Dicas para iluminação de condomínio

Dicas para iluminação de condomínio

Um dos pontos mais importantes a considerar na iluminação do condomínio é a funcionalidade da iluminação. Conhecer o espaço e a necessidade de cada umdeles é o primeiro passo para escolher a luminária certa e proporcionar conforto e segurança aos ambientes.

Para descobrir a necessidade de cada espaço basta dar uma volta pelo condomínio e perceber quais lugares precisam de mais iluminação e em quais a iluminação deve ser mais branda ou direcionada.
Essa avaliação das necessidades de iluminação deve ser feita sempre a noite, por que durante o dia fazer suposições quase sempre, leva a enganos. 

Como iluminação das áreas externas geralmente tem necessidades diferentes das internas, portanto as dicas em duas partes.

 

AMBIENTES INTERNOS 

Nos ambientes internos a proposta é, basicamente, guiar o individuo durante o seu trajeto, propondo maior segurança e evitando acidentes. Confira mais detalhes sobre a iluminação de cada espaço e aposte nos produtos certos

 

 

Espaços de lazer:

Locais como salão de festas, espaço gourmet, sala de jogos, necessitam de uma mescla de iluminação funcional e decorativa, para que as atividades sejam desempenhadas adequadamente, e deixar os ambientes aconchegantes e valorizados! Para iluminação funcional, ou como também é chamada iluminação de preenchimento, luminárias de teto como plafons e perfis LED são muito recomendados. Já para iluminação de destaque e decorativa spots e arandelas cumprem bem esse papel. Uma boa dica é escolher luminárias que sigam o estilo da construção e da decoração. Decoração mais clássica combina melhor com luminárias clássicas, o mesmo serve para decoração mais moderna ou minimalista, estilo industrial, etc.

 

 

Garagem fechada:

Garagens necessitam ser seguras, portanto a iluminação tem que ser adequada a esse propósito. Ainda deve ser observado que as garagens são locais que as pessoas permanecem por pouco tempo e não há necessidade de investir em luminárias decorativas. A prioridade na garagem é escolher luminárias de bom desempenho luminoso, que são competentes em transformar a maior quantidade de energia elétrica em luz e direcionar para os locais onde é necessário. As luminárias tubulares LED são ótimas para esse propósito pois uliminam bem gastando pouco. É importante considerar a instalação de sensores de movimento para que a iluminação seja acionada apenas quando houver pessoas no local. Dá para manter o ambiente seguro e economizar bastante!

 

Corredores e entrada:

Aposte em bom fluxo luminoso e economia nesses espaços! As lâmpadas AR70 e PAR são ótimas opções para obter uma iluminação uniforme, econômica e durável. Além de fácil instalação elas apresentam eficiência luminosa que mantém o ambiente seguro e claro.

 

AMBIENTES EXTERNOS

Com a tecnologia LED é possível apostar em iluminação decorativa e agradável sem se preocupar com o gasto de energia, pois lâmpadas LED consome muito menos do que as convencionais, principalmente de comparadas as lâmpadas incandecentes. Em áreas ociosas do condomínio pode se usar menos lâmpadas e produtos de menor potência, em ambientes onde as pessoas permanecem por mais tempo ou é necessário atenção na atividade execurtada, a iluminação deve ser mais forte e bem distribuida.

Um dica importante ao escolher iluminação para área externa é selecionar luminárias e postes de iluminação resistentes às agressões do clima. Umidade e principalmente maresia podem deteriorar rapidamente a iluminação que não tiver proteção anti-corrosão. è preciso escolher luminárias com proteção IP65 ou superior e, no caso de popstes de iluminação, os postes galvanizados a fogo são os mais indicados.

 

 

Portão de acesso e entrada de garagens:

Pelo tráfego de veículos e pessoas entrando nesses lugares a luz deve guiar o trajeto e sinalizar as entradas. Os refletores LED apresentam luz direcional ideais para indicar obstáculos e saídas, enquanto que os mini poste balizadores demarcam camimnhos com eficiência e, se bem posicionados e distribuídos, criam efeitos de luz e sombra muito interessantes. 

 

 

Jardins e áreas de convivência:

Poste decorativos são a melhor opção para para iluminação de preenchimento de áreas de convivência menores como por exemplo, playground, espaço pet, áreas de descanso e lazer.

Para áreas maiores como pátios, grandes áreas gramadas, estacionamentos abertos, ruas internas de acesso, postes do tipo de iluminação pública são os mais indicados, porque são mais altos e potentes, portanto são mais eficientes para iluminar áreas maiores. 

Os jardins vão ficar mais atraentes com feixes de luz direcionados nas plantas ornamentais, árvores, colunas, muros e paredes. Para isso indicamos a utilização de refletores e luminárias de solo.

Outra opção de iluminação decorativa para áreas externas são Arandelas (luminárias de parede) e Fitas em LED resistentes a umidade. Arandelas decorativas valorizam os próximos as paredes, principalmente quando seu design é bem escolhido. Fitas de LED são boas para criar efeitos lineares que modernizam os ambientes. 

 

Degraus e escadas:

Os degraus não precisam de iluminação intensa, no entanto manter uma sinalização é importante para evitar acidentes. As fitas e spots também podem ajudar aqui. Como são produtos de baixa voltagem não apresentam um consumo exagerado de energia.

 

Conheça nossa linha de postes de iluminação especializada para construtoras, condomínios clicando aqui

Ou se preferir, fala direto com um dos nossos consultores via WhatsApp clicando aqui 

 

Postes de 3 e 6 metros, qual é melhor para você?

Postes de 3 e 6 metros, qual é melhor para você?

Uma das dúvidas mais frequentes em relação a postes de iluminação é qual é a altura ideal

Porque é importante iluminar estacionamento?

Porque é importante iluminar estacionamento?

Saiba porque é importante que a iluminação do estacionamento seja suficiente para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio

Qual é a melhor luminária para poste?

Qual é a melhor luminária para poste?

Vamos te apresentar os tipos de luminárias para poste e quais são as melhores para a sua necessidade

Comparativo entre luminária para poste de iluminação. Convencional ou LED.

Comparativo entre luminária para poste de iluminação. Convencional ou LED.

Qual é o melhor luminária para poste? convencional ou LED. Vamos te mostrar as vantagens.

Postes de iluminação para condomínio

Postes de iluminação para condomínio

Depois de 20 anos criando soluções para iluminação em condomínios temos algumas certezas, uma das mais importantes é que cada cliente tem necessidades particulares.

Poste de iluminação – conheça um caso de solução personalizada

Poste de iluminação – conheça um caso de solução personalizada

De tempos em tempos, aparecem solicitações que nos desafiam e impulsionam a desenvolver novas soluções e inovar com o foco na satisfação do nosso cliente.

Orçamento pelo WhatsApp

Esse site utiliza cookies para possibilitar a individualização de sua navegação, com filtro de suas preferências para aprimorar anúncios direcionados a você, inclusive com nossos parceiros das redes sociais. Ao aceitar cookies você concorda com nossa Política de Privacidade.