Fabricação de postes e luminarias tradicionais ou com sistema led.

contato@aladiniluminacao.com.br

Como funciona a galvanização a fogo conforme norma NBR 6323?

As condições da atmosfera podem deteriorar o aço e o ferro rapidamente. Todo produto, poste de iluminação, por exemplo, que é feito desses materiais e exposto ao ambiente está sujeito a fatores como ar, umidade e poluição.

Para evitar a corrosão do aço ou do ferro, as empresas aplicam um processo chamado de galvanização a fogo na fabricação de seus artigos. Esse trabalho consiste, basicamente, em revestir as estruturas de aço com zinco por meio de imersão a quente.

zinco é um dos metais mais abundantes e consumidos no planeta. Suas propriedades corrosivas servem como uma barreira que protege e prolonga a vida do aço, adiando a formação de óxido de ferro em sua superfície.

Além de tornar o material mais durável, a galvanização a fogo traz economias em relação à aplicação e manutenção. Antes de receber o zinco, o produto é preparado dentro de um processo dividido em etapas:

1. Desengraxe - Com solução desengraxante alcalina ou ácida;

2. Enxágue - Eliminação de possíveis resíduos;

3. Decapagem - Imersão em ácido hidroclorídrico à temperatura ambiente;

4. Enxágue - Eliminação de possíveis resíduos;

5. Fluxagem - Imersão em solução de fluxo composta de cloreto de amônia e zinco;

6. Secagem;

7. Zincagem - Imersão em zinco fundido a uma temperatura de 450ºC;

8. Resfriamento.

 

Performance e durabilidade

 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) instituiu a norma NBR 6323, que especifica a galvanização por imersão a quente. Esse documento define questões como espessura e peso do revestimento.

A determinação básica é de que o revestimento seja aplicado de maneira uniforme, sendo que sua espessura depende também da espessura do aço a ser galvanizado.

Em casos raros, existe a necessidade de um revestimento mais espesso. Para essas aplicações, é importante estar atendo à categoria de corrosividade do ambiente e à taxa média anual de corrosão, tanto do zinco quanto do aço.

Dependendo do nível de agressividade do ambiente ao qual o produto será exposto (alta temperatura, contato com produtos químicos, água fria ou quente), a espessura do revestimento varia. Essa análise é importante para garantir a performance e a durabilidade do material.

Cumprir a norma ABNT NBR 6323, significa dizer que o produto obedece a um padrão de qualidade. Nesse documento estão contidas todas as orientações para que a superfície do aço seja coberta com uma espessura-padrão de revestimento.

As vantagens da galvanização não são apenas a longevidade e o custo-benefício. Depois que o produto é resfriado, ele adquire uma aparência brilhante: o acabamento uniformiza a superfície da estrutura.

Outro aspecto que não pode passar despercebido é o caráter sustentável da galvanização a fogo. Além de garantir que as estruturas durem mais tempo, ela reduz o consumo de energia nas fabricações.

Sabendo que os gastos com corrosão são extremamente elevados, é possível dizer que a galvanização é uma solução sustentável, com baixas emissões de poluentes e que permite o reaproveitamento de todos os resíduos gerados no processo.

Atualmente, as boas empresas estão valorizando práticas que respeitem a natureza. A indústria de galvanização é um exemplo claro de comprometimento com o meio ambiente e com a sociedade.

A Aladin Iluminação é uma empresa especializada na fabricação de postes e luminárias, com experiência de quase 15 anos no mercado.

Garantimos qualidade na galvanização e contamos com peças em estoque para pronta-entrega. Acesse o nosso site para conhecer os produtos e entre em contato.

 

Poste de iluminação pública: Conheça os modelos que mais valorizam o espaço

É provável que você saiba que existem diversos modelos de postes de iluminação pública, mas será que sabe escolher o ideal, considerando o espaço? Se deseja conhecer algumas dicas nesse sentido, acesse o link a seguir!

Precisando de suporte para luminária pública em topo de poste, conheça os modelos da aladin iluminação

Quem está investindo em iluminação necessita de um produto de qualidade. E quando se trata das luminárias públicas, que são essenciais nos centros urbanos, é fundamental considerar que os postes precisam ser feitos de materiais resistentes e isso, é claro, também inclui os suportes localizados em seus topos. Mas, afinal, onde encontrar produtos confiáveis e que farão a diferença em sua obra?

Quais as vantagens dos postes com rebatedores?

O rebatedor, também conhecido como refletor, cumpre o papel de direcionar a luz, espalhando-a de maneira uniforme por todo o espaço desejado. Assim, locais geralmente de sombra recebem mais luz e locais muito iluminados recebem menos luz.

Quais as vantagens de postes com spots LEDs direcionáveis?

Os spots de LED têm sido utilizados como alternativa para as formas mais usuais. Eles se diferem por serem de um material que tem o perfil inerente de transformar energia em luz elétrica de forma hábil, ao contrário das lâmpadas dicroicas tradicionais, que utilizam de métodos menos eficazes. Descubra neste artigo, as principais vantagens de investir em postes com spots de LED direcionáveis.

Altura Ideal do Poste Para Iluminar Quadras Esportivas

uem não gosta de praticar esportes? Além de ser uma ótima forma de praticar exercício e manter a saúde em dia, ainda permite confraternizar com os amigos e se divertir bastante, aliviando a pressão e o estresse do dia a dia. Mas é preciso enxergar e ter muita segurança no momento de praticar o esporte. Por isso, confira a altura do poste ideal para iluminar as quadras esportivas.

Conheça os modelos de refletores ideais para campo society

Além de precisar se adequar as normas técnicas e realizar a aprovação nos órgãos administrativos e do meio ambiente, deve se analisar quais as matérias-primas que serão utilizadas, principalmente em relação ao gramado que será utilizado e a iluminação, esse último fator, muito importante para o bom desempenho no campo e para a qualidade do jogo. Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre a im

Orçamento pelo WhatsApp