Como escolher Poste Balizador?

Como escolher Poste Balizador?

Aqui na Aladin Iluminação atendemos diariamente diversos clientes com dúvidas sobre como iluminar corretamente um jardim externo ou uma área comum de um condomínio, então reunimos aqui as perguntas mais frequentes e transformamos em 5 dicas simples e úteis para você fazer bonito na iluminação externa.

Conheça as 5 dicas valiosas de especialistas em iluminação sobre como iluminar um jardim externo ou área externa de condomínio, praça, parque, clube, hotel, etc.

 

 

O que é, e para que serve um poste balizador?

Os postes balizadores tem 2 funções principais:

  1. Guiar a circulação de pessoas e veículos
  2. Valorizar o espaço destacando seu pontos positivos e ocultando os pontos negativos

O postes balizadores também são conhecidos como minipostes, porque sua característica mais marcante é sua baixa altura, e não é por acaso. Posicionar as fontes de luz abaixo do campo de visão das pessoas tem suas vantagens e esse é um dos segredos que muito especialistas em iluminação não contam, mas nós vamos compartilhar com você.

 

 

Onde posicionar os postes balizadores?

Ao planejar a iluminação de um ambiente externo, seja um jardim, área comum de um condomínio, área de lazer de um hotel, ou qualquer outro espaço que tenha caminhos para as pessoas circularem e paisagismo para destacar, é preciso levar em consideração 3 questões:

  1. Segurança dos moradores/usuários
  2. Objetos a serem destacados (paisagismo/arquitetura)
  3. Segurança do perímetro

Os balizadores são muito úteis para o item 1, segurança dos moradores e usuários, apesar de também serem utilizados nas outras 2 opções, a principal função dos postes balizadores é demarcar os caminhos, escadas, pontos de atenção, degraus e qualquer outro possível obstáculo que possam provocar quedas ou acidentes. Também são utilizados para demarcar áreas de circulação de veículos. Isso pode parecer óbvio, mas imagine situações mais extremas como um dia de chuva forte a noite. A presença de iluminação de orientação que os postes balizadores proporcionam podem fazer toda diferença em relação à segurança.

Enfim, posicione os postes balizadores ao longo dos caminhos, próximos a escadas, desníveis, aclives e todo e qualquer elemento que possa oferecer algum risco às pessoas e por outro lado posicione também próximo a canteiros, arbustos, floreiras e qualquer outro elemento que, se iluminado vai valorizar o ambiente.

 

 

Quais são os tipos de postes balizadores?

Podemos dividir os balizadores em 2 tipos:

  1. Direcionais: têm a luz concentrada com o foco dirigido em uma ou mais direções
  2. Multidirecionais: emitem luz em todas as direções

Exemplos

Direcionais:

BL 201

BL 205

BL 206

BL 211

 

 

Multidirecionais:

BL 250

BL 251

BL 252

BL 253

 

Qual a distância entre postes balizadores?

Essa questão depende do risco que a área pode oferecer, quanto maior o risco mais próximos eles devem estar uns dos outros. Outro fator a ser considerado é a quantidade de objetos a serem destacados, quanto mais elementos de paisagismo e arquitetura houver mais próximos os balizadores podem estar. A distância mínima deve ser maior que o alcance entre os balizadores, pois não é recomendado que seus fachos de luz se sobreponham. O ideal é que haja um espaço de pelo menos 3 metros entre os balizadores, assim se formará um jogo de luz e sombra que vai tornar o ambiente visualmente agradável.

 

 

Quais as alternativas aos postes balizadores que existem?

A baixa altura, alcance reduzido dos balizadores criam ambientes agradáveis e proporcionam mais segurança e acolhimento às pessoas que utilizam o espaço onde eles estão instalados, para essas funções os postes balizadores são perfeitos, mas em algumas situações eles podem não ser os mais indicados.

Para iluminação de árvores, paredes, colunas e outros elementos de proporções maiores os refletores podem ser utilizados com êxito, pois tem mais potência e podem ser ajustados de pois de instalados.

Para iluminar corretamente muros e paredes mais altas, as arandelas (luminárias de parede) são uma opção mais adequada pois geram iluminação decorativa assertiva.

Ainda há os spots de embutir no solo que iluminam, mas ficam totalmente embutidos.

Se você quer saber mais sobre postes balizadores, suas aplicações e outros detalhes entre em contato com um dos nossos consultores especialistas em iluminação, eles estão sempre prontos para te ajudar na escolha certa para seu projeto.

 

www.aladiniluminacao.com.br

 

 

 

Como iluminar um jardim corretamente

Para iluminar um jardim com sucesso é preciso conhecimento e bom gosto. Veja essas dicas importantes para ter um jardim bem iluminado, seguro, bonito e sem gastar muito, nem ao comprar luminárias e postes, nem na conta de luz e manutenção.

Saiba escolher postes galvanizados a fogo

Existem muitas opções de postes de iluminação para áreas externas. Vamos te mostrar aqui as melhores opções para que você possa fazer a escolha certa, seja para construir ou reformar uma área externa de empreendimento residencial, comercial, público ou empresarial.

Qual a luminária certa para cada ambiente?

Você quer saber como iluminar um ambiente corretamente, mas quer fazer isso sem complicação, então leia este artigo e descubra como.

Como fazer Iluminação externa?

A Iluminação de área externas vai muito além da parte estética. Além de serem muito utilizadas para realçar a arquitetura e o paisagismo durante a noite, têm a função de segurança para o imóvel, moradores e usuários.

Iluminação de condomínios

Se você é síndico ou responsável da administradora de condomínio por comprar iluminação você está lendo o artigo certo.

Tonalidades de luz - como escolher?

Temperatura de cor é coloração da luz que é expressa na unidade de medida Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade da luz.

Orçamento pelo WhatsApp