Iluminação x Produtividade: entenda a relação

A produtividade da empresa não anda tão bem? Os funcionários parecem pouco motivados para o trabalho no dia a dia? Saiba que a solução pode estar onde você menos imagina – na iluminação!

São diversos os estudos que apontam a relação entre ambos. De acordo com pesquisadores, os ambientes mal iluminados (sejam muito escuros, muito claros, com luzes mal distribuídas, etc) exigem que o organismo utilize uma parte de nossa energia para conseguir se adaptar ao ambiente. O resultado é uma maior chance de distração e menos concentração nos afazeres.

E não para por aí! A exposição constante à má iluminação durante o trabalho pode acarretar em problemas mais graves tanto para os funcionários quando para o rendimento da empresa. Entre eles estão:

• Maior risco de acidentes de trabalho;

• Problemas de saúde constantes (irritação, lacrimejamento, cansaço ocular, dores de cabeça);

• Maior probabilidade de desenvolvimento de distúrbio emocionais (a iluminação baixa está intimamente ligada com o aumento produção de melatonina, hormônio do sono, causando a médio-longo prazo cansaço, desmotivação e apatia, sintomas clássicos da Depressão e da Ansiedade)

Hoje em dia, são raras as empresas que podem usufruir de uma boa iluminação natural, considerada a ideal para ambientes profissionais. Com a crescente crise econômica que atinge em cheio o setor imobiliário, muitos estabelecimentos têm optado por se fixarem em um lugar menor, muitas vezes em prédios, com poucas e pequenas janelas. Nesses casos, a iluminação artificial entra como solução!

Mesmo que não sejam naturais, essas luzes podem alcançar um resultado bem parecido com a iluminação vinda do Sol, estimulando a produtividade da equipe de trabalho. Até os ambientes agraciados por uma boa luz natural podem aproveitar das vantagens da iluminação artificial! Sabe aquele momento do final da tarde, quando o Sol começa a se pôr, os funcionários já estão mais cansados e precisam de um empurrãozinho para concluírem seus trabalhos da melhor maneira? Então!

Um erro que muitas pessoas cometem quando pensam em luz artificial é imaginar apenas luzes brancas, frias e diretas. Pode ter certeza que este tipo de iluminação também não é a melhor opção para a maior parte das profissões.

As lâmpadas artificiais existem nos mais diversos modelos, cores e intensidades. Misturar luzes brancas e amareladas é uma boa opção para deixar o ambiente confortável e, ao mesmo tempo, produtivo. Confira aqui nossos modelos de luminárias de teto que funcionam bem na maioria dos ambientes de trabalho.

 

Para cada ofício, uma iluminação

 

Um ponto importante a ser ressaltado é o tipo de iluminação adequado para cada categoria de trabalho. Um ambiente com iluminação média ou forte e neutra (branco-amarelada) durante todo o dia é ideal para ambientes de trabalho mais tradicionais de uma maneira geral, como escritórios de advocacia, de contabilidade, agências de comunicação, de telemarketing, lojas, entre outros.

No entanto, um ambiente cirúrgico, a sala de um técnico em informática (que manipula pequenas peças) e outras funções que exigem atenção especial pedem uma iluminação mais intensa e direta. Por isso, lembre-se de se atentar a esse detalhe na hora de criar o projeto de iluminação!

Se você se interessou pela importância da luz no ambiente de trabalho, entre em contato conosco! Nós te ajudamos a encontrar a melhor solução em iluminação para a sua empresa!

 

O que é perfil de led e como usar perfil de LED corretamente

O que é perfil de led e como usar perfil de LED corretamente

O perfil de led é um tipo de iluminação moderna e versátil que têm sido muito utilizadas por arquitetos e decoradores porque além de ter muitas possibilidades de utilização, deixam o ambiente mais atraente.

Perfil LED uma opção sofisticada

Perfil LED uma opção sofisticada

Para iluminar um ambiente com estilo e personalidade, é possível ir muito além das luminárias e dos lustres tradicionais.

Guia de iluminação externa para condomínio

Guia de iluminação externa para condomínio

Para iluminar um condomínio residencial ou comercial de maneira adequada e bem sucedida é preciso conhecer os tipos de iluminação para áreas externas que podem beneficiar os usuário nas questões de segurança e estéticas e ao mesmo tempo proporcionar economia de energia e baixa manutenção.

Como escolher postes de iluminação

Como escolher postes de iluminação

A maneira mais consagrada e eficiente de iluminar uma área externa é usando postes de iluminação. Isso porque os postes de iluminação ocupam pouco espaço e iluminam uma grande superfície consumindo pouca energia.

Que tipo de poste de iluminação escolher

Que tipo de poste de iluminação escolher

Iluminação externa é um mercado que tem crescido bastante nos últimos anos, seja na para aplicações residenciais, comerciais ou industriais.

Qual a luminosidade ideal para cada ambiente?

Qual a luminosidade ideal para cada ambiente?

Descubra qual a claridade indicada para cada ambiente residencial , comercial ou industrial

Orçamento pelo WhatsApp