Fabricação de postes e luminarias tradicionais ou com sistema led.

contato@aladiniluminacao.com.br

Descubra como um ambiente iluminado pode tornar seu supermercado mais atrativo

foto de Descubra como um ambiente iluminado pode tornar seu supermercado mais atrativo

A lenta recuperação da economia brasileira produziu um ambiente de negócios ainda mais competitivo para o comércio varejista brasileiro. Cada estabelecimento comercial precisa contar com diferenciais para atingir seus objetivos de crescimento e lucratividade — e uma iluminação moderna, dinâmica e estimulante representa uma grande contribuição nesse sentido.

Um ambiente iluminado de forma inteligente em um supermercado, por exemplo, é capaz de ajudar os clientes a tomar as decisões de compra corretas e, ao mesmo tempo, criar um ambiente de compras agradável que encoraja decisões de compra específicas.

No artigo a seguir você vai conhecer mais sobre como tornar o seu supermercado mais atrativo através da iluminação.

 

O papel da iluminação em supermercados

 

Além de seu valor funcional, a iluminação é um fator-chave na criação da imagem de um supermercado diferenciado e no destaque das marcas e produtos. O design da iluminação não trata apenas de melhorar a aparência e o apelo das mercadorias, mas também afeta a sensação do próprio espaço.

 

Atrair com cores perfeitas

 

A aplicação de diferentes módulos de iluminação com várias temperaturas de cor e pontos de foco aumenta a atração dos produtos, apoiando as suas cores naturais e realçando determinados tons.

Em nosso site você pode conferir nosso catálogo de produtos e escolher o que melhor combina com o seu empreendimento.

 

Frutas e vegetais

 

A seção de frutas e vegetais geralmente ocupa um lugar central no projeto de iluminação de um supermercado. As cores verde, vermelho, amarelo e laranja, de produtos frescos e apetitosos atraem os clientes e voltam suas atenções para a compra.

 

Padaria, confeitaria e queijos

 

Poucas coisas são mais tentadoras do que produtos recém assados e queijos saboroso. Muitas vezes comprados por impulso, esses produtos influenciam positivamente no volume de negócios de um supermercado.

A utilização de tons quentes e acastanhados na iluminação adicionam um aspecto crocante, realçando a cor dos produtos.

 

Carnes e frios

 

Por ser o grupo de produtos mais sensível à deterioração, é importante usar um projeto de iluminação que evoque frescor ao mesmo tempo em que exibe os itens de uma maneira que não engane os clientes sobre suas condições.

As fontes de luz projetadas para carnes e frios devem ser ideais para realçar os elementos naturalmente brancos e enfatizar ainda mais os tons vermelhos.

 

Peixes, produtos congelados e laticínios

 

Esses produtos são exibidos em gabinetes especiais que são mantidos em baixas temperaturas. Portanto, é benéfico usar a luz branca fria do módulo para transmitir a percepção de frescor.

 

Elementos de projeto de iluminação de supermercado

 

A iluminação geral é a principal fonte de luz em uma loja, proporcionando um iluminado uniforme que precisa permitir a circulação dos clientes em todo o espaço e garantir que a equipe realize tarefas diárias confortavelmente.

A iluminação geral difusa garante uma sensação de bem-estar que faz com que os clientes se sintam confortáveis e com maior probabilidade de ficar mais tempo na loja.

Com a utilização do contraste, também é possível criar hierarquias visuais dentro do ambiente de varejo, usando uma iluminação aumentada para enfatizar a mercadoria que se deseja enfatizar em relação aos níveis de luz gerais. O nível focal da iluminação pode auxiliar áreas em que são executadas tarefas, como balcões e caixas.

A conclusão da venda é a tarefa de varejo mais importante. Por isso é essencial permitir o fluxo rápido e preciso de pagamentos, medições e leitura de códigos de barras. Para isso, as sombras e o brilho precisam ser eliminados e é preciso calcular o nível de iluminação ideal, levando em conta os níveis de contraste entre a área de tarefas e a iluminação geral.

Conheça nossas soluções de iluminação para supermercados e descubra todos os benefícios que elas proporcionam para a rentabilidade do seu negócio.

Acesse o nosso site e conheça nossos produtos! Ou, se desejar, entre em contato pelo telefone ou e-mail e tire todas as suas dúvidas. Para mais artigos como este, confira o nosso blog!

 

Conheça os postes contemporâneos da fábrica de postes Aladin iluminação

Os postes e luminárias são uma maneira simples e moderna de iluminar o ambiente e, ao mesmo tempo, dar um toque de personalidade na decoração! Por isso, convidamos você a nos acompanhar por um tour pelo catálogo de postes e balizadores da Aladin Iluminação, onde vamos mostrar algumas de nossas peças e dar dicas de como utilizá-las na composição do seu projeto!

Luminária de teto: Saiba como usar em um projeto arquitetônico

A iluminação é parte essencial de um ambiente, como muita gente já sabe. Ela pode estar presente de diversas maneiras, sendo que o modelo ideal varia de caso a caso. Contudo, uma das melhores fontes de luz é a luminária de teto. Neste texto falaremos como usar o item em um projeto arquitetônico.

Lâmpadas para iluminação pública: conheça os principais tipos

A iluminação das ruas por eletricidade trouxe uma sensação de segurança e bem-estar às cidades, vilas e aldeias por mais de 140 anos. Os primeiros postes de luz elétricos do Brasil começaram a aparecer em 1883 na cidade de Campos, no Rio de Janeiro, em virtude da presença de uma usina termelétrica. Em 1930, o Brasil possuía apenas algumas centenas de postes com iluminação pública elétrica nas maio

O papel da lâmpada LED na inovação da iluminação pública

Nos últimos anos mais e mais lâmpadas tradicionais foram substituídas por lâmpadas de LED. Não apenas para luzes internas — lâmpadas tubulares, lâmpada de bulbo, painéis luminosos, etc. —, mas também para luzes externas, como lâmpadas de postes de rua de LED de alta qualidade, luzes de emergência, refletores, entre outros. Características como tamanho reduzido, baixo consumo de energia, longa vid

Planejamento de iluminação pública

Um dos primeiros projetos de iluminação pública, se é que podemos aplicar essas palavras no contexto do Século 10, foi implementado em Córdoba, na Espanha, cerca de mil anos atrás. Naquela época, lâmpadas de rua eram acionadas com combustíveis fósseis e, a cada noite, funcionários especiais circulavam pela cidade e acendiam essas lâmpadas. Desde então, muitas coisas mudaram. Lâmpadas a gás foram

Por que é tão importante os locais públicos serem bem iluminados?

As cidades são o principal palco da sociedade contemporânea. No Brasil, 84% da população vive exatamente nelas, de acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste contexto, há um fator determinante para que a população possa tirar proveito dos espaços públicos oferecidos pelas cidades: a iluminação. Não à toa, muitas vezes a iluminação públic