reformar uma área externa de empreendimento residencial, comercial, público ou empresarial.

Qual a luminária certa para cada ambiente?

Você quer saber como iluminar um ambiente corretamente, mas quer fazer isso sem complicação, então leia este artigo e descubra como.

Como escolher Poste Balizador?

Perguntas e respostas sobre como escolher Poste Balizador

Como fazer Iluminação externa?

A Iluminação de área externas vai muito além da parte estética. Além de serem muito utilizadas para realçar a arquitetura e o paisagismo durante a noite, têm a função de segurança para o imóvel, moradores e usuários.

Iluminação de condomínios

Se você é síndico ou responsável da administradora de condomínio por comprar iluminação você está lendo o artigo certo.

Orçamento pelo WhatsApp