Comparativo lâmpadas spot

Comparativo lâmpadas spot

Para ter uma iluminação interna que saia daquele basicão sem graça, para tornar o ambiente atraente e com personalidade, a dica infalível é utilizar iluminação de destaque, ou direcionada, como também é conhecida.

Quando você entra num lugar bem iluminado, não estou falando de ambientes com muita luz, mas iluminado adequadamente e com qualidade. Aqueles lugares que trazem aquela atmosfera envolvente que faz você se sentir acolhido e confortavel. Você pode reparar que, nas paredes, nas colunas e objetos de decoração,etc., estão iluminados por spots.

Spot é o nome que se dá às luminárias direcionais. Elas tem a característica de concentrar a luz numa só direção criando contraste, planos com profundidades diferentes e destacando a textura das superfícies, trazendo aquela sensação boa de estar um lugar bacana. 

O uso da iluminação de destaque, que complementa a iluminação geral de preenchimento, requer algum conhecomento para que os diversos modelos disponiveis no mercado não sejam utilizados de maneira equivocada. Utilizar o tipo de lâmpada spot correta para cada aplicação garante o efeito desejado e evita erros e desperdicios.

 

Os principais tipos de lâmpadas direcionais são Dicroica, PAR e AR. 

 

 

Dicroica

O termo dicroica tem origem nas lâmpadas halógenas, muito utilizadas até a década de 2000/2010, essas lâmpadas tinham uma capsula interna que emitia luz em todas as direções e para direcionar a luz era necessário um refletor, dai seu formato cônico. Esse refletor transparente era revestido de um material especial dicroico, com a capacidade de refletir a luz visível (desejada para iluminação) e deixar passar para a parte de tras da lâmpada a luz infravermelha e ultravioleta (indesejaveis para iluminação). Com isso era possivel iluminar sem "agredir" o objeto alvo com calor e radiação ultravioleta, que desbota as cores. Essa é uma das razões que essas lâmpadas dicroicas eram sempre as escolhidas para iluminar pinturas em telas e outras obras de arte pois os destacavam sem deteriorá-los.

Entretanto, com a substituição da tecnologia de emissão de luz halógena por LED, todo esse conceito se perdeu, pois os LEDs emitem luz em apenas uma direção, isso elimina a necessidade de refletores, não emitem quantidades significativas de radiação ultravioleta e infravermelha. Apesar disso a denominação permaneceu por questões mercadológicas. Também foram mantidas o formato e dimensões das lâmpadas dicróicas originais.

São basicamente 2 tipos de lâmpadas dicroicas: Dicroicas (MR16) e mini-dicroicas (MR11). Essa denominação se refere ao diametro do refletor da lâmpada e vem do sistema métrico americano. São múltiplos de 1/8 de polegada.
MR16: 50mm (16 x 1/8" = 2 polegadas)
MR11: 35mm (11 x 1/8" = 1 3/8 polegadas)

Os soquetes/conectores mais comuns das lâmpadas dicroicas são GU5.3 e GU10, mas podem ser encontradas também nos soquetes GU4 e E27.

As potências (LED) variam de 3W a 10W

O fluxo de 250lm a 900 lm.

Ângulo de abertura do facho de 20°a 50°

 

 

PAR

São as PAR 20, PAR 30 e PAR 38. Os números da denominação segue o padrão das dicroicas e se referem ao diâmetro da lâmpadas em muyltiplos de 1/8 de polegadas.
A sigla PAR vem do inglês Parabolic Aluminized Reflector, ou Refletor Parabólico Aluminizado.

PAR 20: 65mm (20 x 1/8 = 2 1/2 polegadas) 
PAR 30: 95mm (30 x 1/8 = 3 3/4 polegadas)
PAR 38: 120mm (38 x 1/8 = 4 3/4 polegadas)

 

As lâmpadas PAR são usadas em locias internos com pé direito simples ou duplo, dependendo do seu ângulo de abertura do facho. Essas lâmpadas servem para dar destaque tanto a objetos e paredes decoradas. Podem auxiliar a iluminação geral do ambiente, pois sua passagem da luz para a sombra é suave e tem lentes lentes difusoras. Quando maior o diâmetro maior a potência.

Abertura de facho típicas: 25° a 40°

Potência e fluxo luminoso (LED):
PAR 20: 7W a 10W (500lm a 700lm) 
PAR 30: 9W a 15W (800lm a 1100lm) 
PAR 38: 12W a 20W (800lm a 1700lm) 

Os soquetes/conectores mais comuns das lâmpadas dicroicas são GU10 e E27.

 

AR

São as AR70 e AR111, tem caracteristica de foco mais fechado proporcionando grade contraste e destaque para os objetos sob seu foco.

 


Iluminação com lâmpadas AR111 - facho fechado 15°

 

Os númerosa da denominação vem do diâmetro em milímetros AR70, AR111, já o AR refere-se ao material da refletor da lâmpadas halógenas que deram origem ao produto Aluminum Reflector (Refletor em alumínio)

Abertura de facho típicas: 25° a 40°

Potência e fluxo luminoso (LED):
AR 70: 7W a 10W (500lm a 700lm) 
AR 111: 9W a 15W (800lm a 1100lm) 

 

 

Esperamos ter contribuido com informações úteis para que você possa iluminar escritórios corretamente e possa contribuir para a produtividade no ambiente profissional.

Para esclarecer dúvidas e saber mais sobre iluminação de escritório entre em contato conosco pelo WhatsApp clicando aqui 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postes de iluminação. Entenda e escolha melhor.

Postes de iluminação. Entenda e escolha melhor.

Conheça melhor as configurações dos postes de iluminação e saiba escolher o melhor para as suas necessidades.

Use LED e economize energia

Use LED e economize energia

Ajude a salvar o planeta...e também sua conta de luz e seu bolso.

Lustre Pendentes anéis LED

Lustre Pendentes anéis LED

Lustre Pendentes anéis LED

Projetos de iluminação externa

Projetos de iluminação externa

Para cada necessidade tem uma solução, mas qual é a ideal para iluminar sua área externa?

Postes de iluminação, seus componentes e acessórios

Postes de iluminação, seus componentes e acessórios

Conheça as variação de componentes e acessórios de postes de iluminação

Tecnologia LED x Vapor Metálico

Tecnologia LED x Vapor Metálico

Benefícios da substituição de lâmpadas de vapor metálico por LED

Orçamento pelo WhatsApp

Esse site utiliza cookies para possibilitar a individualização de sua navegação, com filtro de suas preferências para aprimorar anúncios direcionados a você, inclusive com nossos parceiros das redes sociais. Ao aceitar cookies você concorda com nossa Política de Privacidade.