Fabricação de postes e luminarias tradicionais ou com sistema led.

contato@aladiniluminacao.com.br

Afinal, qual a distância indicada entre os postes de iluminação?

foto de Afinal, qual a distância indicada entre os postes de iluminação?

Dentro do processo de planejamento de urbanização de uma determinada região, uma das partes fundamentais está relacionada à iluminação pública. De acordo com o capítulo IV, artigo 30, inciso V da Constituição Federal de 1988, organizar e prestar esse tipo de serviço é responsabilidade dos municípios.

Para isso, o poder municipal realiza uma licitação com empresas concessionárias de energia elétrica a fim de que elas façam a administração de todo o projeto. É importante que o projeto de sistema público de iluminação seja desenvolvido com base em algumas determinações, que envolvem materiais voltados para eficiência na geração de energia (como os postes e as lâmpadas), redução de despesas e atendimento aos requisitos fotométricos mínimos estipulados na Norma Brasileira 5101 (NBR 5101) de 1992.

Todas essas leis e normais devem garantir que o serviço público de iluminação seja eficiente, capaz de oferecer segurança para pedestres e condições de visibilidade para condutores de veículos no período da noite. Além disso, um projeto bem executado é capaz de melhorar a reputação do município e favorecer turismo, comércio e lazer.

Mesmo com a regulamentação, ainda existem dúvidas sobre pontos considerados básicos de um projeto desse tipo. Um exemplo disso é a distância indicada entre os postes de iluminação. Entenda como eles devem ser instalados e quais os parâmetros precisam ser seguidos nesse processo.

 

A distância indicada entre os postes de iluminação

 

A instalação de postes de iluminação em vias públicas precisa seguir algumas determinações para que eles garantam a luminosidade do ambiente de forma eficiente (o máximo de rendimento com o menor número possível de estruturas), segura e que não afete a mobilidade de pedestres nas calçadas ou mesmo interfira nas propriedades.

Por isso, determina-se que o vão médio entre os postes em uma via pública deve ser de 35 metros, sendo que a distância máxima entre as estruturas de iluminação das vias públicas tenha 40 metros entre elas. Já nas áreas comerciais dos municípios, as normas admitem um vão médio menor do que 35 metros, mas que mantenham as especificações de rendimento.

Em casos de vias públicas em curva, como ruas e avenidas, a distância entre postes pode ser menor do que 35 metros a fim de evitar que os cabos condutores passem sobre as propriedades instaladas nelas. Se a instalação for feita em lugares onde já existam árvores, as estruturas devem ser colocadas a, pelo menos, 5 metros de distância das árvores, especialmente se houver um transformador.

Além da distância, é importante que a instalação siga outras especificações. Uma delas está relacionada ao lado da via onde serão colocados. Nesse caso, a recomendação é que a posteação seja feita do lado onde a maioria dos consumidores deve erguer suas propriedades.

Em relação ao lado onde os postes serão instalados, os projetos também precisam levar em consideração a posição do sol poente. Dessa forma, as estruturas devem ser colocadas em função desse posicionamento, a fim de conciliar com o plantio das árvores, que precisa ser feita sempre do lado contrário ao da rede elétrica.

Está procurando soluções para iluminação de vias públicas? Entre em contato conosco pelo telefone (11) 2219-2505 ou envie um e-mail para contato@aladiniluminacao.com.br

 

O que é daN de um poste de iluminação?

Ao escolher os postes usados em seu empreendimento, é importante conhecer todas essas especificações, afinal, é um mobiliário durável que deve estar pronto para suportar intempéries e cumprir a sua tarefa diante das variações temporais.

Tendência de beleza e sofisticação – Conheça os postes com luminárias LEDs integradas!

Muitas vezes menosprezada em relação à área interna, o exterior de uma residência ou estabelecimento comercial também tem seu valor! Por isso, é importante contar com fontes de iluminação que valorizem o ambiente, como os postes com luminárias LEDs integradas!

Como funciona o processo de galvanização a fogo e a eletrolítica?

Passeando por nosso site percebemos que na descrição de muitos produtos consta a expressão “produzido em aço galvanizado”. Mas, afinal, você sabe o que isso significa? Conhece os processos pelos quais o metal passa e as propriedades que adquire? Sabe diferenciar a galvanização a fogo e a eletrolítica? É o que você vai descobrir neste artigo!

Luminária de teto: conheça as finalidades de cada modelo e escolha a ideal

Que a luminária de teto serve para iluminar e até mesmo embelezar o ambiente, disso já sabemos! Mas, você sabia que existem inúmeros tipos de luminárias de teto, cada uma com uma finalidade diferente? Confira!

Orçamento pelo WhatsApp