Conheça as luminárias assimétricas

Se algum dia você se deparar com uma luminária assimétrica ou que forneça luz de maneira desigual, não se preocupe! Você não está à frente de um objeto com defeito de fabricação.

No dicionário, o termo assimétrico é definido como “aquilo que não tem simetria; desigual; algo não divisível em metade por um eixo longitudinal”. Ou seja, se traçarmos uma linha imaginária ao meio de qualquer desenho ou objeto e for impossível que ambas as partes se espelhem, estamos à frente de um elemento assimétrico.

As luminárias assimétricas possuem diferentes conceitos e funções na decoração. Por isso, separamos algumas informações sobre este tipo de iluminação. Confira!

 

4 fatos sobre a iluminação assimétrica

 

 

1. Iluminação destaque-dirigida assimétrica

 

Para conseguir um efeito de ampliação do ambiente e definição de espaços verticais, uma ótima opções de iluminação assimétrica é a destaque-dirigida assimétrica. Instalada em paredes, é também ideal para destacar objetos específicos, como obras de arte.

Como exemplo, podemos citar a arandela de embutir AD 223. Dependendo do modo de instalação, fornece sua luz mais direcionada para cima ou para baixo, sendo uma ótima alternativa para iluminação de orientação. Ainda nessa ideia, o modelo AD 303 conta com spot direcionável, ideal para locais com focos de atenção flexíveis, como salões de festas e galerias.

 

2. Wallwasher assimétrico

 

Para uma iluminação mais homogênea, uma ótima opção de iluminação assimétrica é o wallwasher assimétrico. Ela pode ser originada de uma lâmpada única e mais forte ou através de uma fonte linear (como um trilho eletrificado, por exemplo), capaz de iluminar toda a parede.

Uma de nossas peças que se encaixam na proposta é a ST 014, que funciona tanto como fonte única de luz quanto linear. Outros modelos que podem ser utilizados para iluminação wallwasher assimétrico são: ST 022ST 025ST 027ST 028ST 029ST 030 e ST 032.

Se você vai apostar neste conceito para o planejamento de iluminação em que está trabalhando, saiba que também trabalhamos com o trilho eletrificado, o conector reto e o conector em 90° para complementar seu projeto!

 

3. Personalidade

 

As luminárias assimétricas também são utilizadas como elementos que dão mais personalidade e requinte aos ambientes. Isso porque, por fugirem do tradicional, enchem o espaço de design, criatividade e elegância. A exemplo, temos o poste PT 312, perfeito para deixar o jardim ou entrada do estabelecimento ou residência com um toque inusitado!

Com a mesma função, temos também os modelos PT 315PT 318PT 319PT 323PT 324 e PT 325.

 

4. Iluminação indireta

 

As luzes assimétricas também podem ser usadas não com a finalidade de iluminar em si, mas de fornecer uma iluminação mais indireta, como a FE 219. O resultado é um ambiente mais aconchegante, com clima mais íntimo e até mesmo romântico ao ambiente. Para esta finalidade, todos os modelos já mencionados funcionam bem.

Se você está à procura de uma luminária assimétrica para seu planejamento de iluminação e não encontrou um modelo ideal em nosso catálogo, entre em contato conosco mesmo assim! Sabe por quê? Além de nossas peças à pronta-entrega, a Aladin Iluminação também fabrica peças sob encomenda! Faça já seu orçamento!