Descubra as lâmpadas PAR

Descubra as lâmpadas PAR

Mais do que clarear um ambiente, a iluminação tem ganhado importância em muitos projetos de decoração. Assim sendo, na hora de reformar ou construir, é muito importante conhecer as opções disponíveis no mercado, como as Lâmpadas PAR 20, 30 e 38.

Elas são muito utilizadas para a iluminação geral dos ambientes, pois a superfície refletora emite focos de luz capazes de dimensionar o brilho de forma uniforme. Além disso, são ótimas opções nos espaços que necessitam de iluminação direcionada.
Portanto, se você quer valorizar a decoração de ambientes com requinte, mas também quer economizar energia, não pode perder os detalhes deste artigo! Confira!
 
 
Como decidir o tipo ideal de lâmpada para iluminar um ambiente?
Antes de tudo é preciso conhecer origem das lâmpadas PAR (do inglês Parabolic Aluminized Reflector, ou Refletor Parabólico Aluminizado), por se tratar de uma abreviação com 3 letras, a palavra PAR é escrita toda em letras maiúsculas. Já os números que encontramos nas nomenclatura PAR 20, 30 e 38 dizem respeito ao diâmetro da lâmpada e também a potência e à abertura do fluxo luminoso.
 
Quanto maior a designação, maior será o diâmetro da lâmpada PAR e, consequentemente, a potência. Portanto, a escolha do tipo certo deve levar em consideração a relevância do destaque que se quer obter em diferentes áreas.
Sendo assim, para ambientes mais amplos o ideal é utilizar a lâmpada PAR 38. Elas são capazes de dar destaque em áreas maiores, pois contam com excelente intensidade.
 
 

Iluminação pontual

Já as lâmpadas PAR 20 e 30, por serem um pouco menores, são mais utilizadas para focos internos pontuais. Além disso, dão um ar de sofisticação ao ambiente. Para a escolha certa, será preciso avaliar a intensidade do facho de luz no ponto a ser destacado.
Vale ressaltar que os diâmetros da lâmpada são de unidade “um oitavo de polegada”. Então, para calcular a dimensão de uma lâmpada PAR 30, basta dividir tal referência por 8 para descobrir a medida da lâmpada em polegadas. Para converter em milímetros, multiplique por 25,6. O mesmo vale para as demais referências.
 
 
 
Lâmpadas PAR – Diâmetro da lâmpada
 
PAR 20 2,5 polegadas 65 mm
PAR 30 3,75 polegadas 95 mm
PAR 38 4,75 polegadas 120 mm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De que são compostas as Lâmpadas PAR?

Inicialmente, antes da tecnologia LED se estabelecer, elas eram compostas por uma lente, um refletor e uma lâmpada halógena. O funcionamento se dava a partir da concentração e da reflexão da luz na parte central do refletor parabólico de alumínio.

No entanto, com o surgimento da tecnologia LED (Lighting Emitted Diodes, Diodos Emissores de Luz), os refletores deixaram de fazer parte da estrutura nas Lâmpadas PAR, restando apenas os emissores de luz LED e lentes — mas as dimensões características do produto foram mantidas.

 

Qual é a diferença entre as lâmpadas LED e halógenas?

Cada lâmpada é projetada para atender a determinada necessidade, conforme o tipo de atividade desenvolvida em um espaço. Por isso, é preciso estar atento às características de cada uma, pois esse detalhe vai influenciar no resultado final.

As lâmpadas LED possuem uma tecnologia mais avançada que qualquer outra, menor potência e baixo consumo de energia elétrica. Apesar da baixa potência, elas geram uma iluminação bastante eficiente por converter a maior parte da energia elétrica em luz.

Portanto os modelos em LED são mais duráveis, sendo também sustentáveis. Outra vantagem das lâmpadas PAR LED em relação as PAR halógenas diz respeito a emissão de calor que acompanha o fluxo luminoso, como as lâmpadas modernas LED não emitem radiação infravermelha, a mesma que sentimos quando estamos expostos ao sol, isso faz com que o objetos iluminados pelas lâmpadas LED não recebam calor.

Já as lâmpadas halógenas, opção mais eficiente em relação às lâmpadas comuns, emitem uma luz semelhante à iluminação natural. Com isso, as cores dos objetos são vistas em tonalidade mais próxima do real. Além disso, são opções mais baratas no mercado.

 

Por que as PAR LED substituíram as PAR halógenas?

Como as lâmpadas de LED convertem a maior parte da energia elétrica em energia luminosa por meio de pequenos chips, elas chegam a consumir 80% menos energia elétrica quando comparadas as lâmpadas incandescentes. Por isso, as Lâmpadas PAR LED chegaram com tudo para substituir as PAR halógenas, principalmente nos projetos que exigem mais economia de gastos de consumo.

As PAR LED também contam com uma grande faixa de temperatura de cores e têm vida útil em torno de 30 mil horas. Essa durabilidade é inatingível pelas PAR halógenas, com vida útil entre 2 mil e 4 mil horas.

Agora que você já sabe a diferença entre as Lâmpadas PAR, ficou mais fácil concluir o seu projeto de iluminação, não é mesmo? Você ainda poderá escolher uma iluminação capaz de ser eficiente e econômica ao mesmo tempo! Aproveite as dicas e esclareça as dúvidas entrando em contato com a nossa equipe!

 


 

 

Novo endereço da Aladin Iluminação

Novo endereço da Aladin Iluminação

Nono endereço da Aladin Iluminação

Fábrica de postes galvanizados

Fábrica de postes galvanizados

Produza postes galvanizados com qualidade e resistência. Conheça a solução Fábrica de Postes Galvanizados.

Galvanização a fogo ou galvanização eletrolítica?

Galvanização a fogo ou galvanização eletrolítica?

Muito clientes tem dúvidas ao escolher o tipo de galvanização correto para seus postes de iluminação. Conheça os processos saiba como escolher o melhor para as suas necessidades.

IRC - Índice de Reprodução de Cores

IRC - Índice de Reprodução de Cores

Saiba o que é e quando você precisa levar isso em consideração na hora de escolher a iluminação, sem errar.

Dicas para iluminação de condomínio

Dicas para iluminação de condomínio

Conheça dicas valiosas para escolher a iluminação certa para espaço do condomínio

Renovação na Iluminação. Retrofit.

Renovação na Iluminação. Retrofit.

O retrofit promove mudanças que modernizam, de modo prático, simples e comprovadamente eficientes.

Orçamento pelo WhatsApp

Esse site utiliza cookies para possibilitar a individualização de sua navegação, com filtro de suas preferências para aprimorar anúncios direcionados a você, inclusive com nossos parceiros das redes sociais. Ao aceitar cookies você concorda com nossa Política de Privacidade.