Glossário de iluminação

Glossário de iluminação

 

Algumas atividades desenvolvem teminologias próprias por estarem inseridas em um contexto específico.

Para esclarecer possíveis dúvidas, que costumam aparecer no nosso dia a dia de atendimento aos nossos novos clientes, criamos este glossário, que serve de guia de consulta para assuntos de iluminação em geral.

 

AR 70, AR 111

São tipos de lâmpadas com foco mais fechado encontradas no mercado com ângulos de abertura de facho luminoso de 12° ou 24°.

São bastante utilizadas para iluminação de destaque. A sigla AR vem de "Aluminum Reflector", refletor de alumínio e o 70 e 111 é o diâmetro da lâmpada em milímetros.

 

Ângulo de abertura

Capacidade de uma lâmpada ou luminária de concentrar ou espalhar a luz. Geralmente luminárias com facho de luz com grande ângulo de abertura (mais de 60°) são destinadas a iluminação de preenchimento ou geral, onde o facho de luz mais aberto espalha a luz em diversas direções. Luminárias com facho de luz com ângulo menor de abertura (menor de 60°) destinam-se á iluminação de destaque.

 

Arandela

Tipo de luminária fixada na parede

 

Balizador

Peça de iluminação destinada a demarcar um trajeto ou outro local de circulação de pessoas. Também chamados de mini postes e tem altura máxima de 1 metro.

 

Bipino

Tipo de conector/soquete com duas pequenas hastes paralelas de conexão elétrica. São utilizados nas lâmpadas de soquetes G, GU, MR. Como exemplo soquetes GU10, G4, G9 e MR16.

 

Bivolt

Lâmpada ou luminária que pode funcionar em ambas as tensões elétricas de 110V/200V automaticamente

 

Braço

Termo usado em iluminação para identificar um suporte que une a luminária a um outro suporte principal com um poste ou parede. Pode ser reto ou curvo, curto ou longo.

 

COB

Tipo de LED. Acrônimo de Chip On Board, essa tecnologia tem os LEDs encapsulados em conjunto e trabalham como um único módulo de iluminação.

 

Cruzeta

Tipo de suporte de luminária para fixar um ou diversos refletores a um poste de iluminação

 

Dicroica

Termo referente as lâmpadas de pequenas dimensões (50mm de diâmetro). O termo dicroica vem do revestimento utilizado nas lâmpadas dicroicas originais que utilizava lâmpadas halógenas. Esse material reveste o refletor da lâmpada tem a função de deixar passar a parte da luz que emite calor (infra vermelho) para a parte de traz da lâmpada e refletor a outra parte da luz que é responsável pela iluminação.

Atualmente, com a utilização da tecnologia LED essa função se tornou obsoleta, pois, as lâmpadas deixaram de ser do tipo refletoras e passaram a emitir a luz diretamenta para frente. Entretanto a nomenclatura dicróica permanece para se referir as lâmpadas que mantem as mesmas dimensões das dicroicas originais. Hoje a nomenclatura é Dicroica LED.

 

Driver

Aparelho eletrônico que fornece energia para a lâmpada ou luminária, também é chamado de fonte. Ele é responsável por transformar a tensão e a corrente elétrica da rede elétrica para as características específicas de funcionamento da lâmpada.

 

E-27

Tipo de soquete rosqueado das lâmpadas "comuns", do tipo bulbo.

 

Eficiência luminosa

É a relação entre o consumo de energia (Watts) de uma lâmpada e a quantidade de luz que ela é capaz de emitir (lúmens). Expresso em lm/W. Uma lâmpada de alta eficiência tem 80 lm/W. Quanto maior o valor da eficiência luminosa melhor.

 

Engastado

Tipo de fixação de poste de iluminação em que parte do poste fica enterrado no solo.

 

Flangeado

Tipo de fixação de poste de iluminação em que o poste possui uma base vertical soldada ao tubo principal que serve para fixar o poste ao solo ou caixa de concreto por meio de fixadores apropriados.

 

Fluxo luminoso

Expresso em lúmens (lm) é a unidade que determina a quantidade total de luz emitida por uma fonte, pode ser uma lâmpada ou luminária.

 

Galvanização a Fogo

Peça d

 

Globo

Tipo de invólucro que envolve uma lâmpada. Pode ser transparente ou translúcido. Este último também tem a função de difusor de luz.

 

High-bay

Termo utilizado para descrever luminárias de uso interno com altura de instalação acima de 6 metros. Muito utilizadas em instalações industriais, armazéns e outros galpões.

 

Iluminação difusa

Proveniente de luminárias com difusores de vidro fosco, polímero leitoso e tecido. A luz é mais aconchegante e suave. A fonte de luz é distribuída por uma área maior ao invés de se concentrar em um único ponto concentrado. As sombras não ficam tão marcadas e o ofuscamento, que é indesejado, diminui consideravelmente.

 

Iluminação direta

Nesse tipo de iluminação o foco de luz é dirigido diretamente para o objeto a ser iluminado. O aproveitamento da luz á o maior possível, porém o ofuscamento pode ser grande, dependendo do ângulo de incidência do foco luz. É recomendado que a iluminação direta seja posicionada fora do campo de visão das pessoas, o mais alto possível.

 

Iluminação de destaque ou dirigida

Tipo de luz de foco fechado, com ângulo abaixo dos 40°, que tem a funcão de evidenciar um objeto ou superfície.

 

Iluminação geral ou de preenchimento

Tipo de iluminação que tem a função de inundar o ambiente com luz. São provenientes de fontes de luz com grande ângulo de abertura do facho de luz (maior de 60°). Normalmente as fontes de luz de preenchimento são instaladas no teto, no caso de iluminação interna, ou em postes altos na iluminação externa.

