Como iluminar ambientes internos?

Para Iluminar um ambiente corretamente é necessário dominar diversos conceitos e aplicá-los de forma a conseguir o equilíbrio entre funcionalidade e beleza, entretanto é muita informação para passar em apenas um post aqui do nosso blog, então vamos ser práticos e te dar as dicas para que você não cometa erros e tenha sucesso ao iluminar um ambiente, são elas:

 

- A quantidade de luz correta

- Quantidade de fontes de luz

- Luz embutida em excesso

- Cor da luz certa para cada ambiente

- Emissão de calor

- Atenção aos pendentes

 

Conheça os erros mais comuns que são cometidos na hora de iluminar uma área interna!

 

Luminária de tamanho inadequado

Muitas vezes, vemos uma luminária e nos apaixonamos por ela. Entretanto, nem sempre ela está dimensionada de maneira ideal para o espaço que você precisa iluminar. Escolher uma luminária ou um lustre muito pequeno ou muito grande, são erros muito comuns.

Além de não deixar o ambiente harmonioso, acaba oferecendo iluminação incorreta. Tenha atenção às dimensões da luminária e da intensidade da luz gerada por ela.

 

Investir apenas em uma fonte de luz

Utilizar apenas um ponto de luz no ambiente é um erro clássico. É comprovado que ter mais fontes de luz espalhadas cria um efeito mais equilibrado e agradável, um único ponto de luz requer uma fonte de luz mais potente e isso vai gerar incômodo pelo ofuscamento que esse único ponto de luz muito forte.

 

Usar luz embutida em excesso

A luz no estilo spot embutido é linda, mas quando bem planejada. Cada spot de luz deve ter um objetivo de iluminação e normalmente eles devem iluminar paredes para oferecer a iluminação refletida e mais aconchegante.

Utilize spots em cabeceiras de cama, painel de TV, nichos de prateleiras, quadros ou sancas de gesso. Esse tipo de iluminação não deve ser usado como fonte principal de luz em um ambiente.

 

Utilizar luz branca e luz amarela de forma errada

Muitas pessoas utilizam luzes de cores erradas na iluminação. Veja em quais locais utilizar cada tipo de luz (temperatura de cor, exemplo 3000K). A luz branca é mais brilhante e menos suave. Ela é ideal para locais que precisam de bastante iluminação e contribuem para deixar as pessoas em alerta, devem ser utilizadas no banheiro, cozinha, garagem e escritório.

Já os locais que exigem maior aconchego e conforto, é indicado usar a luz mais amarela, que induzem as pessoas a relaxar. Por isso, indicamos você usar em quartos, salas de tv e sala de estar.

 

Não prestar atenção na emissão de calor

Cada lâmpada precisa ser checada quanto a emissão de calor. As que emitem calor em excesso, além de deixar o ambiente desconfortável, acabam consumindo mais energia. Na hora de escolher lâmpadas, sempre analise se um de seus diferenciais é a emissão de calor. As lâmpadas LED são as que menos geram calor.

 

Usar luminárias pendentes em locais de passagem

Esse erro também é comum. As luminárias pendentes são muito procuradas no momento e não é para menos, são realmente modernas e ficam muito bem na decoração como um todo.

Porém a falta de experiência faz com que muitas pessoas instalem as luminárias pendentes em locais de passagem. É preciso lembrar que existem pessoas altas. Esse tipo de luminária deve ser usado, principalmente, para iluminar bancadas, mesas de escritório, recepções, mesa de jantar ou algum objeto específico.

 

Alguns conceitos citados aqui, como cor da luz (temperatura de cor) serão detalhados nos próximos posts. Então fique ligado(a) acompanhe nosso blog.

 

Dúvidas mais frequentes sobre postes de iluminação

Dúvidas mais frequentes sobre postes de iluminação

Há quase 20 anos fabricando postes de iluminação, a Aladin Iluminação tem uma equipe de vendas qualificada para esclarecer toda e qualquer dúvida sobre o assunto.

Iluminação comercial. Destaque produtos gastando menos.

Iluminação comercial. Destaque produtos gastando menos.

Quer saber como destacar mais seus produtos gastando menos? Leia esse artigo.

Iluminação Indireta - saiba como ter aquela luz suave que todo mundo adora

Iluminação Indireta - saiba como ter aquela luz suave que todo mundo adora

Suave e agradável - veja como conseguir uma luz assim para fazer sucesso com a iluminação

Retrofit em iluminação. Sai o obsoleto, entra o eficiente.

Retrofit em iluminação. Sai o obsoleto, entra o eficiente.

Se você já ouviu falar de Retrofit em iluminação e tem curiosidade de saber o que significa, de uma maneira simples e objetiva, você chegou ao lugar certo.

Faça bom uso da verba do condomínio invista em iluminação

Faça bom uso da verba do condomínio invista em iluminação

Invista em iluminação e valorize o seu condomínio. Modernizar a iluminação transforma o ambiente. Iluminação funcional e decorativa torna o ambiente mais agradável e convidativo.

Faça as escolhas certas para iluminação de jardins

Faça as escolhas certas para iluminação de jardins

Iluminação de jardins e espaços externos arborizados é essencial para valorizar esses ambientes, sejam eles condomínios residenciais, prédios comerciais ou corporativos, praças, parques, etc. Além de consolidar uma proposta estética, permite que os usuários aproveitem o espaço também à noite. Trata-se, portanto, de uma questão de valorização dos espaços e empreendimentos.

Orçamento pelo WhatsApp