Guia de iluminação externa para condomínio

Guia de Iluminação externa para condomínio

Para iluminar um condomínio residencial ou comercial de maneira adequada e bem sucedida é preciso conhecer os tipos de iluminação para áreas externas que podem beneficiar os usuário nas questões de segurança e estéticas e ao mesmo tempo proporcionar economia de energia e baixa manutenção.

Neste guia vamos especificar os tipos de iluminação que podem ser utilizadas para projetos de iluminação vencedores

 

 

Os principais tipos de iluminação são 5:

- Iluminação geral
- Iluminação decorativa
- Iluminação de percurso/caminho
- Iluminação de destaque
- Iluminação esportiva

 

ILUMINAÇÃO GERAL

Tipo de iluminação:
Iluminação funcional que tem prioridade na performance, com objetivo de cobrir uma área com iluminação suficiente (100-200 lux) com o menor consumo de energia e manutenção possível.

 

Tipo de produto:
Poste telecônico (fabricado em partes de diâmetro progressivamente menores) com altura de 5 a 12 metros com potência de 50W (1 luminária) a 500W (2 luminárias de 250W).

 

Locais de instalação:
Estacionamentos, amplas áreas gramadas, jardins secundários extensos, praças, pátios e outros locais em que as pessoas permaneçam por curtos períodos de tempo ou que não tenham atividades esportivas.

 

 

ILUMINAÇÃO DECORATIVA

Tipo de iluminação:
Iluminação que mescla prioridade entre funcionalidade e estética por que, além de projetar iluminação funcional que tem objetivo de cobrir uma determinada área, também tem pretensões estéticas ou seja, a aparência do poste, e principalmente da luminária, tem maior importância se comparado ao poste de iluminação geral, isso porque os postes de iluminação decorativa são mais baixos e ficam na linha de visão das pessoas, ajudando assim a compor o visual arquitetônico do empreendimento.

 

Tipo de produto:
Poste contínuo com altura de 2,5m a 4 metros com potência de 50W ou 100W.

 

Locais de instalação:
Áreas comuns de alto tráfego, jardins principais, playgrounds, espaço pet e outros locais em que as pessoas permaneçam por longos períodos e que não tenham atividades esportivas.

 

 

ILUMINAÇÃO DE CAMINHO/PERCURSO

Tipo de iluminação:
Iluminação decorativa e demarcadora que tem prioridade na orientar os trajetos de pessoas e veículos. Tem o objetivo de balizamento de passagens, escadas, desníveis, caminhos proporcionando visibilidade às áreas de sombra entre áreas principais mais iluminadas. Contribuem para redução de acidentes e contusões por queda, além de colisões de veículos em locais de passagens estreitas.

 

Tipo de produto:
Mini postes com altura de 30 cm a 1 metros com potências entre 5W e 15W. A maioria dos produtos tem foco dirigido apenas para baixo e com foco direcionado para uma ou várias direções, porém existem opções de iluminação em todas as direções, como é o caso dos mini postes balizadores com globos e luminárias do tipo lampião.

 

Locais de instalação:
Passagens, escadas, desníveis, caminhos ou qualquer outro local de transição entre locais mais iluminados e as pessoas não permanecem por muito tempo.

 

 

 

ILUMINAÇÃO DE DESTAQUE

Tipo de iluminação:
Iluminação de prioridade decorativa possui foco dirigido e, na maioria das vezes, tem o foco estreito. Serve para evidenciar objetos de alto valor estético e decorativo.

 

Tipo de produto:
Arandelas (luminárias de parede), refletores, espetos e luminárias de piso.

 

Locais de instalação:
Plantas, fachadas, paredes e muros texturizados, vasos, árvores, arbustos, plantas ornamentais, colunas, etc.

 

 

 

ILUMINAÇÃO DE ESPORTIVA

Tipo de iluminação:
Iluminação prioritariamente funcional. Tem o objetivo de proporcionar luminosidade suficiente para prática segura e agradável de atividades esportivas. Utiliza sempre luz fria (6500K)

 

Tipo de produto:
Postes (6 a 12 metros), cruzetas/suportes e refletores de 50W a 200W

 

Locais de instalação:
Quadras esportivas

 

A Aladin Iluminação fabrica e comercializa todos os produtos citados neste guia há quase 20 anos. 
 

 

  Ficou interessado (a)? Então entre em contato com um dos nossos consultores especialistas em iluminação para adquirir iluminação de destaque de produtos que vão valorizá-los e aumetar os resultados de vendas.

 

 

 


 

 

O que é perfil de led e como usar perfil de LED corretamente

O que é perfil de led e como usar perfil de LED corretamente

O perfil de led é um tipo de iluminação moderna e versátil que têm sido muito utilizadas por arquitetos e decoradores porque além de ter muitas possibilidades de utilização, deixam o ambiente mais atraente.

Perfil LED uma opção sofisticada

Perfil LED uma opção sofisticada

Para iluminar um ambiente com estilo e personalidade, é possível ir muito além das luminárias e dos lustres tradicionais.

Como escolher postes de iluminação

Como escolher postes de iluminação

A maneira mais consagrada e eficiente de iluminar uma área externa é usando postes de iluminação. Isso porque os postes de iluminação ocupam pouco espaço e iluminam uma grande superfície consumindo pouca energia.

Que tipo de poste de iluminação escolher

Que tipo de poste de iluminação escolher

Iluminação externa é um mercado que tem crescido bastante nos últimos anos, seja na para aplicações residenciais, comerciais ou industriais.

Qual a luminosidade ideal para cada ambiente?

Qual a luminosidade ideal para cada ambiente?

Descubra qual a claridade indicada para cada ambiente residencial , comercial ou industrial

4 dicas para iluminação de escritório

4 dicas para iluminação de escritório

Conheça 4 dicas que vão tornar escritórios mais adequados, produtivos e agradáveis com o uso correto da iluminação.

Orçamento pelo WhatsApp