Galvanização a fogo conforme norma NBR 6323?

As condições da atmosfera podem deteriorar o aço e o ferro rapidamente. Todo produto, poste de iluminação, por exemplo, que é feito desses materiais e exposto ao ambiente está sujeito a fatores como ar, umidade e poluição.

Para evitar a corrosão do aço ou do ferro, as empresas aplicam um processo chamado de galvanização a fogo na fabricação de seus artigos. Esse trabalho consiste, basicamente, em revestir as estruturas de aço com zinco por meio de imersão a quente.

zinco é um dos metais mais abundantes e consumidos no planeta. Suas propriedades corrosivas servem como uma barreira que protege e prolonga a vida do aço, adiando a formação de óxido de ferro em sua superfície.

Além de tornar o material mais durável, a galvanização a fogo traz economias em relação à aplicação e manutenção. Antes de receber o zinco, o produto é preparado dentro de um processo dividido em etapas:

1. Desengraxe - Com solução desengraxante alcalina ou ácida;

2. Enxágue - Eliminação de possíveis resíduos;

3. Decapagem - Imersão em ácido hidroclorídrico à temperatura ambiente;

4. Enxágue - Eliminação de possíveis resíduos;

5. Fluxagem - Imersão em solução de fluxo composta de cloreto de amônia e zinco;

6. Secagem;

7. Zincagem - Imersão em zinco fundido a uma temperatura de 450ºC;

8. Resfriamento.

 

Performance e durabilidade

 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) instituiu a norma NBR 6323, que especifica a galvanização por imersão a quente. Esse documento define questões como espessura e peso do revestimento.

A determinação básica é de que o revestimento seja aplicado de maneira uniforme, sendo que sua espessura depende também da espessura do aço a ser galvanizado.

Em casos raros, existe a necessidade de um revestimento mais espesso. Para essas aplicações, é importante estar atendo à categoria de corrosividade do ambiente e à taxa média anual de corrosão, tanto do zinco quanto do aço.

Dependendo do nível de agressividade do ambiente ao qual o produto será exposto (alta temperatura, contato com produtos químicos, água fria ou quente), a espessura do revestimento varia. Essa análise é importante para garantir a performance e a durabilidade do material.

Cumprir a norma ABNT NBR 6323, significa dizer que o produto obedece a um padrão de qualidade. Nesse documento estão contidas todas as orientações para que a superfície do aço seja coberta com uma espessura-padrão de revestimento.

As vantagens da galvanização não são apenas a longevidade e o custo-benefício. Depois que o produto é resfriado, ele adquire uma aparência brilhante: o acabamento uniformiza a superfície da estrutura.

Outro aspecto que não pode passar despercebido é o caráter sustentável da galvanização a fogo. Além de garantir que as estruturas durem mais tempo, ela reduz o consumo de energia nas fabricações.

Sabendo que os gastos com corrosão são extremamente elevados, é possível dizer que a galvanização é uma solução sustentável, com baixas emissões de poluentes e que permite o reaproveitamento de todos os resíduos gerados no processo.

Atualmente, as boas empresas estão valorizando práticas que respeitem a natureza. A indústria de galvanização é um exemplo claro de comprometimento com o meio ambiente e com a sociedade.

A Aladin Iluminação é uma empresa especializada na fabricação de postes e luminárias, com experiência de quase 15 anos no mercado.

Garantimos qualidade na galvanização e contamos com peças em estoque para pronta-entrega. Acesse o nosso site para conhecer os produtos e entre em contato.

 

O que é perfil de led e como usar perfil de LED corretamente

O que é perfil de led e como usar perfil de LED corretamente

O perfil de led é um tipo de iluminação moderna e versátil que têm sido muito utilizadas por arquitetos e decoradores porque além de ter muitas possibilidades de utilização, deixam o ambiente mais atraente.

Perfil LED uma opção sofisticada

Perfil LED uma opção sofisticada

Para iluminar um ambiente com estilo e personalidade, é possível ir muito além das luminárias e dos lustres tradicionais.

Guia de iluminação externa para condomínio

Guia de iluminação externa para condomínio

Para iluminar um condomínio residencial ou comercial de maneira adequada e bem sucedida é preciso conhecer os tipos de iluminação para áreas externas que podem beneficiar os usuário nas questões de segurança e estéticas e ao mesmo tempo proporcionar economia de energia e baixa manutenção.

Como escolher postes de iluminação

Como escolher postes de iluminação

A maneira mais consagrada e eficiente de iluminar uma área externa é usando postes de iluminação. Isso porque os postes de iluminação ocupam pouco espaço e iluminam uma grande superfície consumindo pouca energia.

Que tipo de poste de iluminação escolher

Que tipo de poste de iluminação escolher

Iluminação externa é um mercado que tem crescido bastante nos últimos anos, seja na para aplicações residenciais, comerciais ou industriais.

Qual a luminosidade ideal para cada ambiente?

Qual a luminosidade ideal para cada ambiente?

Descubra qual a claridade indicada para cada ambiente residencial , comercial ou industrial

Orçamento pelo WhatsApp