Fabricação de postes e luminarias tradicionais ou com sistema led.

contato@aladiniluminacao.com.br

Como escolher refletores para quadra poliesportiva?

foto de Como escolher refletores para quadra poliesportiva?

Na hora de fazer o planejamento para a construção de espaços de lazer em prédios ou de um ambiente voltado para a prática de exercícios em escolas, é preciso ter diversos cuidados. Dentre eles, o tipo de piso, durabilidade do material e até o tamanho da quadra. Porém, é importante não se esquecer de ficar atento ao melhor tipo de refletores para quadra poliesportiva.

Lembre-se de que o projeto quer atingir a públicos de diferentes idades e que farão uso do espaço também durante a noite. Por isso, é preciso oferecer a iluminação adequada e que esteja de acordo com a BR 8995-1 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Isso é ainda mais importante para quando o projeto for para espaços de treinamento de profissionais. Veja dicas e faça a melhor escolha.

 

Ofuscamento dos refletores para quadra poliesportiva

 

Sabe quando você olha para a luz e parece que ficou cego, não consegue enxergar direito? Esse é o ofuscamento e faz parte da análise da melhor iluminação de uma quadra esportiva.

Esse ofuscamento causa desconforto e, por isso, nesse ambiente, a iluminação deve ter o índice de ofuscamento unificado de 22.

Para compreender como isso é importante, pense em um jogador de vôlei, que vai receber um saque. Ele precisa ver o direcionamento da bola em fração de segundos. Se ao olhar para cima os refletores para quadra poliesportiva causarem desconforto, o atleta não conseguirá enxergar bem.

 

Reprodução de cor

 

As lâmpadas de Led são ótimas opções. Além de duráveis, a maioria delas consegue atender aos índices de reprodução de cor mínimo para esse espaço, que é de 80%.

Antes de fazer a escolha, fique atento para ver se o refletor escolhido permite o uso desse tipo de lâmpada e mantém bons índices de reprodução de cor.

 

Temperatura da cor

 

É preciso também verificar se o tipo de refletor escolhido permite uma iluminação branca fria. O ideal é que a temperatura seja de 6.500 Kelvin (K).

Embora essas informações sejam disponibilizadas na lâmpada, é necessário observar se o refletor conseguirá manter o índice.

Iluminância: quantidade de luz que chega à superfície

No plano horizontal, é necessário que chegue em torno de 300 lx de iluminação, quando for uma quadra poliesportiva. Se ela for voltada a apenas um tipo de esporte, pode haver uma variação.

 

Dicas de números de refletores de quadra poliesportiva

 

Poliesportiva de 28x14m: o ideal é ter 12 refletores distribuídos em quatro postes, com 9 metros de altura cada. Eles devem estar a 7 metros de distância do eixo longitudinal da quadra e a 3 metros do limite externo. Uma boa escolha é optar por refletores de 400W. Caso não seja possível, você pode aumentar para seis em cada poste e usar o de 200W;

Futebol society: essa quadra é um pouco maior e tem em torno de 45x25m. Por isso, deve receber seis postes com a mesma quantidade de refletores da anterior. Três de 400W em cada ou seis de 200W;

Quadra de tênis: assim como as demais, é preciso disponibilizar três refletores de 400W ou seis de 200W em cada poste. Como as quadras são de 24x11m, quatro postes são suficientes para a iluminação adequada.

Nós temos os melhores produtos para iluminação de quadra poliesportiva. Entre em contato pelo e-mail contato@aladiniluminacao.com.br e faça um orçamento.

 

Conheça os postes contemporâneos da fábrica de postes Aladin iluminação

Os postes e luminárias são uma maneira simples e moderna de iluminar o ambiente e, ao mesmo tempo, dar um toque de personalidade na decoração! Por isso, convidamos você a nos acompanhar por um tour pelo catálogo de postes e balizadores da Aladin Iluminação, onde vamos mostrar algumas de nossas peças e dar dicas de como utilizá-las na composição do seu projeto!

Luminária de teto: Saiba como usar em um projeto arquitetônico

A iluminação é parte essencial de um ambiente, como muita gente já sabe. Ela pode estar presente de diversas maneiras, sendo que o modelo ideal varia de caso a caso. Contudo, uma das melhores fontes de luz é a luminária de teto. Neste texto falaremos como usar o item em um projeto arquitetônico.

Lâmpadas para iluminação pública: conheça os principais tipos

A iluminação das ruas por eletricidade trouxe uma sensação de segurança e bem-estar às cidades, vilas e aldeias por mais de 140 anos. Os primeiros postes de luz elétricos do Brasil começaram a aparecer em 1883 na cidade de Campos, no Rio de Janeiro, em virtude da presença de uma usina termelétrica. Em 1930, o Brasil possuía apenas algumas centenas de postes com iluminação pública elétrica nas maio

O papel da lâmpada LED na inovação da iluminação pública

Nos últimos anos mais e mais lâmpadas tradicionais foram substituídas por lâmpadas de LED. Não apenas para luzes internas — lâmpadas tubulares, lâmpada de bulbo, painéis luminosos, etc. —, mas também para luzes externas, como lâmpadas de postes de rua de LED de alta qualidade, luzes de emergência, refletores, entre outros. Características como tamanho reduzido, baixo consumo de energia, longa vid

Planejamento de iluminação pública

Um dos primeiros projetos de iluminação pública, se é que podemos aplicar essas palavras no contexto do Século 10, foi implementado em Córdoba, na Espanha, cerca de mil anos atrás. Naquela época, lâmpadas de rua eram acionadas com combustíveis fósseis e, a cada noite, funcionários especiais circulavam pela cidade e acendiam essas lâmpadas. Desde então, muitas coisas mudaram. Lâmpadas a gás foram

Por que é tão importante os locais públicos serem bem iluminados?

As cidades são o principal palco da sociedade contemporânea. No Brasil, 84% da população vive exatamente nelas, de acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste contexto, há um fator determinante para que a população possa tirar proveito dos espaços públicos oferecidos pelas cidades: a iluminação. Não à toa, muitas vezes a iluminação públic