Passeando por nosso site percebemos que na descrição de muitos produtos consta a expressão “produzido em aço galvanizado”. Mas, afinal, você sabe o que isso significa?
Conhece os processos pelos quais o metal passa e as propriedades que adquire?
Isso é o que você vai decobrir neste artigo!
A galvanização é um procedimento que tem como finalidade proteger peças metálicas da corrosão (enferrujamento). Para isso, a peça é revestida por outro metal, geralmente zinco metálico. O método pode ser realizado de duas maneiras principais: a galvanização a fogo e a eletrolítica.
Também conhecido como galvanização por imersão ou HDG (Hot-dip Galvanizing), o processo segue 8 etapas, segundo o Instituto de Metais Não-Ferrosos (ICZ):
Chamada também de galvanização a frio, zincagem eletrolítica e EG (Electrogalvanizing), a técnica tem a eletricidade como protagonista.
Segundo o Instituto Nacional de Distribuidores de Aço (INDA), o primeiro passo do processo é converter a corrente de alternada para contínua. Assim, é possível separar as partes positivas e negativas da corrente: Na parte negativa, são colocadas as peças. Na positiva, o metal que fornecerá os íons para a solução.
Os cátions do aço ficam dispersos na solução eletrolítica e são convertidos novamente em metal. Assim, são depositados sobre a superfície da peça, galvanizando-a.
A galvanização eletrolítica deixa uma cobertura mais brilhante, lisa e uniforme à peça, além de ser um procedimento mais barato. No entanto, por fornecer uma camada mais fina de revestimento metálico, sua proteção contra a corrosão não é tão eficaz.
Já a galvanização a fogo oferece uma camada protetora mais grossa e aderente à superfície metálica, além disso como o processo é feito por imersão, todas as parte da peça galvanizada a fogo são tratadas, tanto superficies externas como partes internas. Dessa forma, a peça permanece íntegra por um tempo superior à galvanizada a frio. Essa versão de galvanização tem custo mais elevado e prazo de produção um pouco mais longo, entretanto é a única opção quando o poste vai ser instalado em locais litorâneos já que é a única maneira de garantir que o aço permaneça protegido da corrosão extrema relacionada a ação da maresia.
Vale lembrar não há um método de galvanização mais ou menos indicado. A galvanização a fogo e a eletrolítica garantem resistência à corrosão e aderência da pintura. A técnica mais adequada para cada caso dependerá de fatores como o tipo de peça, finalidade e orçamento.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através do telefone (11)2219-2505 ou pelo e-mail contato@aladiniluminacao.com.br!
Conheça nossa linha de postes de iluminação especializada para construtoras, condomínios clicando aqui
Ou se preferir, fale direto com um dos nossos consultores via WhatsApp clicando aqui
Produza postes galvanizados com qualidade e resistência. Conheça a solução Fábrica de Postes Galvanizados.
Saiba o que é e quando você precisa levar isso em consideração na hora de escolher a iluminação, sem errar.
Conheça dicas valiosas para escolher a iluminação certa para espaço do condomínio
O retrofit promove mudanças que modernizam, de modo prático, simples e comprovadamente eficientes.
Saiba como utilizar os recursos de iluminação corretamente e ter fachadas que chamem a atenção