Como iluminar ambientes internos?

Para Iluminar um ambiente corretamente é necessário dominar diversos conceitos e aplicá-los de forma a conseguir o equilíbrio entre funcionalidade e beleza, entretanto é muita informação para passar em apenas um post aqui do nosso blog, então vamos ser práticos e te dar as dicas para que você não cometa erros e tenha sucesso ao iluminar um ambiente, são elas:

 

- A quantidade de luz correta

- Quantidade de fontes de luz

- Luz embutida em excesso

- Cor da luz certa para cada ambiente

- Emissão de calor

- Atenção aos pendentes

 

Conheça os erros mais comuns que são cometidos na hora de iluminar uma área interna!

 

Luminária de tamanho inadequado

Muitas vezes, vemos uma luminária e nos apaixonamos por ela. Entretanto, nem sempre ela está dimensionada de maneira ideal para o espaço que você precisa iluminar. Escolher uma luminária ou um lustre muito pequeno ou muito grande, são erros muito comuns.

Além de não deixar o ambiente harmonioso, acaba oferecendo iluminação incorreta. Tenha atenção às dimensões da luminária e da intensidade da luz gerada por ela.

 

Investir apenas em uma fonte de luz

Utilizar apenas um ponto de luz no ambiente é um erro clássico. É comprovado que ter mais fontes de luz espalhadas cria um efeito mais equilibrado e agradável, um único ponto de luz requer uma fonte de luz mais potente e isso vai gerar incômodo pelo ofuscamento que esse único ponto de luz muito forte.

 

Usar luz embutida em excesso

A luz no estilo spot embutido é linda, mas quando bem planejada. Cada spot de luz deve ter um objetivo de iluminação e normalmente eles devem iluminar paredes para oferecer a iluminação refletida e mais aconchegante.

Utilize spots em cabeceiras de cama, painel de TV, nichos de prateleiras, quadros ou sancas de gesso. Esse tipo de iluminação não deve ser usado como fonte principal de luz em um ambiente.

 

Utilizar luz branca e luz amarela de forma errada

Muitas pessoas utilizam luzes de cores erradas na iluminação. Veja em quais locais utilizar cada tipo de luz (temperatura de cor, exemplo 3000K). A luz branca é mais brilhante e menos suave. Ela é ideal para locais que precisam de bastante iluminação e contribuem para deixar as pessoas em alerta, devem ser utilizadas no banheiro, cozinha, garagem e escritório.

Já os locais que exigem maior aconchego e conforto, é indicado usar a luz mais amarela, que induzem as pessoas a relaxar. Por isso, indicamos você usar em quartos, salas de tv e sala de estar.

 

Não prestar atenção na emissão de calor

Cada lâmpada precisa ser checada quanto a emissão de calor. As que emitem calor em excesso, além de deixar o ambiente desconfortável, acabam consumindo mais energia. Na hora de escolher lâmpadas, sempre analise se um de seus diferenciais é a emissão de calor. As lâmpadas LED são as que menos geram calor.

 

Usar luminárias pendentes em locais de passagem

Esse erro também é comum. As luminárias pendentes são muito procuradas no momento e não é para menos, são realmente modernas e ficam muito bem na decoração como um todo.

Porém a falta de experiência faz com que muitas pessoas instalem as luminárias pendentes em locais de passagem. É preciso lembrar que existem pessoas altas. Esse tipo de luminária deve ser usado, principalmente, para iluminar bancadas, mesas de escritório, recepções, mesa de jantar ou algum objeto específico.

 

Alguns conceitos citados aqui, como cor da luz (temperatura de cor) serão detalhados nos próximos posts. Então fique ligado(a) acompanhe nosso blog.

 

Novo endereço da Aladin Iluminação

Novo endereço da Aladin Iluminação

Nono endereço da Aladin Iluminação

Fábrica de postes galvanizados

Fábrica de postes galvanizados

Produza postes galvanizados com qualidade e resistência. Conheça a solução Fábrica de Postes Galvanizados.

Galvanização a fogo ou galvanização eletrolítica?

Galvanização a fogo ou galvanização eletrolítica?

Muito clientes tem dúvidas ao escolher o tipo de galvanização correto para seus postes de iluminação. Conheça os processos saiba como escolher o melhor para as suas necessidades.

IRC - Índice de Reprodução de Cores

IRC - Índice de Reprodução de Cores

Saiba o que é e quando você precisa levar isso em consideração na hora de escolher a iluminação, sem errar.

Dicas para iluminação de condomínio

Dicas para iluminação de condomínio

Conheça dicas valiosas para escolher a iluminação certa para espaço do condomínio

Renovação na Iluminação. Retrofit.

Renovação na Iluminação. Retrofit.

O retrofit promove mudanças que modernizam, de modo prático, simples e comprovadamente eficientes.

Orçamento pelo WhatsApp

Esse site utiliza cookies para possibilitar a individualização de sua navegação, com filtro de suas preferências para aprimorar anúncios direcionados a você, inclusive com nossos parceiros das redes sociais. Ao aceitar cookies você concorda com nossa Política de Privacidade.