Alguns efeitos de iluminação

A luz é um dos elementos mais importantes em nossas vidas diárias. A luz ajuda os eventos a ganhar memórias, ilumina o dia ensolarado na praia, aquece um jantar à luz de velas, etc. Estudos científicos têm demonstrado que a iluminação adequada e apropriada afeta o nosso humor diário. Você pode imaginar viver em um mundo sem luz? Ou até mesmo em um mundo com iluminação inapropriada? Como isso afetaria sua vida? Felizmente, temos acesso a grande iluminação, o que significa que temos muitas opções de utilizá-la. 

Diferentes tipos de iluminação para usar

Há quatro tipos básicos de iluminação que podem, e devem ser utilizados para alcançar o melhor projeto de iluminação. São eles:

  1. Iluminação ambiente: enche as áreas indefinidas de um espaço com um nível suave de luz geral, o suficiente para alguém para andar pelo ambiente. 
  1. Iluminação tarefa: ilumina uma área particular onde há uma atividade visual, como leitura. 
  1. Iluminação de realce: acende na medida em que precisa realçar um ponto específico do ambiente. 
  1. Iluminação decorativa: é usada para focar a atenção na obra de arte ou características arquitetônicas, para ajudar a criar um clima ou decorar um espaço. 

Qualquer uma das três categorias anteriores de luz pode vir na forma de iluminação decorativa. A iluminação decorativa chama a atenção para si mesma, e em algum momento pode ser a peça central ou ponto focal de um espaço. É muito importante que você selecione o tipo adequado de iluminação decorativa para criar o ambiente que você deseja. 

Existem regras básicas para usar no planejamento de um projeto de iluminação?

Uma coisa básica, mas, muitas vezes, esquecida na regra de iluminação eficiente é colocar a luz onde você precisa. No entanto, para garantir um atrativo confortável na atmosfera de iluminação, você deve também pensar sobre o equilíbrio de luz. É essencial criar uma propagação eficiente da luz através de cada ambiente e deixá-la fluir sem problemas entre os ambientes.

Em uma sala, a melhor maneira de alcançar este equilíbrio é por meio da camada de fontes de luz. O primeiro passo para o projeto de iluminação é identificar as principais áreas de atividade ou pontos focais da sala. Qualquer ambiente com múltiplos pontos focais será o mais visualmente interessante e equilibrado. Este é o lugar onde a camada mais brilhante de luz deve ser dirigida. A etapa seguinte é uma camada de meio de luz, que fornece interesse em áreas específicas sem prejudicar pontos focais. 

A última camada preenche o fundo. As duas primeiras camadas são fornecidas pela tarefa e/ou iluminação de realce, dependendo do que está sendo iluminado. A iluminação ambiente terceira e de menor nível é geralmente indireta, como aquela fornecida pelas arandelas de parede. Uma vez que as camadas essenciais estão no local, podem ser adicionadas as peças decorativas.

Not enough salary? Then at Betnacional you will earn even more!