Fabricação de postes e luminarias tradicionais ou com sistema led.

contato@aladiniluminacao.com.br

Como escolher refletores para quadra poliesportiva?

foto de Como escolher refletores para quadra poliesportiva?

Na hora de fazer o planejamento para a construção de espaços de lazer em prédios ou de um ambiente voltado para a prática de exercícios em escolas, é preciso ter diversos cuidados. Dentre eles, o tipo de piso, durabilidade do material e até o tamanho da quadra. Porém, é importante não se esquecer de ficar atento ao melhor tipo de refletores para quadra poliesportiva.

Lembre-se de que o projeto quer atingir a públicos de diferentes idades e que farão uso do espaço também durante a noite. Por isso, é preciso oferecer a iluminação adequada e que esteja de acordo com a BR 8995-1 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Isso é ainda mais importante para quando o projeto for para espaços de treinamento de profissionais. Veja dicas e faça a melhor escolha.

 

Ofuscamento dos refletores para quadra poliesportiva

 

Sabe quando você olha para a luz e parece que ficou cego, não consegue enxergar direito? Esse é o ofuscamento e faz parte da análise da melhor iluminação de uma quadra esportiva.

Esse ofuscamento causa desconforto e, por isso, nesse ambiente, a iluminação deve ter o índice de ofuscamento unificado de 22.

Para compreender como isso é importante, pense em um jogador de vôlei, que vai receber um saque. Ele precisa ver o direcionamento da bola em fração de segundos. Se ao olhar para cima os refletores para quadra poliesportiva causarem desconforto, o atleta não conseguirá enxergar bem.

 

Reprodução de cor

 

As lâmpadas de Led são ótimas opções. Além de duráveis, a maioria delas consegue atender aos índices de reprodução de cor mínimo para esse espaço, que é de 80%.

Antes de fazer a escolha, fique atento para ver se o refletor escolhido permite o uso desse tipo de lâmpada e mantém bons índices de reprodução de cor.

 

Temperatura da cor

 

É preciso também verificar se o tipo de refletor escolhido permite uma iluminação branca fria. O ideal é que a temperatura seja de 6.500 Kelvin (K).

Embora essas informações sejam disponibilizadas na lâmpada, é necessário observar se o refletor conseguirá manter o índice.

Iluminância: quantidade de luz que chega à superfície

No plano horizontal, é necessário que chegue em torno de 300 lx de iluminação, quando for uma quadra poliesportiva. Se ela for voltada a apenas um tipo de esporte, pode haver uma variação.

 

Dicas de números de refletores de quadra poliesportiva

 

Poliesportiva de 28x14m: o ideal é ter 12 refletores distribuídos em quatro postes, com 9 metros de altura cada. Eles devem estar a 7 metros de distância do eixo longitudinal da quadra e a 3 metros do limite externo. Uma boa escolha é optar por refletores de 400W. Caso não seja possível, você pode aumentar para seis em cada poste e usar o de 200W;

Futebol society: essa quadra é um pouco maior e tem em torno de 45x25m. Por isso, deve receber seis postes com a mesma quantidade de refletores da anterior. Três de 400W em cada ou seis de 200W;

Quadra de tênis: assim como as demais, é preciso disponibilizar três refletores de 400W ou seis de 200W em cada poste. Como as quadras são de 24x11m, quatro postes são suficientes para a iluminação adequada.

Nós temos os melhores produtos para iluminação de quadra poliesportiva. Entre em contato pelo e-mail contato@aladiniluminacao.com.br e faça um orçamento.

 

Como escolher a luminária ideal para sala de espera em consultório médico ou odontológico?

Você sabia que uma sala de espera aconchegante e agradável aumenta o nível de satisfação dos clientes com o serviço? É o que indicam algumas pesquisas voltadas para a área de decoração e arquitetura. Não tem segredo: a sala de espera é o local onde os clientes vão passar algum tempo antes de serem atendidos. Se for um local desconfortável, escuro e desorganizado, a primeira impressão dele será ne

Iluminação x Produtividade: entenda essa relação em ambientes de trabalho

A produtividade da empresa não anda tão bem? Os funcionários parecem pouco motivados para o trabalho no dia a dia? Saiba que a solução pode estar onde você menos imagina – na iluminação!

Conheça as vantagens da luminárias públicas com sensor fotocélula

Sensor fotocélula, também conhecido como relé fotoelétrico, é a tecnologia da iluminação inteligente: ela mede a luz do ambiente, detectando se ele está muito ou pouco iluminado, e apaga ou acende as lâmpadas às quais está acoplado. Para postes de iluminação pública, isso quer dizer ligar as lâmpadas ao pôr-do-Sol e desligá-las ao amanhecer, o que gera uma ótima economia de energia. Neste texto,

Quais as luminárias mais indicadas para local de trabalho?

A iluminação pode fazer uma incrível diferença em qualquer ambiente, principalmente no local de trabalho, pois tem a capacidade de torná-lo mais funcional, dinâmico e faz parte da decoração como um todo.

Quais as melhores luminárias para projeto luminotécnico hospitalar?

Os hospitais e centros de saúde são ambientes que requerem o máximo de cuidado e atenção em todos os aspectos. Afinal, estamos falando de um espaço destinado à saúde de pessoas enfermas ou em processo de recuperação. Dessa forma, todos os elementos à sua volta devem proporcionar bem-estar não somente a elas, mas também aos profissionais responsáveis pelo caso (médicos e enfermeiros) e seus acompan

Confira 6 dicas incríveis para uma boa iluminação de quarto de hotel

Quando o assunto é iluminação de quartos de hotel, todo cuidado é pouco. Os estabelecimentos são especializados em receber e servir pessoas com perfis diversos, com diferentes preferências e ocupações, e devem buscar agradar a todos. E para isso, a chave é ter opções de iluminação! Em uma mesma estadia, um hóspede pode estudar, ler, namorar, dormir, ver um filme... E cada uma dessas atividades ex

Orçamento pelo WhatsApp