Altura ideal de poste de iluminação pública?

Altura ideal de poste de iluminação pública? 

 

NOÇÕES GERAIS

Em geral a altura livre de montagem da luminária (altura do poste) poderá ser de seis até doze metros, variando conforme a largura da via e espaçamento de segurança entre os postes (que deverá ser sempre respeitado). A altura do poste deverá ser menor ou igual à largura da via (considerando o acostamento, se o mesmo existir).

A altura livre de montagem é a área útil do poste. A instalação irá variar conforme o modelo do poste e demanda a escavação de um buraco. Fique atento às especificações da prefeitura que regem a área onde se encontra o seu projeto.

Em áreas urbanas desenvolvidas é feita a priorização da distribuição luminosa (por questões de qualidade de vida e segurança dos moradores) em vez do espaçamento, que pode ser reduzido conforme necessidade. O cálculo considera a largura da via, altura de montagem da luminária e, por vezes, a largura do canteiro central. Seu resultado irá sugerir quatro opções de posteação (distribuição dos postes de luz): unilateral, bilateral alternada, bilateral frente a frente ou posteação no canteiro central.

Unilateral Bilateral alternada Bilateral frente a frente Canteiro central

 

 

NOÇÕES ESPECÍFICAS

No estado de São Paulo, a AES Eletropaulo define que o vão básico entre postes (espaçamento) deverá ser, preferencialmente, de 35 metros (de acordo com o NBR-15688 da ABNT) e outros critérios deverão ser considerados: não ultrapassar a copa das árvores (caso necessário pode ser solicitada a poda) e utilizar unidades com comando em grupo na construção ou ampliação da rede de iluminação pública.

Destacamos o trecho encontrado no subitem 7.1.1.1 Condições Gerais (do manual da AES Eletropaulo) em que se lê: “Na elaboração e execução de projetos de iluminação pública, bem como nas instalações de braços em geral, deverão ser consideradas as distâncias livres de segurança entre condutores e equipamentos, as projeções dos braços e luminárias.”.

Consulte as opções de luminárias públicas e postes iluminação pública em nosso site.

 

Após a definição da altura ideal do poste de iluminação é feita a escolha da luminária, que irá variar conforme as especificações deste último item. Cada projeto deverá considerar o percentual de fluxo luminoso (luminância e iluminância) necessário para iluminar a via, calçada e/ou ambos. A norma que regulamenta esse percentual e outros requisitos mínimos para a iluminação de vias públicas é a ABNT NBR 5101.

 

Entre em contato pelos telefones (11) 2219 2505 | 2219 2506 | 2219 2476 ou pelo e-mail contato@aladiniluminacao.com.br para obter mais informações sobre nossos produtos e solicitar o seu orçamento.

 

 

 

 

Comparativo lâmpadas spot

Comparativo lâmpadas spot

Conheça as diferenças entre lâmpadas spot dicroicas, PAR e AR

Tecnologia LED x Vapor Metálico

Tecnologia LED x Vapor Metálico

Benefícios da substituição de lâmpadas de vapor metálico por LED

Iluminação de escritórios

Iluminação de escritórios

Para ter assegurada a produtividade no ambiente de trabalho a iluminação deve ser adequada.

Glossário de iluminação

Glossário de iluminação

Conheça os termos mais usados em iluminação

Iluminação para quadra de tênis

Iluminação para quadra de tênis

Saiba como iluminar corretamente uma quadra de tênis

Iluminação de vias públicas e privadas

Iluminação de vias públicas e privadas

Como distribuir os postes de iluminação de acordo com a largura da rua e avenida

Orçamento pelo WhatsApp

Esse site utiliza cookies para possibilitar a individualização de sua navegação, com filtro de suas preferências para aprimorar anúncios direcionados a você, inclusive com nossos parceiros das redes sociais. Ao aceitar cookies você concorda com nossa Política de Privacidade.