Aqui na Aladin Iluminação atendemos diariamente diversos clientes com dúvidas sobre como iluminar corretamente um jardim externo ou uma área comum de um condomínio, então reunimos aqui as perguntas mais frequentes e transformamos em 5 dicas simples e úteis para você fazer bonito na iluminação externa utilizando corretamente o balizador de jardim.
Conheça as 5 dicas valiosas de especialistas em iluminação sobre como iluminar um jardim ou área externa de condomínio, praça, parque, clube, hotel, etc.
O poste balizador de jardim tem 2 funções principais:
O poste balizador de jardim também são conhecidos como minipostes, porque sua característica mais marcante é sua baixa altura, e não é por acaso. Posicionar as fontes de luz abaixo do campo de visão das pessoas evita o ofuscamento torna paisagem mais aconchegante. Eesse é um dos segredos que muito especialistas em iluminação não contam, mas nós compartilhamos com você.
Ao planejar a iluminação de um ambiente externo, seja um jardim, área comum de um condomínio, área de lazer de um hotel, ou qualquer outro espaço que tenha caminhos para as pessoas circularem e paisagismo para destacar, é preciso levar em consideração 3 questões:
Os balizadores são muito úteis para o item 1 (segurança dos moradores e usuários) apesar de que também são utilizados nas outras 2 opções, a principal função dos postes balizadores é demarcar os caminhos, escadas, pontos de atenção, degraus e qualquer outro possível obstáculo que possam provocar quedas ou acidentes.
O balizador de jrdim também é utilizados para demarcar áreas de circulação de veículos. Isso pode parecer óbvio, mas imagine situações mais extremas como um dia de chuva forte a noite. A presença de iluminação de orientação que os postes balizadores proporcionam podem fazer toda diferença em relação à segurança.
Enfim, posicione os postes balizadores ao longo dos caminhos, próximos a escadas, desníveis, aclives e todo e qualquer elemento que possa oferecer algum risco às pessoas e por outro lado posicione também próximo a canteiros, arbustos, floreiras e qualquer outro elemento que, se iluminado vai valorizar o ambiente.
Podemos dividir os balizadores em 2 tipos:
Exemplos
BL 201 |
BL 205 |
BL 206 |
BL 211 |
BL 250 |
BL 251 |
BL 252 |
BL 253 |
Essa questão depende do risco que a área pode oferecer, quanto maior o risco mais próximos eles devem estar uns dos outros. Outro fator a ser considerado é a quantidade de objetos a serem destacados, quanto mais elementos de paisagismo e arquitetura houver mais próximos os balizadores podem estar. A distância mínima deve ser maior que o alcance entre os balizadores, pois não é recomendado que seus fachos de luz se sobreponham. O ideal é que haja um espaço de pelo menos 3 metros entre os balizadores, assim se formará um jogo de luz e sombra que vai tornar o ambiente visualmente agradável.
A baixa altura, alcance reduzido dos balizadores criam ambientes agradáveis e proporcionam mais segurança e acolhimento às pessoas que utilizam o espaço onde eles estão instalados, para essas funções os postes balizadores são perfeitos, mas em algumas situações eles podem não ser os mais indicados.
Para iluminação de árvores, paredes, colunas e outros elementos de proporções maiores os refletores podem ser utilizados com êxito, pois tem mais potência e podem ser ajustados de pois de instalados.
Para iluminar corretamente muros e paredes mais altas, as arandelas (luminárias de parede) são uma opção mais adequada pois geram iluminação decorativa assertiva.
Ainda há os spots de embutir no solo que iluminam, mas ficam totalmente embutidos.
Se você quer saber mais sobre postes balizadores, suas aplicações e outros detalhes entre em contato com um dos nossos consultores especialistas em iluminação, eles estão sempre prontos para te ajudar na escolha certa para seu projeto.
Produza postes galvanizados com qualidade e resistência. Conheça a solução Fábrica de Postes Galvanizados.
Muito clientes tem dúvidas ao escolher o tipo de galvanização correto para seus postes de iluminação. Conheça os processos saiba como escolher o melhor para as suas necessidades.
Saiba o que é e quando você precisa levar isso em consideração na hora de escolher a iluminação, sem errar.
Conheça dicas valiosas para escolher a iluminação certa para espaço do condomínio
O retrofit promove mudanças que modernizam, de modo prático, simples e comprovadamente eficientes.