Como escolher postes de iluminação

Como escolher postes de iluminação

A maneira mais consagrada e eficiente de iluminar uma área externa é usando postes de iluminação. Isso porque os postes de iluminação ocupam pouco espaço e iluminam uma grande superfície consumindo pouca energia.

Mas existem muitas opções de escolha de postes que podem deixar dúvidas sobre qual o poste ideal para cada aplicação. A Aladin Iluminação fabrica postes de iluminação há cerca de 20 anos e vai te ajudar a esclarecer quais os postes de iluminação ideal para a sua necessidade.
Basicamente são 4 questões que envolvem a escolha correta de um poste de iluminação.
- Revestimento de proteção
- Tecnologia de iluminação
- Altura do poste e potência das luminárias
- Tipos de fixação


Vamos abordar cada uma delas para que você possa escolher de maneira fácil e rápida cada um deles.


1) Revestimento de proteção

Essa questão está diretamente relacionada a proteção contra corrosão do metal que o poste é fabricado. Postes menores, como por exemplo mini postes balizadores ou postes decorativos, podem ser fabricados em alumínio. O uso desse material resolve a questão da ferrugem, entretanto para postes maiores, acima de 3 metros, o uso do alumínio não é indicado, por questão de resisitência do material e custos.
Postes maiores são fabricados com tubos de aço, por que são mais resistentes e baratos que o alumínio, entretanto o aço enferruja quando exposto ao tempo. A solução para isso é utilizar processos de revestimento que protegem o aço contra corrosão, garantindo sua vida útil e a segurança estrutural do poste. Existem 2 processos de galvanização que evitam que os postes enferrugem. Galvanização eletrolítica e Galvanização a fogo.

 

A GALVANIZAÇÃO ELETROLÍTICA é aplicada na parte externa do poste e fornece uma proteção suficiente para postes flangeados (vamos explicar isso mais adiante) e que não serão expostos a maresia, ambiente com atmosfera salina como áreas litorâneas, aceleram muito o processo de oxidação do metal.
Para postes engastados, que utilizam fixação parcialmente enterrada no solo, ou que serão instalados em regiões litorâneas, deve ser utilizada GALVANIZAÇÃO A FOGO (aplicada por imersão a quente) esse tipos de galvanização potege o poste por dentro e por fora e fornece proteção eficiente contra corrosão durante muitos anos, mesmo em condições severas de exposição a elementos oxidantes, como maresia e humidade do solo.

 

2) Tecnologia de iluminação

Use sempre LED, tecnologias obsoletas como lâmpadas de vapor metálico e halógenas, desperdiçam mutia energia porque convertem a maior parte da energia elétrica em calor e uma porção menor em luz. As lâmpadas e luminárias LED são mais eficientes por convertem a maior parte da energia elétrica em luz. Além disso a tecnologia LED proporciona mais durabilidade.

 

3) Altura do poste e potência das luminárias

Usamos uma regra básica, que no nosso dia a dia, tem se confirmado tão simples como confiável.
Postes com altura até:
- 5 metros: 50W
- 5 a 8 metros: 100W ou 150W
- Acima de 8 metros: 200W
Também é possível combinar 2 ou mais luminárias em cada poste para aumentar, tanto a potência da iluminação, para clarear mais, quanto ampliar a área de iluminação do poste.

 

4) Tipo de fixação

ENGASTADO: também pode ser chamado de enterrado. Nesse modelo de fixação uma parte de poste fica dentro do solo. É preciso fazer um buraco no chão, que normalmente é de terra ou areia. Para cada altura de poste existe uma medida correta para a parte do poste que será enterrada (engastada), isso é determinado pela norma ABNT NBR 14744:2001. Para que o poste fique com altura deseja pelo cliente, o poste é fabricado com sua altura útil e acrescentado a altura de engastamento, para que, ao enterrrar o poste ele fique com a altura correta.
Uma informação importante é que para os postes engastados é recomendado o revestimento anticorrosão de galvanização a fogo por imersão. Isso é necessário porque o poste vai ficar enterrado e sua parte interna ficará sujeita a ação corrosiva da umidade do solo. Os postes galvanizados a fogo são imersos em 7 banhos sequenciais de produtos quimicos especiais,  esse revestimento é aplicado por fora e por dentro do tubo que contitui o poste e cada pedacinho e cantinho do poste vai ficar protegido da ferrugem por muitos anos.

FLANGREADO: também pode ser chamado de poste com base. Neste modelo de fixação o poste é fabricadocom uma base estrutural. Essa base tem furos especiais para permitir que o poste seja chumbado no solo. Para postes até 3 metros de altura a fixação é feita diretamente no piso, de concreto ou asfalto. Para poste com mais de 3 metros de altura há a necessidade de fazer uma caixa de concreto para sustentar adequadamento o poste. As medidas e a espessura do materail da base é proporcinal a altura do poste e da quantidade de luminárias que ele vai suportar. Essas dimensões também são determinadas na norma ABNT NBR 14744:2001, cujas especificações seguimos a risca.


Agora que você já sabe mais sobre como escolher postes de iluminação corretamente, escolha o modelo de e o tipo de fixação que atende às suas necessidades. Caso tenha ficado alguma dúvida entre em contato conosco.

 

  Ficou interessado (a)? Então entre em contato com um dos nossos consultores especialistas em iluminação para adquirir iluminação de destaque de produtos que vão valorizá-los e aumetar os resultados de vendas.

 


 

 

 

O que é perfil de led e como usar perfil de LED corretamente

O que é perfil de led e como usar perfil de LED corretamente

O perfil de led é um tipo de iluminação moderna e versátil que têm sido muito utilizadas por arquitetos e decoradores porque além de ter muitas possibilidades de utilização, deixam o ambiente mais atraente.

Perfil LED uma opção sofisticada

Perfil LED uma opção sofisticada

Para iluminar um ambiente com estilo e personalidade, é possível ir muito além das luminárias e dos lustres tradicionais.

Guia de iluminação externa para condomínio

Guia de iluminação externa para condomínio

Para iluminar um condomínio residencial ou comercial de maneira adequada e bem sucedida é preciso conhecer os tipos de iluminação para áreas externas que podem beneficiar os usuário nas questões de segurança e estéticas e ao mesmo tempo proporcionar economia de energia e baixa manutenção.

Que tipo de poste de iluminação escolher

Que tipo de poste de iluminação escolher

Iluminação externa é um mercado que tem crescido bastante nos últimos anos, seja na para aplicações residenciais, comerciais ou industriais.

Qual a luminosidade ideal para cada ambiente?

Qual a luminosidade ideal para cada ambiente?

Descubra qual a claridade indicada para cada ambiente residencial , comercial ou industrial

4 dicas para iluminação de escritório

4 dicas para iluminação de escritório

Conheça 4 dicas que vão tornar escritórios mais adequados, produtivos e agradáveis com o uso correto da iluminação.

Orçamento pelo WhatsApp