Altura ideal de poste de iluminação pública?

NOÇÕES GERAIS

Em geral a altura livre de montagem da luminária (altura do poste) poderá ser de seis até doze metros, variando conforme a largura da via e espaçamento de segurança entre os postes (que deverá ser sempre respeitado). A altura do poste deverá ser menor ou igual à largura da via (considerando o acostamento, se o mesmo existir).

A altura livre de montagem é a área útil do poste. A instalação irá variar conforme o modelo do poste e demanda a escavação de um buraco. Fique atento às especificações da prefeitura que regem a área onde se encontra o seu projeto.

Em áreas urbanas desenvolvidas é feita a priorização da distribuição luminosa (por questões de qualidade de vida e segurança dos moradores) em vez do espaçamento, que pode ser reduzido conforme necessidade. O cálculo considera a largura da via, altura de montagem da luminária e, por vezes, a largura do canteiro central. Seu resultado irá sugerir quatro opções de posteação (distribuição dos postes de luz): unilateral, bilateral alternada, bilateral frente a frente ou posteação no canteiro central.

NOÇÕES ESPECÍFICAS

No estado de São Paulo, a AES Eletropaulo define que o vão básico entre postes (espaçamento) deverá ser, preferencialmente, de 35 metros (de acordo com o NBR-15688 da ABNT) e outros critérios deverão ser considerados: não ultrapassar a copa das árvores (caso necessário pode ser solicitada a poda) e utilizar unidades com comando em grupo na construção ou ampliação da rede de iluminação pública.

Destacamos o trecho encontrado no subitem 7.1.1.1 Condições Gerais (do manual da AES Eletropaulo) em que se lê: “Na elaboração e execução de projetos de iluminação pública, bem como nas instalações de braços em geral, deverão ser consideradas as distâncias livres de segurança entre condutores e equipamentos, as projeções dos braços e luminárias.”.

Consulte as opções de luminárias públicas e postes iluminação pública em nosso site.

Após a definição da altura ideal do poste de iluminação é feita a escolha da luminária, que irá variar conforme as especificações deste último item. Cada projeto deverá considerar o percentual de fluxo luminoso (luminância e iluminância) necessário para iluminar via, calçada e/ou ambos. A norma que regulamenta esse percentual e outros requisitos mínimos para a iluminação de vias públicas é a ABNT NBR 5101.

Entre em contato pelos telefones (11) 2219 2505 | 2219 2506 | 2219 2476 ou pelo e-mail contato@aladiniluminacao.com.br para obter mais informações sobre nossos produtos e solicitar o seu orçamento.

 

 

 

Qual lâmpada usar? Qual a luminária certa para cada ambiente?

Você quer saber como iluminar um ambiente corretamente, mas quer fazer isso sem complicação, então leia este artigo e descubra como.

Como escolher Poste Balizador?

Perguntas e respostas sobre como escolher Poste Balizador

Como fazer Iluminação externa?

A Iluminação de área externas vai muito além da parte estética. Além de serem muito utilizadas para realçar a arquitetura e o paisagismo durante a noite, têm a função de segurança para o imóvel, moradores e usuários.

Iluminação de condomínios

Se você é síndico ou responsável da administradora de condomínio por comprar iluminação você está lendo o artigo certo.

Tonalidades de luz - como escolher?

Temperatura de cor é coloração da luz que é expressa na unidade de medida Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade da luz.

Qual tipo de LED é melhor? LED COB ou SMD?

Aprenda a escolher os diferentes tipos de LED para sua necessidadeVamos te explicar de maneira simples e prática o que essas siglas querem dizer.

Orçamento pelo WhatsApp