 

Índice de proteção IP

Padrão internacional para classificar o grau de proteção de produtos eletrônicos contra as ações dos elementos que possam interferir no seu funcionamento como poeira e água.

 

Iluminação pública

Tipo de iluminação que se destina a áreas externas como ruas, avenidas, rodovias, praças, parques, etc. Apesar no nome não está relacionada especificamente a iniciativa de órgãos públicos, mas sim de um tipo de iluminação constituída por poste, braço e luminária. Normalmente a altura do poste é superior a 6 metros e as luminárias tem potência superior a 100W.

 

IRC

Índice de reprodução de cor. Fontes de luz artificiais são conseguem emitir luz com a mesma capacidade de reproduzir cores. A luz natural tem o IRC 100. Fontes de luz artificial com IRC superior a 70 são consideradas de boa qualidade de reprodução de cores. Luzes com baixo IRC alteram a percepção das cores dos objetos.

 

Kelvin

Unidade de temperatura de cor, símbolo (K). Apesar do que pode parecer, não está relacionada ao calor, mas sim com a tonalidade da luz. Lâmpadas podem emitir luz quente (amarelada), neutra ou fria (azulada).

A luz é considerada neutra de 4000K a 5500K. Abaixo disso, 4000K ou menos é considerado a luz quente. Acima de 5500K, luz fria.

 

LED

Sigla para Lighting Emitting Diode (Diodos Emissores de Luz) é a principal tecnologia de iluminação da atualidade, seus benefícios permitiram que eles substituíssem, com diversas vantagens, as tecnologias de iluminação anteriores, incandescente, halógena, fluorescente, vapor, metálico e vapor de sódio.

 

Lustre

Luminária de teto com dupla função de iluminar e decorar.

 

Lux

Unidade de luz que chega a uma superfície. Um Lux é igual a um lúmen por metro quadrado. Símbolo: (lx)

 

Ofuscamento

Desconforto visual causado pelo excesso de brilho de uma fonte de luz.

 

PAR 20, PAR 30, PAR 38

Tipo de lâmpada para iluminação pontual. Sigla PAR (do inglês Parabolic Aluminized Reflector, ou Refletor Parabólico Aluminizado). O número se refere ao diâmetro da lâmpada em múltiplos de 1/8 de polegada.

PAR 20 x 1/8 = 2,5 polegadas (65mm). PAR 30 x 1/8 = 3,5 polegadas (95mm). PAR 38 x 1/8 = 4,75 polegadas (120mm).

 

Pétala

Luminária que é fixada no topo de poste por um suporte específico. Um poste de iluminação pode ter 1, 2, 3, 4 ou até mais pétalas fixadas no seu topo.

 

Pintura eletrostática a pó

Processo de revestimento que utiliza resinas de alta durabilidade e resistência. É utilizado uma corrente elétrica para promover a aderência da tinta em pó a peça, depois submete-se a peça a alta temperatura por um tempo predeterminado para que a pintura seja curada e forme uma camada uniforme e resistente.

 

Pendente

Luminária fixada no teto por meio de cabos.

 

Plafon

Luminária fixada junto ao teto. De acordo com a maneira que são fixadas podem ser do tipo Embutida, encaixada em uma abertura no teto especifica para esse fim. Ou do tipo Sobrepor, que é fixada na superfície do teto.

 

Relé Fotoelétrico ou fotocélula

Dispositivo de controle de iluminação, destinado ao acionamento de lâmpadas elétricas. Contribui para a redução do consumo de energia pois é capaz de cortar a energia quando a iluminação é necessária, por exemplo durante o dia quando há iluminação natural.

 

Refletor

Também conhecido como projetor ou holofote, é uma peça de iluminação para uso externo com alta potência e proteção contra intempéries. Tem uma ampla gama de aplicações e podem iluminar fachadas, quadras esportivas, jardins, paisagismo em geral, estacionamentos, condomínios, etc. Podem ser encontrados nas potências de 30W a 300W.

 

SMD

Sigla de Surface Mounted Device (dispositivos montados em superfície). Nesse tipo de tecnologia LED os emissores de luz ficam espalhados numa superfície. São os mais comuns no mercado.

 

Soquete

Peça de encaixe que é responsável pela conexão dos contatos elétricos de uma lâmpada.

 

Spot

Termo utilizado para identificar uma luminária com foco dirigido e direcionável.

 

Watt

Medida de consumo, quantidade de energia consumida pela lâmpada.

 

Comparativo lâmpadas spot

Comparativo lâmpadas spot

Conheça as diferenças entre lâmpadas spot dicroicas, PAR e AR

Tecnologia LED x Vapor Metálico

Tecnologia LED x Vapor Metálico

Benefícios da substituição de lâmpadas de vapor metálico por LED

Iluminação de escritórios

Iluminação de escritórios

Para ter assegurada a produtividade no ambiente de trabalho a iluminação deve ser adequada.

Iluminação para quadra de tênis

Iluminação para quadra de tênis

Saiba como iluminar corretamente uma quadra de tênis

Iluminação de vias públicas e privadas

Iluminação de vias públicas e privadas

Como distribuir os postes de iluminação de acordo com a largura da rua e avenida

Pergolado com iluminação inclusa - Lançamento 2022

Pergolado com iluminação inclusa - Lançamento 2022

Lançamento 2022 - Pergolado. Imagine um lugar tranquilo e arejado para relaxar, ler um livro, se reunir com amigos, fazer um churrasco...

Orçamento pelo WhatsApp

Esse site utiliza cookies para possibilitar a individualização de sua navegação, com filtro de suas preferências para aprimorar anúncios direcionados a você, inclusive com nossos parceiros das redes sociais. Ao aceitar cookies você concorda com nossa Política de Privacidade.