Como iluminar ambientes internos?

Para Iluminar um ambiente corretamente é necessário dominar diversos conceitos e aplicá-los de forma a conseguir o equilíbrio entre funcionalidade e beleza, entretanto é muita informação para passar em apenas um post aqui do nosso blog, então vamos ser práticos e te dar as dicas para que você não cometa erros e tenha sucesso ao iluminar um ambiente, são elas:

 

- A quantidade de luz correta

- Quantidade de fontes de luz

- Luz embutida em excesso

- Cor da luz certa para cada ambiente

- Emissão de calor

- Atenção aos pendentes

 

Conheça os erros mais comuns que são cometidos na hora de iluminar uma área interna!

 

Luminária de tamanho inadequado

Muitas vezes, vemos uma luminária e nos apaixonamos por ela. Entretanto, nem sempre ela está dimensionada de maneira ideal para o espaço que você precisa iluminar. Escolher uma luminária ou um lustre muito pequeno ou muito grande, são erros muito comuns.

Além de não deixar o ambiente harmonioso, acaba oferecendo iluminação incorreta. Tenha atenção às dimensões da luminária e da intensidade da luz gerada por ela.

 

Investir apenas em uma fonte de luz

Utilizar apenas um ponto de luz no ambiente é um erro clássico. É comprovado que ter mais fontes de luz espalhadas cria um efeito mais equilibrado e agradável, um único ponto de luz requer uma fonte de luz mais potente e isso vai gerar incômodo pelo ofuscamento que esse único ponto de luz muito forte.

 

Usar luz embutida em excesso

A luz no estilo spot embutido é linda, mas quando bem planejada. Cada spot de luz deve ter um objetivo de iluminação e normalmente eles devem iluminar paredes para oferecer a iluminação refletida e mais aconchegante.

Utilize spots em cabeceiras de cama, painel de TV, nichos de prateleiras, quadros ou sancas de gesso. Esse tipo de iluminação não deve ser usado como fonte principal de luz em um ambiente.

 

Utilizar luz branca e luz amarela de forma errada

Muitas pessoas utilizam luzes de cores erradas na iluminação. Veja em quais locais utilizar cada tipo de luz (temperatura de cor, exemplo 3000K). A luz branca é mais brilhante e menos suave. Ela é ideal para locais que precisam de bastante iluminação e contribuem para deixar as pessoas em alerta, devem ser utilizadas no banheiro, cozinha, garagem e escritório.

Já os locais que exigem maior aconchego e conforto, é indicado usar a luz mais amarela, que induzem as pessoas a relaxar. Por isso, indicamos você usar em quartos, salas de tv e sala de estar.

 

Não prestar atenção na emissão de calor

Cada lâmpada precisa ser checada quanto a emissão de calor. As que emitem calor em excesso, além de deixar o ambiente desconfortável, acabam consumindo mais energia. Na hora de escolher lâmpadas, sempre analise se um de seus diferenciais é a emissão de calor. As lâmpadas LED são as que menos geram calor.

 

Usar luminárias pendentes em locais de passagem

Esse erro também é comum. As luminárias pendentes são muito procuradas no momento e não é para menos, são realmente modernas e ficam muito bem na decoração como um todo.

Porém a falta de experiência faz com que muitas pessoas instalem as luminárias pendentes em locais de passagem. É preciso lembrar que existem pessoas altas. Esse tipo de luminária deve ser usado, principalmente, para iluminar bancadas, mesas de escritório, recepções, mesa de jantar ou algum objeto específico.

 

Alguns conceitos citados aqui, como cor da luz (temperatura de cor) serão detalhados nos próximos posts. Então fique ligado(a) acompanhe nosso blog.

 

Como iluminar um jardim corretamente

Para iluminar um jardim com sucesso é preciso conhecimento e bom gosto. Veja essas dicas importantes para ter um jardim bem iluminado, seguro, bonito e sem gastar muito, nem ao comprar luminárias e postes, nem na conta de luz e manutenção.

Saiba escolher postes galvanizados a fogo

Existem muitas opções de postes de iluminação para áreas externas. Vamos te mostrar aqui as melhores opções para que você possa fazer a escolha certa, seja para construir ou reformar uma área externa de empreendimento residencial, comercial, público ou empresarial.

Qual a luminária certa para cada ambiente?

Você quer saber como iluminar um ambiente corretamente, mas quer fazer isso sem complicação, então leia este artigo e descubra como.

Como escolher Poste Balizador?

Perguntas e respostas sobre como escolher Poste Balizador

Como fazer Iluminação externa?

A Iluminação de área externas vai muito além da parte estética. Além de serem muito utilizadas para realçar a arquitetura e o paisagismo durante a noite, têm a função de segurança para o imóvel, moradores e usuários.

Iluminação de condomínios

Se você é síndico ou responsável da administradora de condomínio por comprar iluminação você está lendo o artigo certo.

Orçamento pelo WhatsApp