Fabricação de postes e luminarias tradicionais ou com sistema led.

contato@aladiniluminacao.com.br

Existem regras para a iluminação de quadras poliesportivas?

foto de Existem regras para a iluminação de quadras poliesportivas?

Você sabia que quadras poliesportivas precisam de um tipo especial de luz? Neste artigo, vamos mostrar a você as características desta categoria de iluminação e também alguns de nossos modelos de postes para essa função!

 

Existem regras para a iluminação de quadras poliesportivas?

 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possuía normas específicas para a iluminação de quadras esportivas internas e externas – a NBR 8837-1985. No entanto, a regra, criada em 1985, não está mais em vigor.

Agora, devem ser respeitadas as especificidades contidas na norma NBR 8995-1, que trata da iluminação de diversos tipos de ambientes. É importante sempre seguir as normas indicadas pelo órgão para que a quadra tenha uma iluminação adequada!

Diferentes esportes exigem diferentes iluminações. No entanto, como estamos falando de quadras poliesportivas (que funcionam para vários), o ideal é que a iluminação seja funcional para todos eles.

O sistema de iluminação de quadras poliesportivas deve seguir alguns parâmetros para que não haja ofuscamento (desconforto e redução da capacidade de visão por excesso de luz) tanto dos atletas quanto dos juízes, funcionários e torcida.

Geralmente, este tipo de quadra possui 28mX14m. Para compreender esta dimensão, são recomendados 4 postes de 9m de altura, com 3 refletores de 400W cada (ou 6 de 200W). Além disso, cada poste deve estar posicionado a cerca de 7m do eixo da quadra; e a 3m dos limites da quadra.

Agora sim, conheça alguns de nossos postes ideais para a iluminação de quadras poliesportivas!

O refletor PJ 161 é uma boa opção para essa função. O modelo é produzido em alumínio, conta com vidro temperado (que oferece maior resistência que o tradicional) e suporta lâmpadas de vapor metálico de até 400W.

A vantagem deste modelo para quadras é que apenas três refletores são o suficiente para cada poste. Ou seja, seriam necessárias 12 peças no total. No entanto, por ser indicado para lâmpadas de vapor metálico, não oferece tanta resistência, economia e durabilidade quanto uma lâmpada de LED, por exemplo.

Outra boa opção é o PJ 163. O modelo é produzido em alumínio, aço e vidro temperado e funciona com lâmpada LED, ou seja, é um refletor bastante resistente! Com vida útil estimada de até 50mil horas, é uma opção mais sustentável e econômica. A única desvantagem é que o LED deste modelo tem 100W de potência. Isso significa que seriam necessários 12 refletores em cada poste, totalizando 48 lâmpadas para toda a quadra poliesportiva.

Dependendo das dimensões e características da quadra, o CR 001 pode ser bastante útil, já que é uma cruzeta que possibilita a instalação de até 8 projetores. Você pode ainda consultar outros modelos de postes e refletores em nosso site!

É sempre importante lembrar que a Aladin Iluminação fabrica peças exclusivas sob encomenda! Ou seja, se você está trabalhando num projeto de quadra específico – ou de qualquer outro ambiente – e não encontrou um modelo de luminária ideal, também podemos te ajudar – basta entrar em contato conosco e pedir o seu orçamento!

 

Poste colonial: como utilizá-lo no seu projeto de iluminação

Veja como transformar esta peça em parte essencial da sua decoração!

Poste de iluminação pública: Conheça os modelos que mais valorizam o espaço

É provável que você saiba que existem diversos modelos de postes de iluminação pública, mas será que sabe escolher o ideal, considerando o espaço? Se deseja conhecer algumas dicas nesse sentido, acesse o link a seguir!

Precisando de suporte para luminária pública em topo de poste, conheça os modelos da aladin iluminação

Quem está investindo em iluminação necessita de um produto de qualidade. E quando se trata das luminárias públicas, que são essenciais nos centros urbanos, é fundamental considerar que os postes precisam ser feitos de materiais resistentes e isso, é claro, também inclui os suportes localizados em seus topos. Mas, afinal, onde encontrar produtos confiáveis e que farão a diferença em sua obra?

Quais as vantagens dos postes com rebatedores?

O rebatedor, também conhecido como refletor, cumpre o papel de direcionar a luz, espalhando-a de maneira uniforme por todo o espaço desejado. Assim, locais geralmente de sombra recebem mais luz e locais muito iluminados recebem menos luz.

Quais as vantagens de postes com spots LEDs direcionáveis?

Os spots de LED têm sido utilizados como alternativa para as formas mais usuais. Eles se diferem por serem de um material que tem o perfil inerente de transformar energia em luz elétrica de forma hábil, ao contrário das lâmpadas dicroicas tradicionais, que utilizam de métodos menos eficazes. Descubra neste artigo, as principais vantagens de investir em postes com spots de LED direcionáveis.

Altura Ideal do Poste Para Iluminar Quadras Esportivas

uem não gosta de praticar esportes? Além de ser uma ótima forma de praticar exercício e manter a saúde em dia, ainda permite confraternizar com os amigos e se divertir bastante, aliviando a pressão e o estresse do dia a dia. Mas é preciso enxergar e ter muita segurança no momento de praticar o esporte. Por isso, confira a altura do poste ideal para iluminar as quadras esportivas.

Orçamento pelo WhatsApp